Um incêndio de causas ainda não conhecidas atingiu a vegetação no entorno do Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, em Natal, na noite de terça-feira 6, se estendendo até ontem. Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros informava que o incêndio estava “controlado”, porém não completamente extinto. Alguns focos podem ter persistido durante a noite.
Depois que as chamas foram controladas, começou o trabalho de perícia. Agentes do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) estiveram no local e recolheram amostras do que restou da vegetação atingida. O laudo deverá ficar pronto em até 30 dias. A Polícia Federal também auxilia no trabalho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita do incêndio tenha começado por ação humana (intencional ou não).
“Possivelmente deveria ter gente ali. Devem ter feito uma fogueira e essa fogueira saiu do controle. A perícia vai identificar se foi humano ou natural e, se foi humano, verificar se foi querendo ou se foi sem querer”, alegou o tenente-coronel Renato Paulo, do Corpo de Bombeiros.
A primeira equipe que chegou ao local foi pela praia em torno das 21h15 de terça-feira, mas, por causa do difícil acesso, outra equipe foi a pé, pela trilha, para chegar na região do incêndio e realizar um combate em terra. Em seguida, um caminhão chegou na praia para jogar água no local, através de um canhão, durante a noite toda.
Helicóptero atuou no combate às chamas no Morro do Careca
Além das equipes que atuaram no combate ao incêndio por terra, o helicóptero Potiguar 01, chegou até o morro às 6h da manhã desta quarta-feira 7 e conseguiu apagar o fogo. “Ele veio com o cesto. Pegava água no mar e jogava na região de foco do incêndio. Ele fez umas 10 viagens assim. Aí conseguiu apagar o fogo”, explicou Renato.
O tenente-coronel afirmou, ainda, que o incêndio ficou em uma área relativamente pequena porque a vegetação estava verde.
Na manhã desta quarta-feira Renato afirmou que havia outra equipe, em terra, fazendo o serviço de rescaldo. O rescaldo consiste em localizar possíveis focos de fogo que estejam escondidos e podem se tornar novos focos, para evitar que um novo incêndio se inicie.
AgoraRN