A Festa de Nossa Senhora das Dores foi encerrada domingo (01) na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando.
A programação constou de Batizados, às 8 horas da manhã, Santa Missa Solene Presidida por Padre Stanley Lopes Dantas, às 10 horas e Procissão de encerramento seguida de Santa Missa, às 17 horas.

Em celebração ao Mês Mundial da Fotografia, o Poty Foto Clube e o Engenho de Fotos se uniram para produzir a exposição fotográfica coletiva “Ser Tão Seridó – Cenas do Geoparque”, com 24 fotografias de imagens do Seridó Potiguar; A mostra entrou em cartaz no Complexo Cultural da Rampa, em Natal (RN). O evento conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
As fotografias expostas mostram cenas do Geoparque Seridó, reconhecido como patrimônio imaterial mundial pela Unesco. Localizado na região do Seridó potiguar, o conjunto de geossítios compreende territórios nos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a decisão de levar a júri popular um policial militar da ativa, dois ex-policiais militares e um quarto indivíduo por três homicídios consumados e três tentados em Natal no ano de 2022. João Maria da Costa Peixoto, Wendel Fagner Cortez de Almeida, Francisco Rogério da Cruz e Roldão Ricardos dos Santos Neto irão a júri popular por três homicídios qualificados consumados contra Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo.

Santana do Seridó teve o abastecimento suspenso na manhã desta terça-feira (03/09). Ação de vândalos danificou os cabos elétricos que alimentam o conjunto motobomba responsável por captar água do açude Caldeirão. A previsão é que o serviço de reparo seja concluído até o início da noite de hoje, quando o sistema será religado. Para normalizar o abastecimento da cidade são necessárias 24 horas.
A Caern vem trabalhando em conjunto com a polícia. Boletins de Ocorrência vêm sendo registrados e encaminhados para investigação. A Operação Sucata está em andamento no Rio Grande do Norte.
Entre os dias 3 e 5 de setembro, a cidade de Currais Novos (RN) receberá a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Durante esses dias, crianças de 10 a 15 anos, alunos de escolas públicas e privadas, poderão participar gratuitamente das sessões realizadas no Largo do Coreto Guarany.
Lá, serão realizadas palestras e oficinas imersivas, e será apresentada uma peça de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência. A ideia é despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

A discussão do projeto que altera as regras de inelegibilidade foi suspensa e deve ser retomada somente depois das eleições de outubro (PLP 192/2023).
Durante o debate da matéria em Plenário, nesta terça-feira (3), muitos senadores alegaram que a proposta vai enfraquecer a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135, de 2010) , ao limitar a oito anos, por exemplo, a inelegibilidade de quem praticar alguns crimes.

O Fórum Amaro Cavalcante, na cidade de Caicó (RN), vai ser o local onde acontecerão 4 sessões do Tribunal do Júri Popular neste mês de setembro. As datas são: 05, 12, 19 e 26.
O primeiro julgamento acontece na quinta-feira (05), quando senta no banco dos réus, Élinton Araújo dos Santos (Etinho), que é acusado de matar, no dia 20 de dezembro de 2020, o mecânico Luiz Américo Cortez (Pachola), fato ocorrido no Bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó.
Mais de 844 mil estudantes ainda podem participar do Desenrola Fies — programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) — , com descontos de até 99%. O dado é do último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entidade vinculada à Pasta. O prazo para adesão ao programa foi prorrogado pelo MEC para o dia 31 de dezembro deste ano, mediante a Resolução nº 60/2024 , publicada em 30 de agosto.
Os estados com maior número de contratos pendentes são São Paulo (221.854), Minas Gerais (80.040) e Bahia (65.744). O levantamento do FNDE ainda mostra que , até o momento , 351.696 contratos foram renegociados, resultando em uma redução de quase 20% da dívida do Fundo — no total, foram restituídos aos cofres públicos R$ 677 milhões. Os pagamentos são feitos à vista ou em parcelas pelos estudantes que renegociaram suas dívidas.

