Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
Januário 2

A Maternidade Escola Januário Cicco, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa do 47th World Hospital Congress (47º Congresso Mundial de Hospitais), de 10 a 12 de setembro no Rio de Janeiro. Promovido pela International Hospital Federation (IHF) e coorganizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o evento tem como lema Aprendizado global, ação local e visa fortalecer a liderança no setor de saúde para enfrentar os desafios futuros.

A MEJC foi uma das 27 instituições selecionadas para apresentação de práticas inovadoras na categoria Innovation Hub. Além da maternidade, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), também vinculado à Ebserh, apresentará uma prática inovadora. Nessa categoria, apenas quatro instituições são brasileiras.

O Congresso reúne líderes e executivos hospitalares de diversas partes do mundo, proporcionando um espaço para a troca de experiências e boas práticas em gestão e prestação de serviços.

A programação inclui uma variedade de atividades, como sessões plenárias, workshops e visitas a hospitais. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participou da sessão Atendendo a todos: Liderando sistemas de saúde universais baseados em valor (Delivering for everyone: Leading universal, value-based healthcare systems), nesta terça-feira, 10. Já o vice-presidente, Daniel Beltrammi, estará na sessão Acertando a transformação: Liderando mudanças em diferentes tipos de sistemas de saúde (Getting transformation right: Leading change in different types of healthcare systems), na quarta-feira, 11.

A Ebserh, que se tornou membro da IHF em 2024, é a única instituição brasileira que atende exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com mais de 140 membros de cerca de 60 países, a Federação forma uma comunidade global de líderes em saúde. Nesse sentido, a participação da Ebserh na IHF busca aprimorar a gestão de seus 45 hospitais, promovendo a troca de conhecimentos e acesso a inovações.

Inovação

A Maternidade Escola Januário Cicco apresentará o sistema AGMEJC, desenvolvido para gerenciar informações do hospital em tempo real, englobando dados da área assistencial, administrativa e do ensino. A ferramenta fornece informações consolidadas, por meio de relatórios, gráficos e painéis, tanto quantitativos como qualitativos. Além disso, proporciona uma visão realista do cenário para o qual o dado foi projetado, assim apoiando a tomada de decisão dos gestores para otimizar o atendimento do paciente e o serviço prestado, promovendo avanços significativos nos processos de trabalho.

“Com o avanço da aplicação e as necessidades da instituição, novas funcionalidades foram desenvolvidas para apoiar novos processos em diversas atividades como: Ambulatório, Regulação, Banco de Leite, Reprodução Assistida, Gestão Documental, Finanças e Ensino”, comenta João Paulo Bessa, chefe do setor de tecnologia da informação e saúde digital da MEJC.

Prêmio IHF 2024

O Prêmio IHF visa reconhecer a excelência e as realizações de hospitais e prestadores de serviços de saúde de todo o mundo. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia especial de premiação, na noite de quarta-feira, 11. A Ebserh é finalista em uma categoria, com iniciativa desenvolvida no Hospital Universitário de Lagarto.

O Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), é a única instituição brasileira entre as sete concorrentes na categoria Seddiqi Holding Prêmio de Excelência em Responsabilidade Social e Ambiental.

Mais de 60 boas práticas da rede Ebserh serão apresentadas no Congresso

A Ebserh submeteu mais de 90 trabalhos ao Congresso, sendo que 64, tanto da sede como de diversos hospitais da rede, foram aprovados para apresentação na categoria Pôster. Dentre eles, seis projetos oriundos de cinco diferentes hospitais também foram selecionados para apresentação oral. Os pôsteres foram inscritos nas trilhas: Liderança Contemporânea; Força de Trabalho; Modelos Clínicos para Melhorar a Qualidade; Inovação em Cuidados; e Operações Hospitalares; além de Sustentabilidade.

Para conferir a lista dos pôsteres, acesse o site do Congresso.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube