O Governo do RN recebeu uma equipe do Governo Federal com representantes da Presidência da República e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que visitaram as obras em execução do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) no Rio Grande do Norte.
Acompanhados das equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto de Águas do RN (IGARN) os representantes do Governo Federal visitaram nos três últimos dias as obras da Barragem de Oiticica, incluindo a instalação das agrovilas nos municípios de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas; da Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó, e da Adutora Seridó.
Cristiane Battiston, secretária adjunta da Casa Civil da Presidência da República; Carlos Perdigão, assessor da Casa Civil da Presidência da República, e Érick Parente, assessor de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNSH/MIDR), integrantes da equipe do Governo Federal, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (24) pelos secretário de Estado de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Adriano Gadelha; do Planejamento, Virgínia Ferreira; dos Recursos Hídricos, Paulo Varela, além de Dara Guedes, coordenadora de infraestrutura Hídrica da Semarh; do diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney e do diretor-técnico do Igarn, Procópio Lucena.
“Foi muito importante visitarmos as obras. O Governo Federal monitora a execução do novo PAC para que os serviços tenham continuidade e agilidade. Aqui constatamos o empenho do Governo do Estado e a efetiva execução. As obras estão andando rápido e com integração dos governos e empresas engajadas”, declarou Cristiane Battiston.
Paulo Varela disse que a equipe do Governo Federal visitou as obras do projeto Seridó até a captação na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, as obras na Barragem das Traíras e se reuniu com a comunidade em Oiticica. “Por orientação da governadora Fátima Bezerra, o Governo do Estado está totalmente empenhado para que as obras não sofram atrasos, sejam concluídas e entregues à população. São obras importantes, reivindicações antigas e que efetivamente irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social com melhoria significativa na qualidade de vida da nossa população”, registrou Adriano Gadelha.
INSPEÇÃO
No complexo Oiticica, que inclui a Barragem, a comunidade Barra de Santana e as agrovilas de Jucurutu (Raimundo Nonato), São Fernando e Jardim de Piranhas, a comitiva se reuniu com as famílias da agrovila Raimundo Nonato para tratar da estrada vicinal no entorno da área produtiva, cercamento dos lotes, Pronaf-A (Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o diálogo com o Banco do Nordeste.
A Barragem está em fase final de conclusão. “É uma obra muito importante para o desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, ressaltou o secretário Paulo Varella. “Nosso intuito agora é garantir que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2024. Por isso, pretendo voltar em junho para a entrega da Barragem”, reforçou Cristiane Battiston.
A comitiva também esteve na Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, e na Adutora Seridó, em Jucurutu. O Projeto Seridó é um marco para o desenvolvimento regional. Serão investidos cerca de R$ 600 milhões na construção da infraestrutura hídrica necessária vai levar água a cerca de 300 mil pessoas em 24 municípios do RN, garantindo segurança hídrica por 50 anos.
Construída na década de 1990 para suprir o abastecimento de água de Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, Passagem das Traíras tem capacidade para acumular 49,7 milhões de metros cúbicos. Responsável pelas obras de reforço da parede e recuperação do reservatório, o DNOCS previu que os serviços ainda levam seis meses para ficarem prontos.
AgoraRN