Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
Governadora do RN, Fátima Bezerra. Foto: José Aldenir/Agora RN
Governadora do RN, Fátima Bezerra. Foto: José Aldenir/Agora RN

Como de praxe, a governadora Fátima Bezerra foi à ALRN fazer o pronunciamento obrigatório de abertura do ano legislativo.

Mostrou quão desafiador foi 2023 com ressaca da Covid-19, ataques do crime organizado e dificuldades de caixa provenientes das demagógicas leis 192 e 194/2022, que provocaram rombo fiscal de R$ 100 bilhões de ICMS aos estados.

Destacou o sofrido cumprimento de compromissos, como o indefectível pagamento da folha, trauma que parecia instransponível.

Ressaltou a mudança do Governo Federal que, afora repasses obrigatórios, na gestão passada tratou a ‘Taba de Poti’ a pão e água.

Lula retorna o PAC, contemplado o RN com 45 bilhões para obras estruturantes: duplicação da BR-304, Ramal Apodi da Transposição do São Francisco, Barragem Oiticica, Sistema Adutor do Seridó, Barragem do Agreste e Barragem Poço de Varas, Construção do novo Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia, retomada do Programa Minha Casa Minha Vida e Infovia Potiguar; Ressaltou o PEF, trazendo 1,6 bilhão de reais, cuja primeira parcela de 427 milhões de reais para recuperação de estradas, já está escutando a conversa.

Novo contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo, contrato para a Infraero assumir aeroporto de Mossoró e ampliação dos serviços e voos.

Governo Cidadão, com execução de 100% das metas e a garantia do Banco Mundial de renovar o contrato. O oposto de 2019 quando 840 projetos paralisados levavam o BM a buscar outro estado onde não se tratasse dinheiro com desaforo.

Dezenas de escolas em reforma, 12 Ierns em construção e 270 milhões do Fundef resgatados na Justiça;
Hospital da Mulher desafogando o sistema e outros em reforma. Maior número de cirurgias eletivas desde 2011;

Significativa redução no número de mortes intencionais e queda geral nos índices de criminalidade, com investimentos nunca vistos na Segurança: 400 viaturas, 1.500 novos policiais, interiorização dos Bombeiros, controle do sistema penitenciário e construção da Cidade da Polícia Civil;

Investimentos substanciais no Turismo. Marco regulatório para as parcerias Público Privadas que nunca tinham passado de promessas. Vai começar pela CAERN, que aportará 3,2 bilhões em investimentos.
Graças a uma política para o setor energético, nosso Estado é o maior produtor de energias renováveis e vê a reabertura de um gigantesco horizonte na produção petrolífera;

Mais de 13 mil novos hectares irrigados e a perspectiva real de mecanização da agricultura familiar;
Perspectiva de parceria para o Porto-Indústria Verde incentivando o crescimento da mineração, Fruticultura, Pesca, Sal, Petróleo e Gás.

Entre tantas notícias alvissareiras, a governadora toma posse à frente do Consórcio Nordeste, o que lhe agrega muito prestígio, para além do que já desfruta.

Não se pode pedir à oposição que saiba ser oposição, porque quando ela foi governo, simplesmente não soube ser governo.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp