O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou um evento na manhã desta quarta-feira (22) para apresentar o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) aos psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
O núcleo tem como objetivo garantir apoio humanizado, informação, orientação jurídica, proteção, acesso à justiça e encaminhamento para atendimento psicossocial e de saúde às vítimas indiretas de crimes violentos, letais e intencionais.
O promotor de Justiça Vinícius Lins, coordenador do Nuavv, explicou que a SMS é a principal parceira, para quem são encaminhados os usuários que necessitam de atenção na saúde mental e psicológica. “Então, esse é um momento importante porque os profissionais de saúde irão conhecer melhor o núcleo, saber que tipo de serviço nós ofertamos, qual o perfil dos usuários que encaminhamos para eles. É um “momento único”, destacou.
Clarisse Boulitreau, analista de psicologia do Nuavv, destacou a importância da divulgação do serviço para a rede. “A ideia é construir esse fluxo e essa circulação e também para eles compreenderem qual é o nosso papel, o que são os direitos da vítima, como é que funciona o Nuavv, como é que as pessoas chegam ao lugar, como é que a gente faz o caminho para a rede”, disse.
Camomila Ferreira, psicóloga da equipe técnica da Coordenação de Saúde Mental da SMS explicou que todo mês há uma tema específico trabalhado com os psicólogos. “Agora decidimos conhecer essa rede montada pelo MPRN que privilegia essa articulação, essa parceria”, concluiu.
O Nuavv atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS), Ordem dos Advogados (OAB/RN), dentre outros órgãos ou instituições públicas.
MPRN