Para promover ação de solidariedade às comunidades na região seridoense, alunos e professores do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) estão realizando o Natal Solidário. A iniciativa faz parte do programa de extensão Qualistur – Turismo, qualificação profissional e desenvolvimento regional no Seridó potiguar, com arrecadação de brinquedos, doces e alimentos não perecíveis.
Voltado para crianças de até 12 anos de idade, o Natal Solidário tem por objetivo principal promover doações e, também, proporcionar atividades recreativas e educativas destinadas aos residentes das comunidades rurais do Seridó. Neste ano, Macambira e Ludogero foram as comunidades escolhidas do município de Lagoa Nova para serem beneficiadas com a campanha, que acontece no dia 9 de dezembro, das 8h às 16h. Para os que desejam contribuir de alguma forma, as arrecadações são realizadas diretamente nos blocos C e F da Felcs, localizada na cidade de Currais Novos.
Marcelo Taveira, professor da unidade acadêmica e idealizador do Natal Solidário, explica que, a partir da realização de ações do Qualistur junto às comunidades rurais e quilombolas, os docentes e estudantes se deparam com uma realidade de extrema pobreza e desigualdade social no âmbito do Território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco. “Juntamente ao desenvolvimento de atividade de capacitação, estruturação e roteirização turística, decidimos realizar uma atividade de confraternização natalina com essas comunidades, envolvendo diversos atores sociais, incluindo a Felcs”, pontua.
Para o docente, a ação repercute positivamente na autoestima e no bem-estar das pessoas, especialmente das crianças e dos adolescentes, visto que trata-se da execução de uma programação voltada ao sentido do Natal, com confraternização, solidariedade, comunhão e partilha. Marcelo Taveira comenta, além disso, que nesse dia, as comunidades se envolvem na organização dos espaços, nos jogos, nas atividades culturais e na entrega de brinquedos e alimentos.
“Todos nós voltamos motivados, renovados e inspirados depois desse tipo de ação. Iniciamos em 2022 depois de elaborado o Inventário Turístico de 15 cidades da região Seridó e identificamos quais eram as comunidades mais carentes. No ano passado, foram beneficiadas 200 crianças participantes, além de seus responsáveis. A expectativa é de realização de um evento sociocultural inspirado no Natal e organizado por uma corrente solidária de diversos atores sociais”, salienta Marcelo Taveira.
O docente ressalta que, neste ano, haverá a participação de 40 estudantes da Felcs, que atuarão como voluntários e estarão envolvidos na organização direta da ação, além da arrecadação de brinquedos e alimentos. “No Natal Solidário, não são as comunidades as mais beneficiadas com essa ação, somos nós da UFRN, que ganhamos o presente e a oportunidade de participarmos de um dia mágico, festivo e iluminado”, afirma Marcelo Taveira.
Sobre o Qualistur
Atuando desde 2018, o Qualistur busca a implantação e o monitoramento de políticas relacionadas à gestão e ao planejamento turístico na região do Seridó. O programa de extensão busca promover atividades de capacitação e qualificação profissional para segmentos do setor produtivo regional, órgãos públicos, terceiro setor e comunidade em geral, com base nos princípios relacionados ao campo do turismo.
AgoraRN