Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Maceio (AL) 01/12/2023 - Protesto na comunidade de Flexal, em Maceió, que pede a retirada das famílias do local que pode ser afetado com afundamento de uma mina de exploração de sal-gema da Braskem. 


Foto: Cibele Tenório/Agência Brasil
© Cibele Tenório/Agência Brasil

Moradores da região do Flexais, vizinha à área de extração de sal-gema, em Maceió, devem ter as casas vistoriadas para identificar riscos em consequência da mineração pela petroquímica Braskem.

Após uma manifestação nesta sexta-feira (1º), com bloqueio de via, lideranças da área foram recebidas pela prefeitura. Eles querem ser incluídos no programa de realocação e serem indenizados pela Braskem.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a próxima reunião deve ocorrer no dia 11 de dezembro, quando serão definidos os próximos passos.

O líder comunitário Mauricio Sarmento participou da reunião e afirmou que foi positiva. Os moradores aguardam que o pleito por realocação seja atendido, já que a região estaria também em risco eminente.

Apesar de não constar entre as regiões de risco de afundamento pelas autoridades do estado, o Flexais está ilhado socialmente após o deslocamento de cinco bairros vizinhos desde 2019. Só é possível acessá-lo passando pelas regiões agora desertas após a remoção da população.

A Braskem informou que segue o mapa de linhas prioritárias de realocação das famílias, conforme definição da Defesa Civil.

Agência Brasil

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp