A crescente insatisfação entre os motoristas do Rio Grande do Norte em relação ao aumento no número de multas de trânsito aplicadas e apreensões de veículos será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa.
O debate será no dia 22, às 14h, no auditório da Assembleia, e será promovido pela deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), foram arrecadados em janeiro deste ano R$ 5.348.239,00 provenientes de infrações de trânsito (geradas no próprio mês de janeiro e em períodos anteriores). O número representa um aumento de 156% em relação ao que foi arrecadado no mesmo mês de 2023, quando o Estado recolheu R$ 2.083.415,04 em infrações.
Ainda segundo o Detran, a apreensão de carros e motos quase dobrou nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi de 88%.
De 1º de janeiro, até o dia 15, 529 carros e motos foram apreendidos e levados para o pátio do Detran, gerido por uma empresa privada. A média é de 35,2 veículos por dia.
No mesmo período, em 2023, foram 281 veículos apreendidos, média de 18,7 por dia. Ao longo de todo o ano passado, foram cerca de 8,5 mil apreensões – uma média de 23,5 diariamente.
“Além das multas aplicadas, que claro são justas, existe o questionamento da retenção do veículo apreendido por cinco dias, aumentando os custos para o condutor que deve pagar pela diária do pátio e pelo serviço de reboque. Então, a audiência pública busca o diálogo contra os excessos, garantindo que os cidadãos não sejam penalizados por práticas consideradas abusivas”, argumentou a deputada.
Cristiane Dantas finalizou a fala informando que serão convidados para a audiência representantes do Detran, além das autoridades de trânsito estadual, federal e municipal. Ela fez, ainda, um convite para a sociedade civil participar do debate.
Empresas de ônibus esperam aumento de 20% em viagens para o interior do RN no Carnaval
O setor de transportes do Rio Grande do Norte espera um aumento de até 20% na demanda por viagens para o interior do Estado no Carnaval 2024. A estimativa é da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), que reúne as empresas do segmento rodoviário intermunicipal.
Os municípios de Caicó, Macau, São Miguel do Gostoso e Baía Formosa são os destinos mais procurados para as viagens de Carnaval junto às empresas de transporte.
Segundo o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, as empresas estão preparadas para atender à alta demanda.
“Estamos projetando um aumento de até 20% para o Carnaval. A procura por passagens já está ocorrendo, e as empresas vão disponibilizar veículos e horários extras para o período”, afirma.
“Este é um período em que muitas pessoas vão festejar, descansar ou mesmo visitar os familiares. É certo que haverá uma procura maior por parte da população. Acreditamos que teremos um número maior de embarques, em comparação ao ano passado”, complementa Wellington.
Para facilitar o embarque dos passageiros, a Transpasse está funcionando em horário estendido, das 5h às 22h, desde o início da semana. As passagens podem ser compradas com antecedência na Rodoviária de Natal, no guichê da Transpasse, com a opção de escolher a poltrona.
AgoraRN