Neste domingo (10), foi entregue à comunidade rural Furna da Onça, em Caicó (RN), o prédio da escola Joaquim Canuto dos Santos, que foi reformado e ampliado. A obra, que durou 90 dias, foi realizada pela Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Caicó.
A referida escola foi construída há 39 anos e precisava passar por manutenção na sua estrutura física.
Estiveram presentes no evento, o prefeito Dr. Tadeu, o seu vice Toinho Santiago, o Secretário de Educação Sérgio André, além de outros secretários da gestão, vereadores, lideranças políticas e as pessoas da comunidade. Os alunos fizeram duas apresentações culturais, tendo uma delas contanto em linhas gerais a história da falta de estrutura do imóvel.
De forma simbólica, dois alunos receberam o material escolar para os estudos. As aulas na comunidade tem início nesta segunda-feira (11).
O Secretário Sérgio André, destacou que a escola passou 90 dias no processo de reforma e de ampliação. “Nós construímos uma cozinha nova. A cozinha velha, nós reformamos e transformamos em uma dispensa com um depósito. Construímos dois banheiros para os alunos e reformamos o banheiro que existia para as professoras e funcionários porque a escola só tinha um banheiro em precárias condições e aí fizemos a parte de cobertura interna, interligando todos os pavimentos da escola com as coberturas e reformamos as salas de aula, e instalamos os climatizadores. Atualmente, a escola atende 3 turmas com cerca de 20 estudantes. A escola tem ainda um espaço denominado de sala integrada. Nessas salas integradas funcionam a parte de mídia. Vai funcionar dois computadores, uma TV, tudo conectado à internet e o espaço de leitura”, informou o Secretário.
A próxima escola a ser entregue ao passar por reforma e ampliação, é a do Distrito Laginhas, também na zona rural. A nova escola será denominada Vereador José Alexandre, que também era conhecido como Zé Filho, que morreu em consequência da Covid-19.
O prefeito Dr. Tadeu disse que: “a gestão pública tem que fazer para quem mais precisa. O professor Sérgio, tem um cuidado imenso com os recursos que entram na educação. Essa reforma tem o apoio das outras secretarias, mas é uma reforma com recursos próprios da Secretaria da Educação e aqui a gente está entregando todas as salas climatizadas, reestruturadas, banheiros readequados e também um espaço recreativo para que esses meninos e meninas possam se desenvolver e ter suas vidas transformadas pela educação como a minha foi transformada”, relatou.