Apesar de o PL já ter formalizado apoio a Paulinho Freire (União Brasil), o deputado federal General Girão (PL) mantém sua pré-candidatura à Prefeitura do Natal.
O anúncio de Girão foi feito em uma transmissão ao vivo realizada na noite de terça-feira 23, horas depois que Paulinho Freire oficializou sua pré-candidatura com a presença do senador Rogério Marinho, líder do PL no Estado.
“Quero deixar claro a vocês. Sou pré-candidato sim a prefeito de Natal. Espero, em breve, construir o fortalecimento dessa candidatura pelo próprio PL. Ou então, que a gente possa chegar a um acordo de outras pessoas que estejam melhor que nós”, declarou General Girão.
Na live, Girão, que estava acompanhado do deputado estadual Coronel Azevedo, outro parlamentar do PL que faltou ao evento de lançamento da pré-candidatura de Paulinho Freire, confessou que teve uma conversa com Paulinho antes da decisão dele de se lançar pré-candidato, e que eles haviam fechado uma espécie de acordo, em que um apoiaria o outro a partir de resultados de pesquisas.
O mesmo acordo havia sido feito também em uma reunião envolvendo pré-candidatos no apartamento do senador Rogério Marinho, em Brasília.
“A conversa mais concreta que eu tive em relação a candidatura foi com o deputado Paulinho Freire. Nesta conversa, nós dois combinamos que um apoiaria o outro. No caso, aquele que estivesse em melhores condições nas pesquisas. Dissemos isso aí, mas não definimos, não amarramos nada. Assim como o senador Rogério Marinho não amarrou uma data de uma nova reunião da direita para definirmos quem seriam os mais votados, e se o acordo seria cumprido e a partir daí o que tivesse melhores condições seguiria”, explicou Girão.
REMENDO
Após atrito com Jair Bolsonaro por conta dos elogios feitos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o petista não chega “aos pés do que Bolsonaro representa”. Segundo ele, o partido escolheu o ex-presidente e “isso é irreversível”. As declarações aparecem em um vídeo publicado nas redes sociais na tentativa de acalmar os ânimos da militância bolsonarista e do próprio Bolsonaro.
GASTO COM JUDICIÁRIO
O Poder Judiciário brasileiro concentra parte da elite do funcionalismo público, que recebe salários próximos do teto constitucional pago a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de diversos penduricalhos. Essas benesses são os principais fatores relacionados à despesa bilionária do Brasil com os tribunais de Justiça, que consumiram, em 2022, 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com levantamento produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional e divulgado ontem. Os estudos realizados pela equipe econômica do governo federal mostram que o Brasil gasta quase três vezes mais com Justiça do que a média de 53 países, entre economias emergentes e avançadas. A média internacional de gasto com o Poder Judiciário proporcional ao PIB foi de 0,37% em 2021.
PL NO GOVERNO
O conselho de administração da Caixa aprovou ontem os nomes dos novos diretores do banco, que agora é controlado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na divisão do bolo teve espaço até para o PL de Jair Bolsonaro. O partido que seria de oposição extrema a Lula ficou com Paulo Rodrigues de Lemos Lopes, agora vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital.
CONSÓRCIO NORDESTE
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assumirá a presidência do Consórcio Nordeste na próxima quarta-feira 31. A solenidade está marcada para às 8h30, no Centro de Convenções de Natal, durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste. Desde a criação do grupo, em 2019, a gestora será a primeira mulher a assumir a liderança da entidade. Ela vai substiuir o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB).
RAFAEL E ALCKMIN
O ex-deputado federal Rafael Motta, atual secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal, tem uma reunião hoje com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Na pauta, o papel do PSB na eleição de Natal e a possível candidatura de Rafael à sucessão do prefeito Álvaro Dias. Ontem, o jornalista Gustavo Uribe informou na CNN Brasil que Rafael segue sendo uma das apostas do PSB para a disputa das prefeituras das capitais, aproveitando a onda de candidatos jovens que o partido pretende lançar. O bom desempenho de João Campos, prefeito de Recife e que caminha para ser reeleito com extrema facilidade, entusiasma o partido.
PF
O futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, convidou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues a permanecer no cargo. “É uma pessoa discreta, competente, com muitas investigações em curso. É o nome certo para o cargo”, disse Lewandowski.
AgoraRN