O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFRN) realiza o 2º Seminário A ditadura militar brasileira, com o tema Justiça, Memória e Direitos Humanos. O evento ocorre nos dias 19 e 20 de setembro nos auditórios do Núcleo de Prática Jurídica e do Nepsa I, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN).
O projeto reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras e tem o objetivo de debater temas como a atuação da Comissão Nacional da Verdade, das comissões estaduais e universitárias da verdade e a importância da história e da memória na justiça de transição no Brasil. As inscrições no Seminário seguem abertas e podem ser realizadas pelo Sigaa, na aba Extensão > Inscrição On-line em Ações de Extensão > Inscrições abertas.
A programação abrange três mesas-redondas com a presença de professores e pesquisadores de instituições renomadas, incluindo USP, UNB, UFMG, Unirio, UFAM e UFPA. O encerramento do evento conta com a apresentação da peça teatral A Paixão de Tito, que apresenta um momento artístico reflexivo sobre o período da ditadura militar.
Segundo Pedro Alves Barbosa Neto, professor do Departamento de Ciência da Informação da UFRN e coordenador da iniciativa, a segunda edição do seminário traz documentos e arquivos da época, exposições de pesquisadores acerca da justiça de transição e discussões sobre como a temática do evento reverbera nos direitos humanos. “2024 é um ano emblemático para o golpe militar de 1964. Também celebramos 10 anos da publicação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade. É um ano de celebração que propõe reflexões, celebrações não festivas, mas de luta”, explica Pedro.