O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu uma visita de estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcanti à sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A iniciativa faz parte do Projeto Visita MP que tem como objetivo aproximar a instituição da sociedade potiguar apresentando aos jovens as áreas de atuação do MPRN. A visita ocorreu na manhã desta terça-feira (27) e contou com a participação de 19 estudantes e uma professora da rede pública.
O promotor de Justiça Erickson Barros apresentou aos alunos o trabalho do MPRN na garantia de direitos. “Esse é mais um movimento nosso, da instituição, para que os jovens venham a conhecer, saber das nossas atribuições, saber que estamos à disposição para a defesa dos direitos e, assim, disseminar esses conhecimentos também nas suas escolas, nas suas famílias, no local em que vivem” esclareceu o promotor.
A história do MPRN foi relatada pela servidora Sandra Bezerra, responsável pelo Memorial do MPRN. Ela apresentou como desenvolveu uma pesquisa pioneira para construção do ebook: “Passado, Presente e Novas Perspectivas: entrelaçamento de valores femininos na trajetória histórica do MPRN”, que pode ser acessado AQUI. A professora Gabriela Albano, da Escola Estadual Floriano Cavalcanti, comentou a relevância de experiências extracurriculares como esta. “Muito importante para a construção deles como indivíduos que podem usar esse serviço. Os alunos podem ainda se interessar pela área jurídica”, destacou.
Por sua vez, o estudante Bruno Henrique Souza comentou que “foi a minha primeira experiência, não conhecia muito bem o Ministério Público. Mas foi interessante e legal ter acompanhado tudo aqui”. Já Ana Clara Galvão, agradeceu a oportunidade “através desse projeto podemos conhecer o papel do Ministério e até como ele pode nos ajudar!”.
O Visita MP faz parte de um conjunto de ações do MPRN Perto de Você e envolve a visita de integrantes da instituição na rede pública de educação, além de recepcionar estudantes na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). As escolas que desejam fazer parte do projeto podem solicitar por meio do e-mail: memorial@mprn.mp.br.
MPRN