Em mais um dia cheio de medalhas, o Brasil conquistou 10 pódios nesta terça-feira, 3, em Paris. Foram dois ouros, duas pratas e seis bronzes para a delegação brasileira, fechando 48 medalhas no geral até aqui nos Jogos Paralímpicos. O Brasil é o quarto colocado no quadro de medalhas com 14 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.
Além disso, a seleção de futebol de cegos, que estava classificada para as semifinais, empatou por 0 a 0 com a China e garantiu o primeiro lugar no grupo A. No goalball, vitória da seleção feminina por 2 a 0 sobre o Japão e vaga nas semifinais em busca da medalha inédita. O vôlei sentado masculino encerrou sua participação na fase de grupos com vitória por 3 a 1 sobre a Ucrânia.

O Rio Grande do Norte recebeu, nesta terça-feira (3), o primeiro encontro presencial e a criação do Colegiado de Dirigentes de Vigilância em Saúde do Nordeste. Seguindo os preceitos do Consórcio Nordeste, hoje presidido pela governadora Fátima Bezerra, o grupo reuniu-se para discutir diversos tópicos relacionados à vigilância na região e escolheu a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representada pela Coordenação de Vigilância em Saúde, para liderar o primeiro ciclo de gestão do Colegiado.
Durante todo o dia, os dirigentes dialogaram também com representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, presentes em Natal para a reunião do grupo técnico de saúde do G-20, e com a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho. “A vigilância em saúde é um setor estruturante, que deve receber toda a atenção”, destacou a secretária.

A fim de contribuir para o uso de uma comunicação mais simples e acessível, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e do Laboratório de Inovação para a Gestão Pública (iNovaRN), criou o Manual de Linguagem Simples intitulado “Desvendando a Simplicidade: guia prático para comunicação acessível nos órgãos do RN”.
O documento apresenta dicas e técnicas de clareza, concisão e objetividade, que ajudam a tornar as informações governamentais mais acessíveis e fáceis de entender para todos os cidadãos. Está disponível para consulta e download no site da Sead: www.sead.rn.gov.br.
O Governo do Rio Grande do Norte realiza no dia 10 de setembro, na Escola de Governo (EGRN), mais um mutirão para emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), através de parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), com apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
A iniciativa visa facilitar o processo de emissão das novas Carteiras de Identidade para os servidores públicos estaduais. Serão disponibilizadas 100 senhas, distribuídas por ordem de chegada, iniciando a partir das 9h.
O Governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio do Decreto nº 33.905, a Política de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar dos Servidores Públicos no âmbito da Administração Pública Estadual. A iniciativa visa dar suporte e atendimento aos servidores em situações de sofrimento e adoecimento no ambiente laboral, ocasionados, eventualmente, por sensações e emoções negativas oriundas do trabalho.
O Decreto nº 33.905 foi publicado no dia 28 de agosto no Diário Oficial do Estado e tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde mental dos servidores. A ideia é estimular o equilíbrio entre as atividades profissionais e a saúde dos trabalhadores, prática coerente com as ações propostas pela Política de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Governo do Estado.

O Governo do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (3), a entrega de 50 novos viaturas, entre carros, motos e caminhões, além de armas, computadores e equipamentos para sistema de videomonitoramento. O investimento para as forças de segurança pública é de R$ 17 milhões, resultado de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual.
A solenidade, que teve a presença da governadora Fátima Bezerra, entregou 34 veículos, entre automóveis hatch, sedãs, SUVs e caminhonetes, para a Polícia Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e Corpo de Bombeiros, que também recebeu dois caminhões Auto Bomba Tanque e uma ambulância. Dezesseis novas motocicletas para a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foram recebidas pela Polícia Militar. Com a entrega desses veículos, o governo ultrapassa a marca de 600 viaturas entregues na gestão.
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) publicou, nesta terça-feira (3), o gabarito das provas aplicadas no último sábado (31) referente à segunda fase do processo seletivo destinado à contratação de estagiários nas áreas de Ciências Contábeis e Direito. Candidatos podem interpor recursos, até esta quarta-feira (4), contra o gabarito através do e-mail selecaoestagio@sead.rn.gov.br. Após o referido período, não serão mais aceitos pedidos de revisão.

