O Rio Grande do Norte está com a maior estimativa para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria para 2024, entre os estados brasileiros, com um aumento projetado de 10,1%. A previsão foi divulgada na “Resenha Regional”, uma publicação do Banco do Brasil, que apresenta análises de especialistas em cenários econômicos. Além disso, o estado também está com a terceira melhor percentual na projeção para o PIB total, com 4,4%, empatado com o Pará.
Na edição mais recente da publicação, divulgada na segunda-feira (09.09), os analistas do Banco do Brasil revisaram para cima as expectativas de crescimento do Rio Grande do Norte, com base no desempenho econômico do Estado.
O estudo destaca o RN como uma das unidades da federação com melhores resultados na atividade econômica, indicando que a evolução da atividade industrial potiguar será ainda maior do que o previsto anteriormente.
“Entre os estados que apresentaram os melhores resultados neste período [de junho deste ano] estão o Maranhão (17,3%), influenciado pelas indústrias de celulose e metalurgia; e o Rio Grande do Norte (15,2%), impulsionado pela indústria de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel) e confecção de artigos de vestuário”, aponta a Resenha Regional do BB.
Com base nessas informações, o crescimento anual da indústria no Rio Grande do Norte deverá atingir 10,1%, segundo os especialistas do Banco do Brasil. O Ceará aparece em segundo lugar nessa projeção, com 6,5%.
Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou no Centro de Convenções de Natal, a solenidade de formatura de 1.079 novos soldados da PMRN, fruto do Curso de Formação de Praças (CFP) 2023 com a presença da governadora Fátima Bezerra.
O curso, que teve início no dia 1º de novembro de 2023 no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), em Natal, foi comandado pela Tenente-Coronel Joseneide Xavier de Paiva. Durante os 10 meses de formação, os alunos soldados foram submetidos a uma intensa grade curricular que totalizou 1.480 horas/aula, distribuídas em 44 disciplinas essenciais à atuação policial.
INVESTIMENTOS
A governadora Fátima Bezerra ressaltou os investimentos em segurança, os desafios e destacou os números de 839 homens e 240 mulheres. “Esse número de mulheres crescendo cada vez mais no efetivo. É um marco de uma batalha diária, que lugar de mulher é onde ela quiser, que se mulher tem convocação, para trabalhar com segurança pública, porque não, não dar o mesmo direito, e isso é feito da nossa gestão que alteramos a lei para crescimento e ingresso de mais mulheres nas fileiras da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Nós nunca medimos esforços para segurança pública, já são mais de 2.600 novos soldados e mais de 15 mil promoções na Polícia Militar, é uma felicidade sem tamanho”, ressaltou a governadora.
Prepare-se para 7 dias de pura emoção, drama e diversão! A 3ª edição do reality show mais badalado do Rio Grande do Norte começou hoje, às 20h, quarta-feira (11/09), e vai até a próxima terça-feira (17). O primeiro dia foi bastante movimentado. Pela manhã, o reality contava com 15 participantes e na estreia oficial, na noite desta quarta-feira, 2 novos integrantes surpresas chegaram para interagir com todo o elenco.
O reality caicoense mais famoso do Rio Grande do Norte tem como idealizador Wellington Cassimiro, onde o mesmo promete levar aos internautas muito entretenimento, com dinâmicas, paredões e festas. Na quinta-feira (12) será a Noite do Pijama, com show da cantora Solange Silva.
Os participantes vão disputar o título de campeão e levar para casa um prêmio de R$ 4.000,00!
O internauta pode acompanhar tudo de perto: Não perca nenhum detalhe da Casa do É Babado no YouTube: Fique ligado no canal oficial do programa para acompanhar as lives, highlights e muito mais! Prepare-se para a maior edição da Casa do É Babado!
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar no dia 20 deste mês o julgamento de dois recursos contra a decisão da Corte que derrubou a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso será julgado pelo plenário virtual entre os dias 20 e 27 de setembro.
A decisão que permite a retomada do julgamento foi proferida na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes. O ministro cancelou o pedido de destaque feito no mês passado para suspender o julgamento virtual e iniciar a deliberação no plenário físico.
Antes da suspensão, quatro ministros se manifestaram pela rejeição dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e a Confederação Nacional dos Trabalhadoras Metalúrgicos (CNTM).
Além do relator, ministro Nunes Marques, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram no mesmo sentido e negaram os recursos. Entre os argumentos apresentados, as entidades defenderam que a revisão seja garantida para quem estava com processos na Justiça. Instâncias inferiores do Judiciário já garantiram o direito à revisão.
O novo concurso Correios, com 3.468 vagas, será organizado pelo IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, que venceu o processo de licitação da estatal.
A confirmação foi dada nesta quarta-feira, 11, por meio de documento interno da empresa, ao qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso.
Nele, o IBFC é declarado vencedor do processo de licitação da seleção, que contará com vagas nos níveis médio e superior, incluindo o cargo de carteiro. O próximo passo, agora, é a publicação da escolha no Diário Oficial da União, assim como a sua contratação
Com essa definição, os Correios já podem publicar o edital do concurso. A previsão oficial da empresa é divulgá-lo em setembro.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou um novo serviço dentro da Central de Informação ao Cidadão com foco nas eleições de 2024. Agora, a população também poderá realizar denúncias, identificar o promotor eleitoral responsável pela sua cidade e tirar dúvidas sobre a atuação eleitoral via whatsapp.
O serviço estará disponível a partir de uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp para a Central de Informação ao Cidadão do MPRN pelo número (84) 99972-2389. O chatbot fica disponível 24h e o atendimento humano de segunda a quinta, das 8h às 17h, e na sexta, das 8h às 14h.
O objetivo é apoiar o eleitor no exercício da sua cidadania estreitando a comunicação entre o órgão ministerial e o povo potiguar. Assim, quando selecionar no menu a opção “MPRN – Eleições 2024” o cidadão será encaminhado para opções como um mapa com os nomes dos promotores por região, o canal de denúncias e/ou dúvidas da Ouvidoria do MPRN e o canal de recebimento de denúncias da Justiça Eleitoral.
O MPRN registra ainda no serviço que dúvidas sobre locais de votação, informações sobre título de eleitor, certidões e declarações devem ser solicitadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral pelo site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral.
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que liderou o crescimento econômico durante a década de 1990, mas foi posteriormente preso por abusos de direitos humanos decorrentes de uma guerra sangrenta contra rebeldes maoístas, morreu nesta quarta-feira. Ele tinha 86 anos.
Pessoas próximas o visitaram mais cedo nesta quarta, informando que ele estava em estado crítico.
Fujimori, filho de imigrantes japoneses, era o pouco conhecido reitor de uma universidade agrícola quando foi eleito para o cargo em 1990. Ele rapidamente se estabeleceu como um político astuto, cujo estilo prático produzia resultados, mesmo quando irritava os críticos por concentrar o poder.
Ele acabou com a hiperinflação que havia deixado milhões de peruanos desempregados, privatizou dezenas de empresas estatais e reduziu as tarifas comerciais, estabelecendo as bases para que o Peru se tornasse, por um tempo, uma das economias mais estáveis da América Latina.
A PepsiCo abriu inscrições na terça-feira (10) para o seu programa de trainee Next Gen, exclusivo para Mulheres Negras, que se autodeclaram pretas e pardas. Serão mais de 10 vagas em Operações, Vendas, S&T (Estratégia & Transformação), Marketing e Finanças, com salário de R$ 10 mil. O programa não exige cursos específicos, ou seja, as interessadas podem se candidatar para o setor de sua escolha, independente da sua área de formação. A idade também não é um limitador no processo e o inglês não é uma exigência.
As profissionais que forem selecionadas terão a oportunidade de desenvolver esse e outros idiomas, por meio de uma plataforma de cursos gratuita que é oferecida a todos(as) os(as) funcionários(as) da companhia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de outubro por meio do site da Companhia de Talentos: https://grupociadetalentos.com/pepsicotrainee2025/
Na PepsiCo, a candidata vai encontrar um ambiente de trabalho autêntico, flexível, inovador, diverso e inclusivo, no qual será incentivada a ser quem é e expressar suas opiniões sem medo. Para esse ciclo, a empresa reforça mais uma vez seu compromisso com a diversidade, com vagas 100% afirmativas para mulheres negras. Essa iniciativa está alinhada ao objetivo da companhia de aumentar a diversidade e inclusão no quadro de lideranças.
PepsiCo e a Equidade Racial
A empresa possui uma longa jornada de apoio à equidade racial, como a parceria com o MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por companhias e instituições comprometidas no combate ao racismo no Brasil, acelerando mudanças efetivas em toda sociedade. Em 2019, a PepsiCo lançou o Programa de Mentoria para Negros (as), focado no desenvolvimento de carreira para formar as lideranças negras do futuro. Organizado pelo Negrow, grupo de afinidade racial, o Encontrow promove sessões em que lideranças negras da empresa compartilham suas vivências para inspirar outros (as) profissionais negros (as). Além disso, a empresa promove o Letramento Racial, que traz conceitos básicos e reflexões sobre o racismo no Brasil, promovendo conscientização na jornada pela equidade racial. Na Mentoria Reversa, representantes negros (as) do Negrow são mentores (as) de pessoas do comitê executivo e diretivo da companhia, contribuindo para engajamento de lideranças seniores da PepsiCo.
Os candidatos da coligação Caicó Pode Mais, Sandra Kelly (prefeita) e Airton Dias (vice), participaram de mobilizações na zona norte da cidade. O primeiro compromisso foi a Caminhada 77, que percorreu as ruas do bairro Salviano Santos nesta quarta-feira (11).
“A prefeitura é o ente público mais próximo da população. Diante da incapacidade do atual gestor, eu e Airton representamos essa força que a cidade precisa para atender as necessidades em áreas como saúde, educação, esporte e cultura”, disse Sandra Kelly.
Alguns cidadãos foram ao encontro de Sandra, para parabenizar o nível das propostas apresentadas no debate. “O despreparo do atual prefeito era visível a esses eleitores. Enquanto apresentamos uma série de propostas, ele se preocupou em ‘colar’ em assuntos que deveria dominar. Uma vergonha”, comentou ela.
Depois do Salviano Santos, se formou a Carreata 77, que percorreu os bairros Nova Caicó, Samanaú e Alto da Boa Vista promovendo comícios relâmpagos. “Existem muitas carências por onde passamos. Portanto, pedimos o voto consciente para mudar esse cenário”, destacou Airton Dias.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Maria da Conceição Tavares, tomou posse nesta terça (10) na diretoria da 27ª Business Professional Women (BPW) do Brasil, uma entidade internacional que promove o desenvolvimento de mulheres profissionais e empreendedoras, presente em mais de 100 países, constituída recentemente no Rio Grande do Norte.
A cerimônia de posse das representantes locais ocorreu no Museu da Rampa, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e de outras autoridades. A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do RN (SIFT/RN), Helane Cruz, também participou do evento.
A juíza Fátima Soares tomou posse como presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do RN (BPW Natal). Outras mulheres assumiram funções na diretoria da entidade, entre elas, Maria da Conceição Tavares assumiu a missão como coordenadora da Comissão de Mentoria da BPW. Além dela, a comissão conta com a advogada Marize Duarte Tavares de Araújo Paula como primeira vice-coordenadora e a industrial Zauleide Queiroz como segunda vice-coordenadora.
Para Conceição Tavares, é uma alegria representar a Federação das Indústrias em uma organização respeitada mundialmente, que foca na valorização da mulher enquanto agente de transformação da sociedade e valoriza o empreendedorismo. “Fico ainda mais gratificada em BPW chegar ao Rio Grande do Norte, terra reconhecida por mulheres de força e valor ao longo de sua história. E agora com um olhar ainda mais focado para a nossa participação no ambiente econômico e de negócios”, destaca.
Policiais civis da 79ª Delegacia de Polícia (DP) de Martins deram cumprimento, na manhã desta quarta-feira (11), a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Martins, contra um homem, de 48 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio. A prisão ocorreu no município de Pombal, localizado no Estado da Paraíba.
De acordo com as investigações, o suspeito teria realizado o homicídio que vitimou Sebastião Rodrigues da Silva, no ano de 1996, no município de Antônio Martins, interior do RN.
A ação contou ainda com o apoio da 76ª DP de Alexandria, da PCRN, e também das Delegacias de Catolé do Rocha e de Pombal, ambas da Paraíba.
Após a prisão, ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) confirmou o primeiro caso de Febre de Oropouche no RN. A paciente é uma mulher de 67 anos, residente de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.
De acordo com a pasta, o caso aconteceu em agosto e a idosa já está bem de saúde. Não houve a transmissão da doença para familiares. “Trata-se de uma mulher, idosa, residente de Parnamirim. Essa paciente está bem, já está curada, não teve agravamento dos sintomas”, destacou Diana Rêgo, coordenadora de Vigilancia em Saúde da Sesap.
A Sesap destaca para a população que a ocorrência do primeiro caso não aponta para uma situação de alarme do estado. “O momento é importante principalmente para os serviços de saúde ficarem vigilantes e sensíveis à identificação de casos. A partir desse primeiro caso, já acionamos a secretaria municipal de saúde, que segue em campo e atenta à região onde ocorreu a confirmação. Até agora não há indicativos de novos casos relacionados a esses”, explicou.
Até este dia 11, foram notificados 17 casos suspeitos para febre do oropouche, dos quais nove permanecem em investigação. O Laboratório Central do RN já rodou mais de mil amostras de testes relacionados à doença. A Sesap seguirá mantendo a vigilância de todos os casos suspeitos, tendo já orientado aos serviços de saúde de todo o estado uma maior atenção, em especial com gestantes e idosos.
Em janeiro de 2017, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, passou por 14 dias de uma rebelião que ficou marcada pela violência entre facções e a morte de, pelo menos, 26 detentos. O “pelo menos” se deve à incerteza quanto ao falecimento, ou não, de outros 27 que simplesmente desapareceram dos registros do presídio. É para que essa incerteza deixe de existir que o Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação à União e ao estado do Rio Grande do Norte.
O documento, de autoria do procurador da República Fernando Rocha, cobra que os governos federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e estadual, a partir da Secretaria da Administração Penitenciária, localizem as pessoas que ainda estão oficialmente desaparecidas desde a rebelião de 2017 e, além disso, adotem medidas preventivas e de reparação.
Dentre as ações de prevenção recomendadas estão a criação de um plano de resposta imediata a rebeliões; um sistema de registro eficaz de todas as movimentações dos detentos; mobilização de equipes especializadas para varreduras e buscas; uso de câmeras de segurança, drones e outras tecnologias de monitoramento; e investigações coordenadas com a polícia e órgãos de direitos humanos. Tudo isso para descobrir o paradeiro dos que ainda não foram encontrados e evitar novos desaparecimentos.
O MPF requer ainda que o poder público mantenha contato contínuo e transparente com os familiares dos desaparecidos; utilize depoimentos de testemunhas, imagens de câmeras de segurança e informações da comunidade local para obter pistas; trabalhe em conjunto com instituições como a Defensoria Pública, Ministério Público e órgãos de segurança; bem como promova testes de DNA caso sejam encontrados restos mortais ou evidências de crimes.
Os candidatos à Prefeitura de Natal continuam com as agendas de campanha nesta quarta-feira (11). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao posto no Palácio Felipe Camarão.
Confira
CARLOS EDUARDO (PSD)
Cancelou a agenda devido a uma virose
HERÓ BEZERRA (PRTB)
10h: Entrevista a uma emissora de TV
16h: Conversa com apoiadores na internet sobre soluções para os problemas da cidade
Noite: Gravação de vídeos para as redes sociais
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Assu cumpriram, nesta quarta-feira (11), um mandado de prisão contra um homem, de 60 anos, condenado por estupro de vulnerável. O mandado foi expedido pela 3ª Vara da Comarca do município. A prisão ocorreu no município de Assu, região Oeste Potiguar.
Segundo as investigações, o homem foi condenado em 2017 e dado como morto em 2018. No entanto, após diligências realizadas pela equipe da DEAM de Assu, descobriu-se que ele estava vivo. Os policiais, utilizando táticas investigativas, localizaram o homem e realizaram a prisão.
Após a detenção, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode continuar enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil (13ª DR) de Goianinha, com o apoio da Polícia Militar, apreenderam na tarde da última terça-feira (10) entorpecentes que estavam sendo comercializados na comunidade Bela Vista, no município de Tibau do Sul.
De acordo com as investigações, um suspeito, oriundo do bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, seria o responsável pelo tráfico de drogas na região. Ao avistar os policiais, o indivíduo fugiu, juntamente com mais dois comparsas, abandonando uma mochila contendo drogas, munições de calibre .38 e 9mm, celulares, maquinetas de cartão, balanças de precisão, um caderno com anotações e contabilidade do tráfico, entre outros objetos pessoais. Dentre as drogas encontradas na mochila, havia maconha, cocaína e comprimidos de drogas sintéticas.
O material foi encaminhado à delegacia de plantão para apreensão. A Polícia Civil acredita que os itens apreendidos serão de suma importância para a identificação inequívoca dos responsáveis pelo crime e ressalta que as investigações continuam.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 49ª Delegacia de Polícia (DP) de Cruzeta realizaram, na tarde de terça-feira (10), a apreensão de seis máquinas conhecidas como caça-níqueis no município de São José do Seridó, interior do Rio Grande do Norte.
De acordo com as investigações, as máquinas foram localizadas e apreendidas em um estabelecimento comercial. A ação policial foi desencadeada após uma denúncia anônima, que levou a equipe a realizar diligências preliminares para confirmar as informações recebidas.
Os policiais civis deslocaram-se até o local e encontraram as máquinas caça-níqueis em funcionamento, acessíveis ao público. Durante a abordagem, foi constatada a prática de contravenção penal, pois a exploração comercial dessas máquinas configura a infração de jogo de azar.
Os aparelhos foram imediatamente apreendidos e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Polícia para a formalização dos procedimentos legais pertinentes.
A 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ofereceu denúncia, no dia 5 deste mês, contra sete pessoas, entre elas funcionários e ex-funcionários da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A acusação envolve um esquema de corrupção, conhecido como “rachadinha”, no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (PL), entre os anos de 2005 e 2021.
Segundo o Ministério Público do Rio, Jorge Luiz Fernandes, que exercia o cargo de chefe de gabinete do vereador, com apoio de outros seis denunciados, teria criado a “rachadinha”, prática na qual parte dos salários dos assessores é desviada para o líder do esquema.
De acordo com a investigação do procedimento investigatório criminal (PIC), o grupo era composto por Juciara da Conceição Raimundo da Cunha, Alexander Florindo Baptista Junior, Thiago Medeiros da Silva, José Francisco dos Santos, Andrea Cristina da Cruz Martins e Regina Célia Sobral Fernandes, além de Jorge Fernandes. Todos os envolvidos foram nomeados para cargos de assessoria no gabinete de Carlos Bolsonaro durante o período investigado.
O MPRJ informou que o denunciado Jorge Fernandes, utilizando sua influência e proximidade com a “família Bolsonaro”, conseguiu a nomeação dos demais acusados, que repassavam parte de seus vencimentos a ele. O esquema teria resultado em um desvio de pelo menos R$ 1,7 milhão. A denúncia destaca que Jorge Fernandes era o líder do grupo e que utilizava uma conta bancária específica para gerenciar os valores desviados. O caso segue agora para apreciação na 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, onde os acusados serão ouvidos para apresentar defesa.
Policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz (6ª DR), da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP) e da 8ª Delegacia Regional (DR) de Rio Verde/GO, deram cumprimento nesta quarta-feira (11) a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de São José de Campestre/RN, em desfavor de um homem foragido, de 43 anos, por uma série de homicídios ocorridos na Região Agreste potiguar.
Com base nas informações, a equipe policial realizou a prisão do suspeito no município de Rio Verde/GO, após o trabalho de identificação e localização da 6ª DR de Nova Cruz.
O homem foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da 2ª fase da “Operação Serra Segura”, uma ação que teve início com um trabalho investigativo e detalhado da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP), resultando na captura de dois homens anteriormente, um de 33 anos e o outro de 40 anos.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira (11), um homem, de 21 anos, pela suspeita da prática do crime de receptação, no município de Caicó, na Região do Seridó.
Durante a realização das diligências, os policiais da DEFUR localizaram um aparelho celular modelo iPhone, que havia sido furtado no último final de semana. No decorrer da ação, a equipe conseguiu localizar e prender o suspeito, que estava de posse do telefone, avaliado em R$ 8.000,00.
O homem foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova prorrogação do acordo para aprovar as medidas que reonerem gradualmente a folha de pagamento até 2027. “O governo está no limite da responsabilidade”, disse o ministro, ao retornar de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Nesta quarta-feira (11), acaba o prazo imposto pelo Supremo para que o governo e o Congresso cheguem a um acordo em torno de medidas de arrecadação que compensem R$ 55 bilhões da prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027 (R$ 26 bilhões para 2025). Caso a Câmara dos Deputados não aprove o projeto de lei até o final desta quarta-feira, a folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios será reonerada totalmente a partir desta quinta (12).
A votação está prevista para começar as 20h, mas um impasse de última hora ameaça o acordo. O Banco Central emitiu uma nota técnica recomendando que os cerca de R$ 8,5 bilhões de valores esquecidos por correntistas em instituições financeiras não entrem no projeto. O texto aprovado pelo Senado no fim de agosto < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-08/entenda-proposta-aprovada-sobre-reoneracao-da-folha-de-pagamento> prevê que o dinheiro deixado de lado por investidores engrosse as contas do Tesouro Nacional.
Por causa do impasse, Haddad reuniu-se com Lira nesta tarde na residência oficial do presidente da Câmara. Segundo o ministro, uma emenda de redação poderia evitar que o projeto retornasse ao Senado e perdesse a validade. Isso porque esse tipo de emenda não muda o mérito do texto.
Policiais Civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau, com apoio da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, cumpriram na tarde desta quarta-feira (11) um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 34 anos, pela suspeita na prática do crime de descumprimento de medida protetiva, crime ocorrido na cidade de Macau.
De acordo com as investigações, o suspeito insistia em manter contato com a ex-companheira e, na madrugada de 07 de setembro, invadiu sua casa, quebrando a porta e a agredindo. Temendo por sua segurança, a vítima foi obrigada a mudar de residência. Diligências foram feitas, e o suspeito foi localizado e preso. Essa é a terceira vez que o homem é detido pelo mesmo contexto de violência.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a comunidade continue colaborando com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó prenderam cinco homens pela prática do crime de furto e receptação, no município de Caicó. As prisões ocorreram no início de setembro, como parte de uma série de operações realizadas ao longo de oito dias.
Durante a ação, foram recuperados com os suspeitos aproximadamente R$ 15 mil em bens roubados, incluindo joias, aparelhos eletrônicos, acessórios e um celular avaliado em R$ 8 mil. Todos os itens já foram devolvidos às vítimas.
Na oportunidade, três pessoas foram presas em flagrante na última quinta-feira (05). Na segunda-feira (09), houve um cumprimento de mandado de prisão e nesta quinta-feira (11) outra prisão em flagrante foi realizada.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde ficaram à disposição da Justiça.
Representantes do G20 aprovaram nesta quarta-feira (11) uma declaração que estabelece dez princípios para desenvolver a bioeconomia no mundo. A elaboração do documento é resultado das discussões da 4ª reunião da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (GIB), que vinha ocorrendo no Rio de Janeiro desde o início da semana.
O Brasil, que atualmente preside o G20, celebrou o consenso em torno do texto como uma conquista histórica. A bioeconomia é um conceito que envolve inovações fundamentadas em recursos biológicos, que resultam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis. Uma das principais discussões associadas ao tema é a substituição de matérias-primas de origem fóssil por outras menos poluentes.
“É a primeira vez que o tema da bioeconomia é objeto de um documento multilateralmente acordado”, diz nota divulgada pela presidência brasileira no G20.
“A bioeconomia funda-se na ciência mais avançada e no conhecimento tradicional construído ao longo de séculos por povos indígenas e comunidades tradicionais, e representa um caminho promissor para a transição ecológica rumo a uma economia global mais sustentável e inclusiva”, acrescenta o texto.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau, com apoio da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, cumpriram nesta quarta-feira (11) um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 35 anos, pela suspeita na prática do crime de stalking, ameaça e violência psicológica, na cidade de Macau.
De acordo com as informações, o suspeito perseguia a vítima por diversos meios, incluindo ligações constantes, visitas indesejadas à residência e ao local de trabalho. Em um dos episódios, o agressor deixou mensagens ameaçadoras na porta da casa dela durante a madrugada. No último domingo, ele atirou uma pedra no carro da vítima enquanto ela estava na praia com seus filhos, causando danos ao veículo.
A vítima, que se encontra sob forte abalo emocional, passou a fazer uso de medicação e será submetida a exames periciais no Instituto Técnico Cientifico de Perícia (ITEP). Além de perseguir a ex-companheira, o suspeito também praticou stalking contra a mãe da vítima, sendo vistas em vários locais da cidade.
Diligências foram realizadas, e o suspeito foi localizado e preso. O homem tentou pagar fiança, o que foi negado, diante da gravidade dos fatos.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior ( Sesu ), abriu nesta quarta-feira, 11 de setembro, o período para manifestação de interesse na lista de espera do processo seletivo para o segundo semestre de 2024 do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera , desde que optem por isso , manifestando o seu interesse até quinta-feira, 12 de setembro , n a página do Prouni , por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . O resultado da lista será divulgado na próxima terça-feira, 17 de setembro.
Posteriormente, o s participantes da lista de espera deverão comparecer às instituições para as quais foram pré-selecionados, no período de 17 a 26 de setembro, a fim de comprovarem as informações prestadas em sua inscrição. Além dis s o, os candidatos devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino . Todo o processo é gratuito e a s informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.
Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni , entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.
A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta quarta-feira (11), no auditório da Governadoria, potiguares medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A agenda homenageou três paratletas que contribuíram para a melhor campanha da história do Brasil em competições paralímpicas.
Foram homenageados Arthur Silva, medalhista de ouro na categoria até 90 kg da classe J1 do judô, Thalita Simplício, medalhista de prata nos 400 m T11 do paratletismo, e Maria Clara Augusto, também do paratletismo, medalhista de bronze nos 400 m T47.
A governadora Fátima Bezerra celebrou a conquista de toda a delegação brasileira. Os paratletas brasileiros bateram o recorde de medalhas de ouro, com 25, ultrapassando as 22 conquistadas em Tóquio 2020.
“O Brasil bateu recordes este ano em Paris, especialmente no número de atletas medalhados, e o Rio Grande do Norte fez parte dessa façanha. Dos 14 atletas potiguares que integraram a delegação brasileira, seis deles, para nosso orgulho e alegria, foram medalhados. Portanto, hoje estamos aqui, em nome do povo do Rio Grande do Norte, para expressar nosso abraço de alegria, parabéns e homenagens”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (11) o julgamento que pode autorizar prisões imediatas de condenados pelo Tribunal do Júri.
Os ministros vão decidir se acusados por homicídio que forem condenados podem cumprir a pena de forma automática, sem direito de recorrer em liberdade.
O caso começou a ser julgado em agosto do ano passado no plenário virtual, quando foi registrada maioria de votos pela prisão imediata. No entanto, o julgamento foi suspenso para ser retomado no plenário físico.
Na sessão desta quarta-feira, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou voto a favor da prisão imediata e disse que o número de condenações anuladas no país é irrelevante.
A inflação dos alimentos provocada pelo prolongamento da seca preocupa “um pouquinho”, disse nesta quarta-feira (11) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar dos efeitos sobre os preços, ele disse que o problema não pode ser enfrentado por meio do aumento de juros pelo Banco Central (BC).
“A inflação preocupa um pouquinho, sobretudo em virtude do clima. Estamos acompanhando a evolução da questão climática, o efeito do clima sobre o preço do alimento e eventualmente sobre o preço de energia faz a gente se preocupar um pouco com isso. Mas a inflação advinda desse fenômeno não se resolve com juros. Juros são outra coisa”, disse Haddad no Ministério da Fazenda.
Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reúne-se para definir a Taxa Selic (juros básicos da economia). Atualmente, em 10,5% ao ano, ela pode ser elevada para conter as pressões inflacionárias provocadas pela alta do dólar nos últimos meses e pelo aquecimento do mercado de trabalho.
Segundo o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central (BC), os analistas de mercado projetam elevação de 0,25 na Selic na próxima reunião, nos dias 17 e 18. Eles preveem que a taxa encerrará o ano em 11,25% ao ano <>.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pelo arquivamento de duas ações protocoladas na Corte contra a suspensão da rede social X no Brasil.
No documento, Gonet afirma que a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) não pode ser utilizada para contestar decisões da Corte. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidir a questão.
As ações foram protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o partido Novo para derrubar a suspensão e a aplicação de multa de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que usarem aplicativos de Virtual Private Network (VPN) para burlar a suspensão.
“Resulta, enfim, que nem sequer em tese é admissível a arguição de descumprimento de preceito fundamental contra decisão judicial do Supremo Tribunal Federal. Sendo essa a conclusão, as arguições em epígrafes merecem o mesmo desfecho do não conhecimento, cabendo a extinção dos feitos sem exame de mérito, com prejuízo do pedido de liminar”, opinou a procuradoria.