Tibau, Messias Targino, Janduís, Acari, Baraúna, São Paulo do Potengi e Lajes foram os municípios selecionados, entre 34 inscritos com 45 projetos ao todo, para representar o Rio Grande do Norte na 12ª edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que acontece no próximo dia 11 de junho, em Brasília.
O anúncio dos selecionados aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira 17, no hotel Holliday In, com a presença dos prefeitos e representantes dos municípios inscritos, que participaram com trabalhos em nove categorias temáticas: “Sala do Empreendedor”, “Cidade Empreendedora”, “Compras governamentais”, “Sustentabilidade e meio ambiente”, “Turismo e identidade territorial”, “Empreendedorismo rural”, “Governança territorial”, “Inclusão produtiva” e “Empreendedorismo na escola”.
O prêmio é um reconhecimento aos gestores municipais por projetos implantados em suas cidades de estímulo à criação e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Anunciaram os vencedores da fase estadual do prêmio Prefeitura Empreendedora o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Maciel, ao lado do diretor-superintendente José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo) e o diretor de Operações, Marcelo Toscano.
Já os prefeitos foram representados pelo presidente da Federação dos Municípios do RN, Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova. Também estavam lá o presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, deputado Kleber Rodrigues, representando a Assembleia Legislativa, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales, um antigo entusiasta do prêmio.
Num rápido discurso, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, falou da importância das prefeituras no apoio ao empreendedorismo e na criação de um ambiente mais propício para os pequenos negócios.
“As prefeituras desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do ambiente empreendedor, sendo a força vital que impulsiona nossa economia e transforma comunidades”, resumiu.
Destacou, ainda, o potencial do Prefeitura Empreendedora em inspirar e liderar pelo exemplo ao lembrar que o prêmio oferece visibilidade nacional e acesso a recursos para aprimorar políticas e programas, estimulando a inovação e a melhoria contínua na gestão municipal.
O diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou a importância de incentivar os pequenos negócios para gerar mais oportunidades e renda para o Rio Grande do Norte. E fez uma saudação especial ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, na iniciativa da Sala do Empreendedor.
Em 2021, com o empenho de Ezequiel, a Assembleia promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No ano seguinte, iniciou a instalação de Salas do Empreendedor em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae-RN. Hoje, são 160 salas em todo o estado, aproximando soluções dos empreendedores e economizando a vinda deles para Natal toda a vez que precisam de orientação em seus negócios.
Além da articulação política com os gestores municipais, a Assembleia do RN contribuiu com o maquinário das salas assumidas pelo. O Sebrae/RN, responsável pela implantação e acompanhamento do projeto.
“Apoiar o empreendedorismo é a chave para impulsionar o desenvolvimento do RN e contribuir para o bem-estar da população. O Sebrae-RN reconhece a importância desse apoio contínuo”, lembrou Zeca Melo.
Ele agradeceu também a todos os que se uniram esforço coletivo do prêmio, trabalhando para promover o progresso e garantir um futuro próspero para o RN pela via do empreendedorismo e de uma “gestão pública competente”.
Já o presidente da Federação dos Municípios do RN, Luciano Santos, relacionou o “Prêmio Prefeitura Empreendedora” à valorização de iniciativas locais e na promoção de uma competição saudável entre os municípios.
“Nós, gestores municipais, somos os responsáveis por representar e promover o desenvolvimento de nossas cidades. E essa iniciativa é uma oportunidade única de valorização e reconhecimento de ações e exemplos para o fomento do empreendedorismo no estado”.
Vencedores estaduais
O município de Acari, que ainda celebra a sangria do açude de Gargalheiras, foi um dos grandes vencedores da noite, conquistando o prêmio nas categorias “Empreendedorismo Rural” e “Sustentabilidade e Meio Ambiente, com os projetos Empreender Rural e Acari Sustentável”, respectivamente.
O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, não foi modesto: ressaltou o potencial das iniciativas em impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, enfatizando a colaboração com o Sebrae-RN para incentivar tais práticas.
“As iniciativas premiadas se destacam por sua significativa contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade. Esse reconhecimento reflete o árduo trabalho de toda a equipe da prefeitura e de nossos parceiros, reafirmando que estamos trilhando o caminho certo rumo ao desenvolvimento sustentável.”, comemorou.
Já o município de Messias Targino conquistou uma vitória dupla, levando para casa as premiações nas categorias “Turismo Identidade Territorial” e “Cidade Empreendedora”. Para a prefeita do município, Shirley Ferreira Targino, o prêmio é uma oportunidade de dar visibilidade às gestões que verdadeiramente incentivam o empreendedorismo e promovem o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
“Participar deste evento nos mostra a importância do nosso trabalho não apenas localmente, mas também a nível estadual e nacional. Estou muito feliz por ser uma das vencedoras deste prêmio, e agradeço a todos que vieram nos apoiar e a toda a equipe envolvida nos projetos que apresentamos e foram premiados”.
O prefeito Álvaro Dias também esteve presente, juntamente com o deputado estadual Hermano Moraes; o presidente da Federação das Indústrias do RN, Roberto Serquiz; Jeová Lins de Sá, superintendente do Banco do Nordeste no RN; o empresário Luiz Antônio Lacerda, vice-presidente da Fecomércio RN e Elan Miranda, representando a Agência de Fomento do RN.
AgoraRN