O presidente do PSDB em Natal, vereador Klaus Araújo, classificou como “bem interessante” o esboço de plano de governo apresentado pela pré-candidata a prefeita Natália Bonavides (PT).
Klaus Araújo afirmou que o PSDB vai buscar dialogar com todos os pré-candidatos, e nenhuma opção está descartada, diante da hesitação de Paulinho Freire (União Brasil), que é o nome preferencial, em ser candidato.
Klaus e os outros quatro vereadores do PSDB se reuniram com Natália Bonavides na última sexta-feira 15, iniciando o ciclo de conversas com pré-candidatos à Prefeitura do Natal. De acordo com Klaus, a orientação para conversar com todos os pré-candidatos partiu do presidente estadual do partido, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.
A reunião irritou Bruno Giovanni, que disse não ter sido comunicado. Ele anunciou que vai se desfiliar do PSDB.
Segundo Klaus, durante a reunião, os vereadores questionaram Natália sobre temas como transporte público e desenvolvimento urbano.
“Nós perguntamos a Natália: ‘O que você pensa do transporte?’; ‘Qual o seu posicionamento sobre o Plano Diretor de Natal, que nós votamos?’. Bem interessante o plano de governo dela. Ficamos de avaliar.
Na virada do ano, vamos conversar com todos os pré-candidatos (a vereador). Vamos passar um apurado do que conversamos com os pré-candidatos (a prefeito). (…) Nós conversamos de ouvir os pré-candidatos. Vamos ouvir e juntos vamos tomar a decisão. Independente se você gosta de candidato a, b ou c, vamos tomar a decisão em bloco, como partido”, declarou Klaus Araújo, na 98 FM.
O presidente do partido antecipou que, na próxima sexta-feira 22, a conversa será com General Girão (PL). na sequência, a ideia é dialogar com Carlos Eduardo Alves (PSD) e com o nome a ser apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
O presidente do PSDB rebateu também as críticas de Bruno Giovanni, que reclamou de não ter sido consultado antes do encontro dos vereadores tucanos com Natália Bonavides, mesmo sendo pré-candidato a prefeito pelo PSDB. Em declaração em seu programa na 96 FM, BG chegou a afirmou que se sentiu levando uma “rasteira”.
Klaus Araújo reconheceu que houve uma “falha de comunicação” de não ter avisado BG sobre o encontro, mas disse que não vê problema na movimentação do PSDB porque o próprio BG sinalizou recentemente que poderia abrir mão da disputa em nome de um grupo político. A alternativa seria Paulinho Freire, que também tem hesitado em ser candidato.
“Não demos rasteira em BG nem em ninguém. O presidente Ezequiel nos pediu que ouvíssemos os pré-candidatos postos. (…) A partir disso (sinalização de retirada da candidatura de BG), o PSDB não poderia esperar os outros partidos tomassem a decisão pelo PSDB Natal. Inclusive, temos uma chapa pronta (para a Câmara). Nós fomos apenas ouvir os pré-candidatos”, afirmou Klaus, que afirmou que pediu para BG reconsiderar a decisão de sair da sigla.
Klaus Araújo defendeu a legitimidade de o PSDB conversar com os outros pré-candidatos.
“Ouvir os candidatos não quer dizer que vamos fechar. Nosso candidato preferencial é Paulinho Freire. Mas, se Paulinho não for candidato, qual o problema de ouvir? O partido é independente, tem 5 vereadores. Qual o problema de ouvirmos?”, enfatizou.
AgoraRN