A Policlínica Regional do Seridó, situada em Caicó e operando desde o final de outubro de 2023, alcançou um marco significativo para a prestação de serviços à população local. A policlínica passará a contar com um financiamento mensal de R$ 1 milhão, proveniente do Ministério da Saúde, para cobrir todos os custos relacionados à sua infraestrutura.
A revelação foi feita pela secretária titular da Sesap, Lyane Ramalho, durante a assembleia do consórcio de saúde do Seridó, a entidade encarregada da administração da policlínica, realizada nesta segunda-feira 29. “Esse recurso assegura o financiamento integral da estrutura que planejamos em conjunto com os municípios. Agora, nossa responsabilidade é garantir o pleno funcionamento da policlínica e expandir ainda mais sua capacidade de atendimento à população”, afirmou a gestora.
O montante destinado ao custeio da estrutura no Seridó, englobando todas as despesas com pessoal, abre caminho para melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos pela policlínica. Agora, o financiamento que anteriormente seria compartilhado entre os 12 municípios integrantes do consórcio e a Sesap será direcionado para investimentos, como a aquisição de novos equipamentos e recursos de diagnóstico. “Este recurso representa um grande avanço para o nosso plano. Estamos empenhados em trabalhar para o sucesso desse empreendimento e expandir ainda mais o serviço”, enfatizou Judas Tadeu, prefeito de Caicó e presidente do consórcio do Seridó.
Durante a assembleia, a equipe da Sesap também anunciou a aquisição de um gerador, que será utilizado para a instalação de um servidor de dados destinado a atender toda a região. Este servidor é essencial para o funcionamento do sistema de prontuários dos pacientes da policlínica, conectando a unidade à toda a rede de saúde pública dos municípios.
Parceria com a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN
Após a assembleia, a equipe da Sesap visitou a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também sediada em Caicó. Como parceira estratégica da Sesap e da Policlínica do Seridó, a escola expandirá sua colaboração.
Em conjunto com a secretaria e o consórcio, a Escola instalará um endoscópio para a realização de exames na policlínica. A expectativa é que o serviço de exames seja oferecido nos próximos meses.
AgoraRN