Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
Ônibus circula em meio à areia que invadiu a Avenida João Medeiros, na Zona Norte de Natal - Foto: José Aldenir/Agora RN
Ônibus circula em meio à areia que invadiu a Avenida João Medeiros, na Zona Norte de Natal - Foto: José Aldenir/Agora RN

Assim como os buracos na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, que permanecem causando transtornos para os moradores da região nas proximidades do colégio Expansivo, a areia que desce para a avenida, oriunda de sete ruas adjacentes, contando da Av. Moema Tinoco da Cunha Lima até a Rua Dr. Amaro Ienaga, também prejudica quem circula e mora na região. Ao chover, a areia das ruas, que não têm nenhum tipo de pavimentação, desce para a avenida, causando um grande acúmulo na via. Em entrevista ao AGORA RN, Luzinete Aguiar, moradora da região, afirmou que a mobilidade das ruas é totalmente comprometida devido a falta de pavimentação.

“A gente não tem condições nem de subir nem de descer com o carro. Aplicativo de carro não entra lá de jeito nenhum”, disse. Luzinete mora na Rua José Inácio Dantas e confirma que quando chove, toda a terra do topo da rua desce, agravando ainda mais a situação. “Nossa, a gente está horrorizado com isso”, falou Luzinete.

Luzinete é natural de Curitiba (PR), mas mora em Natal há quatro anos. Ela relata que quando chegou, as ruas do entorno da Av. João Medeiros já possuíam uma enorme quantidade de buracos e não eram pavimentadas, mas conta que moradores de longa data da localidade relembram que a situação está assim há, pelo menos, 16 anos.

Além de Luzinete, Paula Justino, que trabalha em uma oficina na Av. João Medeiros, compartilhou os impactos vividos pelo acúmulo de areia na avenida. Segundo Paula, a quantidade excessiva de areia na avenida afeta diretamente os comerciantes, pois atrapalha o fluxo de pessoas na área. “São muitas pessoas que desviam para não passar por aqui quando está com essa areia na pista, então a gente acaba perdendo cliente. Além do acesso para as lojas, que também fica interditado quando está com muita areia”, descreveu.

Outro sério problema relatado por Paula são os acidentes que ocorrem na avenida. “Sem falar dos acidentes que sempre ocorrem, né? Quando a chuva é muito forte, ninguém consegue passar. E quando a chuva passa, fica a areia tomando conta da pista e provoca muitos acidentes”, mencionou.

Posicionamento da Prefeitura do Natal

Sobre as circunstâncias precárias das ruas adjacentes à Av. João Medeiros, que são de responsabilidade da gestão municipal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que a Prefeitura do Natal está tentando, junto ao Governo Federal, uma parceria para realizar o trabalho, mas ainda sem data prevista.

“As ruas nas proximidades da Av. João Medeiros Filho infelizmente não serão calçadas agora. A gestão municipal tenta junto ao Governo Federal uma parceria para fazer o trabalho”, informou a Seinfra.

De acordo com a Seinfra, o que será feito no momento serão serviços paliativos pelo departamento de Conservação da secretaria como a limpeza das ruas e manutenção com máquinas niveladoras. “Eles devem iniciar na próxima semana, mas sem data definida”, explicou a Seinfra.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp