Dia: 18/09/2024

Banner FCST
desfile1 blog

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT) foi palco de um evento que celebrou a moda circular e a sustentabilidade. O SENAI Moda RN, vinculado ao Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta do SENAI-RN, realizou o desfile “Moda de Ontem” seguido de um Fashion Talk, que abordou a importância do consumo consciente e a reinvenção de peças de segunda mão.

Com o intuito de marcar o mês do Second Hand September, a iniciativa buscou mostrar ao público que é possível criar looks incríveis e exclusivos utilizando peças de brechós. A curadoria ficou por conta do stylist Vini Castro, que se inspirou na ideia de transformar peças de segunda mão em roupas arte, provando que é possível ser fashionista e sustentável ao mesmo tempo.

“A minha inspiração é criar uma imagem marcante. Hoje a gente queria trazer para as pessoas que é possível usar uma peça de segunda mão e mesmo assim ser marcante quando você tem esse look”, afirmou Vini Castro.

O desfile, realizado na noite da quarta-feira (12), contou com a participação do Mistura Brechó, que apresentou uma seleção de peças usáveis e estilosas. Wendel Lopes, representante do brechó, destacou a importância de iniciativas como essa para incentivar o consumo consciente e a valorização das peças de segunda mão. “Hoje eu estou junto com o pessoal, muito lisonjeado, inclusive, pra apresentar um pouco do que é o trabalho de um brechó e como ele se insere, principalmente nesse momento do Septembre de Second Hand”, disse Wendel.

Leia mais

Banner FCST
ENERGIA RENOVÁVEL BLOG

O Rio Grande do Norte superou a marca de 24 gigawatts de potência outorgada para geração de energia elétrica, conforme divulgado no Balanço Energético do primeiro semestre de 2024 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC), nesta quarta-feira (18/09). Essa capacidade autorizada para instalação e geração reforça a relevância do estado no processo de descarbonização da matriz elétrica do país.

Os 24 gigawatts outorgados ao RN equivalem a cerca de 1,3 milhões de cavalos de potência. Isso corresponde à energia gerada por 294 usinas de grande porte, suficiente para alimentar aproximadamente 2,4 bilhões de lâmpadas LED. Essa quantidade de potência é capaz de abastecer mais de 20 cidades do porte de Natal. Vale ressaltar que esses números são estimativas e podem variar conforme a eficiência energética e o perfil de consumo de cada cidade.

O Boletim apresenta informações técnicas do setor energético do Rio Grande do Norte, sistematizadas pela SEDEC, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Energético (CODER). A publicação destaca que os projetos de fontes eólica e solar continuam em evidência, sendo responsáveis por 97,8% da potência comercializada. Os empreendimentos eólicos atualmente em construção estão localizados nos municípios de Bodó, Lajes, Areia Branca, Pedra Preta, Santana do Matos, Caiçara do Rio do Vento e Currais Novos.

O boletim também detalha os principais dados sobre o desenvolvimento dos projetos de geração de energia fotovoltaica. No município de Assu, encontra-se a maior quantidade de empreendimentos e potência outorgada por geração solar. 

Leia mais

Banner Arleide Ótica
SESC BALÉ blog

Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, realiza a 18ª edição da Mostra Sesc de Arte e Cultura. Entre os dias 22 e 29 de setembro, o evento contará com uma extensa programação gratuita, no Parque das Dunas, Sesc Zona Norte e em escolas municipais de Natal.

Dentre as atividades oferecidas na Mostra, estão espetáculos de teatro, circo e dança, debates, intercâmbios, ações formativas, encontro de grupos de cultura popular, oficinas, saraus, exposições, exibição de filmes, narrações de histórias, dentre outros. O projeto reúne aproximadamente 15 grupos culturais do RN e mais de 250 artistas envolvidos.

A Mostra Sesc de Arte e Cultura tem como objetivo o fomento e a difusão das diversas linguagens artísticas, tornando-se um instrumento de promoção da cultura e do conhecimento, principalmente focando nas tradições e cultura popular do Rio Grande do Norte.

Leia mais

VIGGO BANNER
Fluminense, Atlético-MG, Libertadores
© Lucas Mercon/Fluminense F. C./Direitos Reservados
Fluminense, Atlético-MG, Libertadores
© Lucas Mercon/Fluminense F. C./Direitos Reservados

O Fluminense partiu na frente do Atlético-MG na disputa por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. Isto porque a equipe das Laranjeiras derrotou o Galo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (18) no estádio do Maracanã, na partida de ida das quartas de final da competição continental.

Com este resultado, o Tricolor joga a partida de volta das quartas, na próxima quarta-feira (25) em Belo Horizonte, com a possibilidade de avançar na competição mesmo em caso de empate. