O BB já realiza o levantamento das vagas que serão ofertadas no seu próximo concurso Banco do Brasil. A seleção deve trazer diversas oportunidades, com possibilidades para os níveis médio e superior.
Isso mesmo, embora o príncipal cargo do banco seja o escriturário, de nível médio, a instituição não descarta abrir vagas também de nível superior.
Nesta quinta-feira, 5, o Qconcursos Folha Dirigida conversou com fontes ligadas ao banco, que confirmaram que o Banco do Brasil já está traçando o quantitativo de vagas, mas ainda não estabeleceu um prazo para a publicação do edital.
No final de agosto, a reportagem apurou que o edital poderia ser divulgado ainda este ano, até dezembro. No entanto, o BB também trabalha com a possibilidade de abrir o concurso no próximo ano.
Policiais civis da 82ª Delegacia de Polícia (DP) de Serra Caiada recuperaram, nesta quarta-feira (4), quatro aparelhos celulares, sendo dois iPhones 11, um Samsung A03 Core e um Xiaomi 9T Pro, no valor aproximado de R$ 6 mil.
As diligências foram iniciadas, após a abertura dos boletins de ocorrência pelas vítimas, informando o número de IMEI dos aparelhos. Os referidos celulares serão devolvidos aos proprietários e estavam nas cidades de Natal e Poço Branco.
Os policiais da 82ª DP alertam a população sobre a importância de adquirir aparelhos telefônicos de forma correta e com a nota fiscal. Em casos de roubo/furto, os donos devem informar o número do IMEi (Número identificador único de 15 dígitos), que pode ser obtido pelo comando *#06# no teclado do referido aparelho, na nota fiscal ou na caixa do produto.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A Caminhada 77 chegou ao bairro Alto da Boa Vista, nesta quinta-feira (05), com os candidatos da coligação Caicó Pode Mais, Sandra Kelly (prefeita) e Airton Dias (vice). Eles estavam acompanhados pelo grupo de candidatos à Câmara Municipal.
Sandra destacou um dos pontos do seu plano de governo: a valorização do servidor público. “Não vamos pressionar ou constranger nenhum funcionário, seja de carreira ou contratado. Nossa gestão respeitará o servidor público, pois é ele que faz a prefeitura acontecer para a população”, disse Sandra Kelly.
Os servidores da Educação, por exemplo, reclamam do passivo de 10% para atualização do Piso do Magistério. Queda de braço semelhante acontece na Saúde, onde não há um consenso sobre o repasse dos recursos de produtividade.
Airton reforçou que não haverá perseguições na gestão proposta por eles. “Nosso time é Caicó, e para a cidade e seu povo que vamos trabalhar”, destacou ele. “E o voto espontâneo é a possibilidade de mudança”, concluiu.
O Boletim InfoGripe divulgado hoje (5) pela Fiocruz mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, o principal responsável é o rinovírus. Nas demais faixas etárias, o predomínio é da Covid-19. Por outro lado, os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A mantêm a tendência de queda na maior parte do território. O estudo se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto.
Segundo a Fiocruz, os estados que mais se destacam nesse momento pelo aumento da covid-19 são Goiás e São Paulo. A preocupação maior é com esse último, devido a grande movimentação de pessoas que passam pelo estado e depois se deslocam por outras regiões. Os pesquisadores alertam para a possibilidade de o estado impulsionar a disseminação e o crescimento da doença pelo país.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação em dia contra a Covid-19 para todas as pessoas dos grupos de risco. E o cuidado para não transmitir o vírus.
“Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, diz a pesquisadora.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró deram cumprimento, nesta quinta-feira (05), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 23 anos, acusado de praticar uma série de roubos no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, no início do mês de maio.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava um revólver e uma motocicleta, de cor vermelha, para abordar viajantes e subtrair seus pertences. Em uma abordagem anterior à sua prisão, a equipe policial havia recuperado um aparelho celular de uma das vítimas, no qual estava em posse do suspeito. A vítima foi chamada na delegacia, onde reconheceu o investigado.
Com base nas provas coletadas, as autoridades policiais representaram pela prisão preventiva do homem, a qual foi deferida após manifestação favorável do Ministério Público. Ele foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. As investigações continuam para verificar o envolvimento do suspeito em outros crimes na região.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) anunciou a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria (PIM) referente ao semestre letivo 2025.1. O período de inscrições inicia em 5 de setembro de 2024 e se estende até 4 de outubro de 2024. Durante esse prazo, os departamentos acadêmicos deverão submeter os projetos de monitoria, e os estudantes interessados poderão se inscrever como monitores.
O edital nº 118/2024, publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), regula o processo seletivo do PIM, que tem como objetivo promover a melhoria do ensino de graduação na Uern. Entre os principais objetivos do programa estão:
Fortalecer o Processo Formativo: Incentivar a participação ativa de estudantes de graduação, integrando ensino, pesquisa e extensão.
Fomentar a Iniciação à Docência: Permitir que os estudantes participem de atividades pedagógicas, culturais, científicas e tecnológicas, desenvolvendo competências relacionadas ao campo da docência.
Aprimorar Métodos de Ensino: Implementar novas abordagens teórico-metodológicas nos componentes curriculares.
Mitigar Problemas Acadêmicos: Combater o baixo desempenho acadêmico, repetência, evasão e desmotivação entre os estudantes.
O processo seletivo oferece 56 vagas para monitoria remunerada. A seleção dos candidatos a essas vagas será baseada na produção científica dos orientadores, comprovada pelo Currículo Lattes no período de 2021 a 2024. Além das vagas remuneradas, há oportunidades para monitoria não remunerada, com ambos os tipos de monitoria seguindo os mesmos requisitos e condições.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (4), o projeto que concede o porte de arma aos policiais das assembleias legislativas estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (PL 5948/2023).
Com isso, esses profissionais terão isonomia com os policiais legislativos do Senado e da Câmara dos Deputados. Se não houver recurso para votação em Plenário, a proposta seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado
O ministro dos Transportes, Renan Filho, visitará o Rio Grande do Norte no dia 24 de setembro para entregar as obras da Reta Tabajara, na BR-304, e lançar a licitação do projeto da travessia urbana de Macaíba. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), após uma reunião em Brasília com a governadora Fátima Bezerra e representantes do ministério.
Segundo o ministro, o projeto da travessia urbana de Macaíba facilitará o acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. “Concluímos as obras da Reta Tabajara e vamos publicar o edital de licitação da travessia urbana de Macaíba, com expectativa de iniciar as obras ainda neste segundo semestre”, afirmou Renan Filho.
Durante o encontro, também foi discutido o projeto de duplicação da BR-304, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). A rodovia, que conecta Natal à divisa com o Ceará, terá a licitação para sua duplicação lançada ainda neste segundo semestre, com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2025.
A governadora Fátima Bezerra celebrou o avanço do projeto, destacando o compromisso do governo federal com a infraestrutura do estado. “O ministro Renan Filho reafirmou o compromisso com o projeto executivo, que está em andamento, e informou que a licitação será realizada ainda neste segundo semestre”, detalhou a governadora.
O nome da banca organizadora do novo concurso Correios pode ser revelado já nos próximos dias. A informação foi confirmada ao Qconcursos Folha Dirigida nesta quarta-feira, 4.
“Existe expectativa de divulgação da banca nos próximos dias”, informou a Assessoria de Imprensa dos Correios à reportagem.
No início desta semana, a empresa divulgou oficialmente que o processo de contratação ainda está em andamento.
Embora a escolha da banca tenha sofrido um atraso, já que a previsão era de contratação em agosto, a empresa mantém os demais prazos. Veja a seguir:
O réu Élinton Araújo dos Santos (Etinho), foi condenado a 15 anos de reclusão, pena a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Ele matou, no dia 20 de dezembro de 2020, o mecânico Luiz Américo Cortez (Pachola), fato ocorrido no Bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó (RN).
A condenação de Élinton dos Santos foi anunciada pelo juiz Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes, no final da sessão de julgamento popular que aconteceu no Fórum Amaro Cavalcante.
O Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público, de que o homicídio foi qualificado por motivo torpe e por meio que dificultou a defesa da vítima.
A defesa, durante o júri, sustentou a tese de homicídio privilegiado e tentou desqualificar a tese do MPRN.
Em uma reunião produtiva realizada nesta quinta-feira (05), o prefeito de Caicó e candidato à reeleição, Dr. Tadeu, acompanhado de seu vice, Toinho Santiago e do vereador irmão Renato Saldanha, também candidato a reeleição, estiveram com pastores das igrejas evangélicas da cidade. Na oportunidade, eles apresentaram seu Plano de Governo para os próximos anos, destacando as principais propostas voltadas para o bem-estar da população.
O encontro foi marcado por uma conversa aberta e colaborativa, em que Dr. Tadeu e Toinho ouviram sugestões dos líderes religiosos sobre outras ações que podem ser incorporadas ao plano, visando melhorar a qualidade de vida dos caicoenses. As pautas abordaram questões sociais, apoio às famílias e iniciativas que promovam maior inclusão e assistência à comunidade evangélica e a toda a população da cidade.
Os pastores agradeceram o diálogo e destacaram a importância de a gestão pública manter esse canal de comunicação aberto com as diversas comunidades de fé presentes no município. Dr. Tadeu reforçou seu compromisso com uma administração participativa e baseada em parcerias, visando um futuro melhor para Caicó.
A reunião faz parte de uma série de diálogos que está promovendo com diversos segmentos da sociedade, reafirmando o compromisso com uma gestão que escuta, planeja e executa ações para o bem comum.
A violência psicológica velada contra a mulher é o tema do livro “Mulheres Correm Perigo: um manual de sobrevivência para vítimas de relações abusivas”, da psicopedagoga potiguar Patrícia Almeida, que será lançado nesta quinta-feira (5), a partir das 18h, na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo. O evento conta com apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação José Augusto (FJA).
Na ocasião do lançamento, haverá um debate sobre as violências praticadas contra mulheres e um momento musical com a cantora Heli Medeiros.
De maneira pedagógica, a escritora apresenta procedimentos e atitudes que podem ser adotados para que as vítimas identifiquem, combatam e se desvencilhem do “gaslighting”, um tipo sutil de manipulação psicológica cometida principalmente contra a mulher.
Financiado via Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura, por meio de edital lançado pela Prefeitura do Natal, o livro é editado pela Offset Gráfica e Editora.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (05), em Mossoró, 189 mil maços de cigarros contrabandeados e prendeu um homem, de 37 anos. A apreensão aconteceu durante patrulhamento de rotina, de acordo com a PRF.
Uma equipe estava na BR-304, no Km 08, quando abordou um caminhão. Durante a fiscalização, os policiais encontraram os 189 mil maços de cigarros fabricados no exterior, que estavam circulando ilegalmente no Brasil, sem declaração às autoridades fiscais e de saúde.
O condutor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Mossoró.
Um homem morreu após ser atacado por abelhas. O caso aconteceu na zona rural de Janduís, nessa quarta-feira (04), e foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) foi acionado para realizar a remoção do corpo.
De acordo com os bombeiros, esse foi o segundo ataque de abelhas registrado em poucas horas no RN. Minutos antes, em Areia Branca, quatro pessoas foram atacadas pelos insetos. Uma delas precisou de atendimento médico de urgência devido à gravidade do quadro, mas foi socorrida em estado estável.
De acordo com os bombeiros, o enxame estava alojado em um prédio localizado em um terreno baldio no centro da cidade. A remoção foi realizada com sucesso pelos bombeiros.
De janeiro a agosto de 2024, o CBMRN já atendeu a mais de 2 mil ocorrências de captura de abelhas, insetos e similares em todo o estado. O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que a população deve tomar ao identificar a presença de enxames e reforça a importância de acionar as autoridades para a remoção segura, evitando tragédias como a que ocorreu em Janduís.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) anunciou que os passeios turísticos em Rio do Fogo e Touros estão suspensos até o próximo domingo (08). A medida foi anunciada após o acidente com uma embarcação na tarde desta quinta-feira (05).
“Em solidariedade às vítimas e em respeito à dor das famílias que perderam seus entes queridos, a gestão da Unidade de Conservação determinou a suspensão dos passeios turísticos nos municípios de Rio do Fogo e Touros (Perobas) até o próximo domingo (08)”, afirmou.
O acidente com a embarcação Laís Marques deixou duas pessoas mortas. As causas ainda estão sendo apuradas. Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que “a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte deslocou meios e pessoal para obter mais
informações sobre o ocorrido”.
Mais de 30 militares do Corpo de Bombeiros foram deslocados para as buscas pelas vítimas. O Potiguar 01 também foi enviado à área do acidente. Os feridos foram socorridos para o hospital local, de acordo com a Secretaria de Saúde.
A embarcação que sofreu um acidente no início da tarde desta quinta-feira (05) não estava autorizada para realizar passeios aos parrachos e já havia sido autuada. As informações foram confirmadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
“A embarcação denominada Laís Marques transportava 17 passageiros, além de dois tripulantes e adernou no momento em que retornava do passeio aos parrachos de Rio do Fogo. A embarcação em questão não possui autorização junto ao órgão ambiental e já havia sido autuada pela fiscalização do Idema”, afirmou.
Ainda segundo o órgão, em nota, uma equipe de fiscalização foi ao local para auxiliar e acompanhar a apuração do acidente. De acordo com a Secretaria de Saúde do RN, duas pessoas morreram no acidente marítimo.
Segundo o Idema, o acidente aconteceu na Praia de Perobas, no município de Touros, em uma Área de Proteção dos Recifes dos Corais (Aparc), localizada nos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros. O órgão é responsável pelo Monitoramento Turístico na área do acidente.
Um acidente com uma embarcação foi registrado na tarde desta quinta-feira (05), por volta das 12h50, em Rio do Fogo, no litoral Norte do estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do RN, duas pessoas morreram no acidente.
A quantidade de feridos também não foi confirmada. No entanto, a secretaria pontuou que as pessoas socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros foram levadas para o hospital local.
“Sem necessidade de atendimentos de maior complexidade e, consequentemente, encaminhamento para unidades hospitalares em Natal”, pontuou a Sesap, que inicialmente havia informado que as vítimas seriam levadas para o Hospital Walfredo Gurgel e Hospital Santa Catarina.
Ao todo, foram enviadas sete ambulâncias do Samu, mergulhadores do Corpo de Bombeiros, o Potiguar 01, além de botes infláveis, moto aquática e lancha para o atendimento da ocorrência. Os detalhes de como aconteceu o acidente ainda serão confirmados.
Em Timbaúba dos Batistas, a candidatura de Lelé – vice, que integra a chapa de Ivanildo Filho, foi oficialmente deferida após a justiça julgar improcedente o processo de impugnação contra seu registro.
A Decisão Judicial reafirma a elegibilidade de Lelé, permitindo sua participação no processo eleitoral.
Na Sentença, a Juíza Eleitoral reconhece entendimento pacificado no TSE de que o servidor público que pleiteia ser candidado em município diverso de onde exerce suas atividades, não necessita se desincompatibilizar do cargo.
A Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão temporária contra dois homens suspeitos dos crimes de extorsão e transmissão de cena de nudez sem o consentimento das vítimas. A ação foi realizada nesta quinta-feira (05), por policiais civis da 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi.
De acordo com a Polícia Civil, as prisões foram realizadas nos municípios de São Pedro e Bom Jesus. Segundo as investigações, os dois homens, ambos de 31 anos, integram uma organização criminosa que extorquia mulheres por meio do WhatsApp.
As investigações constataram ainda que os suspeitos utilizavam fotos de modelos fotográficos e seduziam mulheres, prometendo relacionamento amoroso e solicitavam imagens íntimas das vítimas. Após ganhar a confiança delas, os homens ameaçavam divulgar as fotos e vídeos, extorquindo financeiramente as vítimas.
Após a realização das diligências, os policiais da 1ª DP conseguiram identificar os indivíduos e, na sequência, realizaram a prisão. Eles foram conduzidos à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Policiais civis da 104ª Delegacia de Polícia (DP) de Canguaretama, com apoio da 101ª Delegacia de Polícia de Goianinha, prenderam na manhã desta quinta-feira (05) um homem, de 53 anos, pela prática do crime de regressão de regime.
De acordo com as investigações, o suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, e foi expedido mandado de prisão para que houvesse a regressão de regime. Ele respondia pelos crimes de disparo de arma de fogo em via pública e posse irregular de arma de fogo. A ação ocorreu no bairro conhecido como Iraque, localizado no município de Canguaretama, litoral sul do estado.
Após a prisão, ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Os candidatos à Prefeitura de Natal continuam com as agendas de campanha nesta quinta-feira (05). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao posto no Palácio Felipe Camarão.
Confira:
CARLOS EDUARDO (PSD)
08h: Entrevista na TV Tropical
09h: Bandeiraço 55 no cruzamento da avenida Alexandrino de Alencar com a avenida Prudente de Morais
15h: Bandeiraço 55 na avenida Tomaz Landim, após o viaduto
16h: Reunião com amigos de Chaguinha na Vila Paraíso
19h: Reunião com liderança Assis nos Guarapes
HERÓ BEZERRA (PRTB)
08h: Panfletagem no bairro Nossa Senhora da Apresentação
15h: Panfletagem no Km 06, na BR-226 com a avenida Capitão-mor Gouveia
19h: Visita Igreja Profética Fé e Promessa, em Nossa Senhora da Apresentação
A governadora Fátima Bezerra dá posse aos 151 novos policiais civis — agentes, escrivães e delegados – no próximo 16 de setembro, remanescentes do concurso público realizado em 2021. Desde 2019, o Governo do Estado vem realizando promoções e nomeando novos servidores.
Em 2020, o edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado e as provas foram realizadas em 2021. Na ocasião, 360 policiais foram nomeados. Já em 2024, um Curso de Formação do mesmo certame foi concluído e, inicialmente, 233 formados foram nomeados, totalizando quase 600 novos servidores.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a partir do ano de 2019, interrompeu uma série de treze anos sem que houvesse qualquer concurso para novos policiais civis, e na Polícia Militar, quase 15 anos sem concurso.
Desde 2019, primeiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra, o Governo do RN realizou nove concursos e mais de 3 mil agentes de segurança pública reforçam esse efetivo nas polícias Militar, Civil, Bombeiros, Polícia Penal e Instituto Técnico de Perícia.
Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia de Monte Alegre cumpriram, nesta quinta-feira (05), um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 31 anos, condenado por tentativa de homicídio qualificado, crime ocorrido em 2019 no distrito de Arenã, em São José de Mipibu, na Grande Natal. O suspeito foi sentenciado a 10 anos e 4 meses de prisão.
Segundo informações, após cumprir 4 anos em regime fechado, o suspeito progrediu para o regime semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica. No entanto, após cinco meses de liberdade monitorada, o homem violou o dispositivo de monitoramento e teve sua regressão para o regime fechado decretada.
A prisão ocorreu após uma denúncia anônima, informando que o foragido estava residindo no povoado do Cobé, em Vera Cruz. As equipes realizaram diligências investigativas que confirmaram a localização do acusado, que estava foragido há cerca de um ano. No momento da prisão, o homem estava em casa com a esposa e não ofereceu resistência.
Ele agora será reconduzido ao sistema penitenciário para cumprir o restante da pena em regime fechado.
A sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu a visita de um grupo de estudantes do curso de administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dentro do projeto Visita MP. A iniciativa tem como objetivo aproximar a instituição da sociedade potiguar. Os alunos conheceram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal, nesta quinta-feira (5) e assistiram palestras sobre a atuação e história do órgão ministerial.
O promotor de Justiça Erickson Girley apresentou o trabalho do MPRN e comentou sobre a importância do encontro. “Esse trabalho de levar a nossa mensagem para a escola, para os seus amigos, para a sua família, é muito importante para a instituição. Precisamos de visibilidade, que a sociedade conheça o nosso papel e como atuamos para eles”, esclareceu o promotor.
A história do MPRN foi relatada pela servidora Sandra Bezerra, responsável pelo Memorial do MPRN. Ela apresentou como desenvolveu uma pesquisa pioneira para construção do ebook: “Passado, Presente e Novas Perspectivas: entrelaçamento de valores femininos na trajetória histórica do MPRN”, que pode ser acessado AQUI.
Há três anos, William Araújo atua como professor do curso técnico de administração e falou sobre o desafio de aproximar a teoria da prática. “Então, o curso de técnica e administração do Senai também coloca pra gente esse desafio de trazer esses alunos para uma realidade organizacional. Geralmente a gente procura uma realidade privada, e no caso aqui a gente quer diversificar a visão deles e trouxe para o Ministério Público”, explica.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Extremoz e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da cidade a anulação de autorizações especiais concedidas para o funcionamento de um aterro de resíduos sólidos no município. A recomendação, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (5), visa coibir possíveis irregularidades no processo de licenciamento ambiental.
A recomendação do MPRN foi motivada por um inquérito civil que apura a regularidade de um aterro particular. Conforme as investigações, o empreendimento, com capacidade para mais de 330 mil toneladas de resíduos, não se enquadra como de impacto local, exigindo licenciamento em nível estadual.
A recomendação destaca que o município de Extremoz não possui competência para licenciar o aterro e que, mesmo ciente disso, a Secretaria de Meio Ambiente insistiu na emissão das autorizações. Além disso, o MPRN demonstrou que o proprietário da empresa beneficiada é vereador no município, o que pode configurar conflito de interesses.
No documento, o MPRN reforça que também levou em consideração a Lei de Improbidade Administrativa, destacando que causa lesão ao erário a concessão de benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) está ampliando suas ações de enfrentamento às drogas, e os conselheiros tutelares de Caicó também irão participar.
Em 2015, foi desenvolvido o Programa Transformando Destinos, uma iniciativa voltada para a integração de setores e entidades, focada em prevenção, cuidado, repressão, monitoramento e avaliação das políticas sobre drogas.
No âmbito desse programa, em 2022, o MPRN firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD). Esse acordo tem como objetivo realizar diagnósticos e avaliar políticas sobre drogas em 40 municípios do estado, incluindo Caicó, além de oferecer cursos de formação para os conselheiros tutelares dessas cidades.
Como parte desse compromisso, a SENAD, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está promovendo o curso “Acolha – Fortalecimento da Atuação dos Conselheiros Tutelares e Lideranças Comunitárias na Política sobre Drogas”. A capacitação será realizada em ambiente on-line e está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto de 2024.
A 52ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) de Mossoró deve reunir até o dia 21 deste mês, 4.044 atletas de escolas de diversos municípios, incluindo Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista esteve presente à solenidade de abertura e enalteceu a grandiosidade desta edição. “Vamos fazer destes jogos, um dos mais bonitos eventos da história da educação potiguar. São 52 anos de existência, esse ano com recorde de mais de 4 mil alunos. E eu quero dizer que a que a Secretaria Estadual da Educação, realizadora desse evento, que o Governo do Estado, governado pela nossa professora Fátima Bezerra, tem um compromisso muito forte com a prática do esporte. Que esse momento não seja de competição, de disputa, mas seja de congraçamento, de alegria, de solidariedade e de fortalecimento humano”.
Ao todo, 104 escolas estarão representadas no evento, sendo 46 estaduais com 1.897 atletas; 29 municipais com 753 atletas; 28 particulares com 1.271 atletas, além de uma escola federal com 123 atletas sob a orientação de 130 técnicos e 91 assistentes técnicos. Além disso, as competições envolverão 725 equipes e contarão com a arbitragem de 192 árbitros, garantindo a organização e a condução adequada dos jogos.
A diversidade e o grande número de participantes destacam a importância dos JERN’s como um dos principais eventos esportivos escolares da região, promovendo o esporte e a integração entre os jovens atletas dos municípios participantes.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó prenderam, na tarde da última terça-feira (04), três homens em flagrante pela suspeita da prática do crimes de furto mediante fraude e receptação na cidade de Caicó, região do Seridó Potiguar.
De acordo com as investigações, dois dos suspeitos realizaram furtos em dois estabelecimentos comerciais da região. Um terceiro homem foi identificado como receptador dos produtos roubados. Ele, inclusive, cumpre pena de regime semiaberto pelo crime de homicídio. Em uma ação rápida, os policiais conseguiram localizar e prender os envolvidos. Durante a abordagem, foram encontrados com um dos suspeitos objetos furtados, incluindo joias, aparelhos eletrônicos e acessórios, além de um celular roubado na cidade de Natal, em 2023.
Os homens foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Mossoró, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante três indivíduos da mesma família (pai, mãe e filho), pela prática do crime de tráfico de drogas. As prisões ocorreram em Mossoró, Região do Alto Oeste.
De acordo com as investigações, o trio mantinha um mercadinho no bairro Barroco, utilizado como fachada para o comércio ilegal de entorpecentes. A equipe da DENARC observou uma movimentação suspeita de usuários, que adquiriram pequenos objetos sem sequer entrar no estabelecimento. Durante as diligências, foram encontrados mais de dois quilos de maconha e cigarros contrabandeados enterrados no terreno em frente ao local.
Segundo a polícia, o pai, de 38 anos, seria o responsável por iniciar a atividade criminosa, aliciando o filho, de 18 anos, que já havia sido preso por tráfico ainda na adolescência. A mãe, também de 38 anos, passou a integrar o esquema familiar, atuando diretamente na comercialização de drogas. Todos foram autuados em flagrante e responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Policiais civis da 96ª Delegacia de Polícia (DP) de Parelhas recuperaram, nesta última semana, 12 aparelhos celulares que foram furtados ou roubados no município.
A ação fez parte de uma Operação que otimiza a investigação de crimes relacionados ao furto e roubo desses dispositivos, combatendo ações criminosas, recuperando e desenvolvendo os celulares para as vítimas. Os aparelhos apreendidos durante a ação serão entregues aos respectivos proprietários.
Os policiais da 96ª DP alertam a população sobre a importância de adquirir aparelhos telefônicos de forma correta e com a nota fiscal. Em casos de roubo/furto, os donos devem informar o número do IMEi (Número identificador único de 15 dígitos) que pode ser obtido pelo comando *#06# no teclado do referido aparelho, na nota fiscal ou na caixa do produto.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.