Policiais civis da 42ª Delegacia de Polícia (DP) de Areia Branca e Porto do Mangue prenderam, nesta terça-feira (03), um homem suspeito pelo crime de tentativa de feminicídio contra a irmã após um desentendimento familiar. O fato ocorreu no município de Areia Branca, Região da Costa Branca.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu na residência onde os irmãos moravam. Na ocasião, após uma discussão, o homem usou um garfo de mesa como arma e cravou-o na cabeça da vítima, causando ferimentos graves. Por volta das 13h, a vítima, em estado crítico, conseguiu procurar ajuda e foi recebida pela equipe policial em alto estado de estresse e com forte sangramento na região da cabeça. As autoridades imediatamente a encaminharam para uma unidade hospitalar e, em seguida, realizaram diligências para localizar o suspeito do crime. Ele foi encontrado e detido na residência onde ocorreu o crime.

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó deram cumprimento, nesta terça-feira (3), a um mandado de prisão condenatória, expedido pelo poder judiciário, contra um homem de 35 anos, pela prática do crime de estupro de vulnerável.
A prisão foi realizada no município de Caicó. De acordo com as investigações, a vítima é sobrinha do acusado e na época tinha 10 anos. A ação contou ainda com o apoio do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), ambas de Caicó.
Policiais civis da 98ª Delegacia de Polícia (DP) de Ipanguaçu prenderam em flagrante, na segunda-feira (02), uma mulher, de 24 anos, pela prática do crime de dano qualificado, ameaça e violação de domicílio, ocorrido no município de Ipanguaçu. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as informações, o crime ocorreu por volta das 15h, quando a suspeita, aparentemente alcoolizada e sob efeito de drogas, invadiu a residência de seu ex-companheiro. No local, ela teria destruído uma motocicleta e ameaçado a vítima. Os policiais foram acionados após relatos de um possível crime de dano qualificado. Ao chegarem ao local, confirmaram a veracidade dos fatos. A suspeita, que resistiu fortemente à prisão, foi detida.
Com a integração entre o poder público e a iniciativa privada no sistema de transporte intermunicipal, o Governo do RN entregou nesta terça-feira (03) dez novos ônibus que estarão em circulação e outros 20 veículos serão entregues até dezembro deste ano.
O trabalho resulta na requalificação e melhorias ao usuário, por meio de incentivos fiscais, além do subsídio de isenção do imposto sobre o diesel, do Governo do Estado. Ações de gestão melhoram qualidade do serviço prestado à população.
Na próxima sexta-feira, dia 6, o Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza o 1º Encontro de Atuação da Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontece no Auditório Mariano Coelho, das 8h às 17h.
As inscrições para o público presencial já foram encerradas, mas será possível participar virtualmente pela Plataforma Microsoft Teams, sem a necessidade de inscrição prévia nessa modalidade. O link para acesso na data do evento é: https://bit.ly/edfisicasusrn. Serão garantidos certificados aos que participarem de, pelo menos, 75% da carga horária total.

A Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Julimar Gonçalves, parabenizou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) pelos 115 anos de serviços prestados à sociedade norte Rio-grandense.
“O ITEP é um órgão de inestimável valor para o povo potiguar, promovendo cidadania através de serviços como a emissão do registro de identidade e assegurando a perícia criminal com autonomia técnica”, destacou Julimar Gonçalves.

Primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério da Saúde, Nísia Trindade de Lima agora é cidadã potiguar. A gestora recebeu o título concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (2), com a presença da governadora Fátima Bezerra e diversos servidores do Governo do Estado.
“O título mostra o reconhecimento pelo papel estratégico da ministra, que não é de hoje e já vem desde quando liderava a Fiocruz. Durante a época da pandemia já nos encontrávamos para discutir e era um bálsamo ouvi-la, diante daquele situação de negacionismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O Aeroporto de Natal poderá ter voos diretos para Varsóvia, capital da Polônia, no próximo ano. A possível novidade no terminal potiguar foi divulgada pelo perfil @aircrafts.nat, especializado em aviação, e confirmada pela Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto.
Caso se confirmem, os voos serão realizados por cerca de dois meses, durante a alta estação no Rio Grande do Norte. Um documento no site do Aeroporto de Natal aponta que as viagens devem ser semanais, às sextas-feiras, com a primeira sendo realizada no dia 17 de janeiro e a última no dia 21 de março, totalizando 10 operações de ida e volta no período.

O Rio Grande do Norte sedia, até esta terça-feira (3), a reunião final do grupo técnico da saúde do G-20, fórum internacional que reúne os principais países desenvolvidos e emergentes e que está sob a presidência do Brasil. Durante a abertura do encontro, realizado em Natal, a governadora Fátima Bezerra e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacaram aos participantes de mais 30 países e instituições mundiais o papel das políticas públicas brasileiras e regionais.
“O Rio Grande do Norte é um estado exemplar nas boas políticas públicas de energias alternativas, na agenda contra a pobreza e desigualdade e enfrentamento às mudanças climáticas. Essas são as principais razões do estado estar recebendo o G-20. Há uma possibilidade de participação ativa do estado potiguar, com a Secretaria de Saúde Pública e as universidades, dentro de uma agenda global que estamos propondo de foco no complexo industrial da saúde”, destacou a ministra Nísia Trindade.

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no sítio Lagoa do Mato, na zona rural de Apodi, nessa segunda-feira (02). O Corpo de Bombeiros foi acionou e trabalhou por mais de 6 horas para controlar as chamas, que se alastraram rapidamente devido à vegetação seca, causando danos significativos ao ecossistema local.
Segundo os bombeiros, o incêndio resultou na destruição de uma vasta área de vegetação nativa, comprometendo seriamente a fauna e flora da região. Apesar da magnitude do fogo, os bombeiros conseguiram impedir que as chamas se aproximassem de residências próximas, garantindo a segurança da população local.

Os candidatos à Prefeitura de Natal continuam com as agendas de campanha nesta terça-feira (03). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao posto no Palácio Felipe Camarão.
Confira:

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou o adiantamento do Natal no país para o próximo dia 1º de outubro.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de auditório que ele mesmo apresenta semanalmente.

O Ministério Público o Rio Grande do Norte (MPRN) informa que a Central de Informação ao Cidadão (whatsapp) encontra-se operando normalmente. O serviço funciona através do aplicativo de mensagem Whatsapp pelo número (84) 99972-2389. O contato 127, no entanto, segue indisponível. A instituição informa que para atendimentos por meio de ligação basta ligar para o telefone (84) 99972-3998.

Na noite de segunda-feira (02), a Arena Sertão foi palco de um importante encontro entre os representantes da Associação dos Barraqueiros de Caicó, Associação dos Comerciantes do Mercado Público e Associação da Carne de Sol de Caicó. A reunião foi organizada pelo prefeito Dr. Tadeu e seu vice, Toinho, candidatos à reeleição, aproveitaram a oportunidade para entregar o plano de governo à comunidade.
Há mais de 50 anos, as pessoas que atuam nesses setores aguardavam por melhorias no espaço e na infraestrutura de trabalho. Durante o encontro, o Dr. Tadeu apresentou propostas concretas para os próximos anos, destacando o compromisso de sua gestão em atender essas demandas históricas e promover o desenvolvimento da cidade.
O candidato Ademir Medeiros ( MDB) lidera com folga a disputa eleitoral em Ipueira, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Falcão, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00511/2024. O levantamento ouviu 300 eleitores no município, garantindo um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, Ademir alcançou 55% das intenções de voto, seguido por Duduca, com 31%, enquanto 14% dos entrevistados não souberam responder.