A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura do Natal assinaram, na tarde desta quarta-feira, 20, um acordo de cooperação com o objetivo de atuar, colaborativamente, para a formação e manutenção de turmas de alfabetização e educação de pessoas jovens, adultas e idosas. A assinatura foi realizada pelo reitor José Daniel Diniz Melo e pelo prefeito Álvaro Dias, no Palácio Felipe Camarão, que é a sede da gestão municipal.
A secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, destacou a importância da parceria com a UFRN, que amplia uma ação iniciada em 2019, ao formalizar a Rede de Alfabetização e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Reajai).
O reitor Daniel Diniz salientou o aspecto da inclusão que a cooperação propiciará à sociedade, visto que a capacidade de leitura e escrita são necessidades básicas para a participação cidadã da população. “Então, agora é momento de ação: sigamos juntos pelas causas da alfabetização, da educação e da inclusão!”, afirmou o professor.
O prefeito Álvaro Dias lembrou que, atualmente, a cidade ainda tem cerca de 10% de analfabetos. Diante dessa realidade, o programa é um investimento na educação, com o intuito de “tirar a população da escuridão”.
Também estiveram presentes na cerimônia a diretora do Centro de Educação (CE-UFRN), Cynara Ribeiro, e a coordenadora do Projeto Reajai e professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC-UFRN), Fernanda Mayara Sales de Aquino.
Com informações do portal da UFRN
AgoraRN