Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
hidrogenio verde
O hidrogênio também possibilita a exportação de energia do Brasil para outros países - Foto: Divulgação

Será apresentado, na segunda-feira, 27 de novembro, às 15h, o Projeto de Lei (PL) que busca estabelecer o Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde. A elaboração do conteúdo do PL teve a participação de pesquisadores da UFRN na área de energias renováveis. A apresentação vai ocorrer no Auditório da Governadoria, localizado no Centro Administrativo do Estado. As inscrições podem ser realizadas, via e-mail, até sexta-feira, 24. As vagas são limitadas, mas são abertas ao público em geral.

O hidrogênio verde é produzido pelo processo de eletrólise da água com uso de energia elétrica renovável, como a eólica ou a solar. Pode ser usado em células a combustível, que produzem eletricidade sem agredir o meio ambiente, e como matéria-prima para sintetizar e obter produtos como aço verde e e-metanol.

Na UFRN, o hidrogênio verde é estudado pelo grupo de pesquisa Inovação de Produtos e Processos para Energias Renováveis (Creation), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT). As pesquisas do grupo revelaram que o Rio Grande do Norte possui uma alta competitividade nas fontes de energias renováveis, tornando o estado o perfeito candidato para a produção de hidrogênio verde.

O hidrogênio também possibilita a exportação de energia do Brasil para outros países. “Para exportar o excedente de energia elétrica de fonte renovável, há necessidade de um meio que armazene essa energia, sendo o hidrogênio verde esse meio”, explica Mario Gonzalez, professor do Departamento de Engenharia de Produção (Dep) e líder do Creation.

Em 2022, o grupo de pesquisa apresentou ao Governo do Rio Grande do Norte diretrizes para estabelecer esse mercado no estado. A partir disso, foi ajustado um convênio entre a UFRN e o Governo para estudar possibilidades da indústria verde no RN. O convênio possibilitou ações para o desenvolvimento desse setor econômico e de uma proposta de marco legal, que o Governo transformou em Projeto de Lei.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube