Pré-candidato à Prefeitura do Natal nas eleições deste ano, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil-RN) se uniu à oposição e assinou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pedido de cassação está sendo liderado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) após o presidente comparar a resposta de Israel ao Hamas com o genocídio sofrido pelos judeus durante o Holocausto.
“As declarações do presidente Lula não apenas comprometem a dignidade de um momento histórico de profunda tristeza e sofrimento, mas também colocam em risco as relações diplomáticas com Israel e ofendem a comunidade judaica mundial”, afirmou Paulinho Freire.
Segundo Zambelli, a formalização foi adiada por conta de pedidos extras de parlamentares para participarem do movimento. A deputada afirmou que irá conversar com a Bancada Evangélica e Católica sobre o assunto.
Para os envolvidos no pedido, a fala de Lula se enquadraria em crime de responsabilidade contra a existência política da União por “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
De acordo com Zambelli, 133 deputados já assinaram o pedido. Além de Paulinho Freire, assinaram o pedido outros dois parlamentares potiguares: General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL.
Para andar, o pedido precisa ser aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).l
AgoraRN