Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
Ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem faz água servida ser escoada para o mar da Praia de Areia Preta; Semurb afirma que fará visita no local - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN
Ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem faz água servida ser escoada para o mar da Praia de Areia Preta; Semurb afirma que fará visita no local - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Um esgoto a céu aberto localizado na praia de Areia Preta tem chamado atenção de moradores da região, que, em relato ao AGORA RN, afirmaram se tratar de uma instalação clandestina de esgoto que desce de Mãe Luiza. Em janeiro, a equipe de reportagem esteve no local e a situação era a mesma. De acordo com boletim de balneabilidade feito pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), a área está imprópria para banho desde novembro de 2022.

Segundo moradores e frequentadores da região, a situação é recorrente e nenhuma providência foi tomada até então. O esgoto, que está localizado nas proximidades da escadaria de Mãe Luiza, afeta uma das praias urbanas mais movimentadas da capital.

Procurada pelo AGORA RN, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) afirmou que a situação é decorrente de problema de drenagem, cuja responsabilidade é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb). Segundo a Semurb, foi realizada no ano passado uma grande operação na bacia que contribui para a praia de Areia Preta, no bairro de Mãe Luíza. A secretaria explicou que os fiscais visitaram os imóveis, notificaram todos aqueles que estavam com lançamento de água servida para a via pública.

Após a fiscalização, a Semurb afirma que a relação desses imóveis foi enviada para Caern para que ela promovesse a ligação para a rede de esgotamento sanitário da Companhia. Questionados pela reportagem, a Caern informou que, com base na lista, será verificada a situação dos imóveis e se for o caso fazer a ligação. No momento, o projeto está em fase de licitação.

Ainda de acordo com a Semurb, uma nova visita ao local será realizada para verificar se a ligação foi feita e se as pessoas que foram notificadas adotaram as providências para sanar o problema, sob pena de fazer o tamponamento e aplicação de multa daqueles que não resolveram a irregularidade. A Semurb ainda faz uma alerta para a população cumprir o papel no exercício da cidadania, não jogando água servida para rua, nem jogando resíduos na rede de esgotos, para que não afete a balneabilidade da praia e a torne imprópria para o banho.

BALNEABILIDADE

A balneabilidade na praia de Areia Preta está comprometida há mais de ano. De acordo com os boletins de balneabilidade feitos pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), desde novembro de 2022 que o mar de Areia Preta está impróprio para banho.

O Idema explica que a perda de balneabilidade está relacionada com a poluição e o não tratamento adequado do esgoto. No relatório do cálculo do Índice de Balneabilidade Anual (IBA) divulgado neste mês de fevereiro, é possível verificar a perda da qualidade de balneabilidade da praia de Areia Preta.

O relatório que abrange de 2018 a 2023, mostra que o local saiu da classificação regular para muito ruim, que são as praias classificadas como impróprias em mais de 50% do ano.

“Não se justifica”, disse pré-candidato em denúncia em 2023

Em maio de 2023, o pré-candidato à Prefeitura de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) denunciou o mesmo esgoto e cobrou a Caern em vídeo postado em suas redes sociais. Nas imagens, o ex-prefeito mostra o esgoto sendo lançado no mar e pedia providências para o problema da poluição na praia de Areia Preta.

“Não se justifica nós termos aqui na praia de Areia Preta, um dos cartões postais de Natal, essas línguas pretas, esse esgoto a céu aberto. O que falta é a Caern cumprir com sua responsabilidade”, criticou, pedindo que a companhia fiscalize as ligações clandestinas.

Carlos Eduardo afirmou ainda que, além de ser uma questão de saúde pública, o problema gera prejuízos ao turismo, principal atividade econômica da capital. “Quero pedir à Caern que tome as providências, e não é difícil, não é impossível”, requereu o pré-candidato.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp