A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), vai abrir os discursos no ato em defesa da democracia no dia em que se completa um ano dos ataques de 8 de janeiro.
Única mulher prevista para falar na solenidade que ocorrerá na Senado, a governadora ficou com essa missão porque é a suplente do presidente do Fórum dos Governadores, Ibaneis Rocha (MDB), chefe do Executivo do Distrito Federal.
Ibaneis está em férias nos Estados Unidos até o dia 15 de janeiro e preferiu passar longe da data marcada pelos ataques antidemocráticos. O governador é investigado no inquérito que apura os atos golpistas por suposta omissão na segurança pública.
Críticas a apoiadores do ataque
Escalada para falar pelos governadores, Fátima Bezerra deve fazer críticas aos que tentaram e apoiaram um golpe no país, além de fazer uma defesa da democracia e pedir uma pacificação.
Governadores ligados à oposição não vão comparecer ao evento para relembrar os ataques do 8/1 em Brasília alegando férias e até motivos médicos.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), estará presente. Durante o afastamento de Ibaneis, ela ficou à frente do governo.
AgoraRN