Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
Cosern afirma que mais de 10 postes foram substituídos por mês com colisões no RN - Foto: Cosern
Cosern afirma que mais de 10 postes foram substituídos por mês com colisões no RN - Foto: Cosern

As colisões contra postes da rede elétrica, registradas em todo o território potiguar ao longo de 2023, resultaram na interrupção do fornecimento de energia para aproximadamente 250 mil pessoas em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Devido aos danos provocados pelos impactos, a Neoenergia Cosern realizou a substituição de 120 postes, uma média superior a 10 postes por mês.

Além de substituir os postes, muitas vezes os técnicos da concessionária precisam reconstruir a rede elétrica que foi destruída devido ao acidente, um serviço complexo que demanda tempo e esforço.

Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Cosern enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.

A principal orientação de segurança em casos de abalroamento é que, se cabos forem partidos e caírem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da Neoenergia Cosern. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.

A concessionária alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Neoenergia Cosern por meio do número 116. Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes podem ter que arcar com os danos causados.

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube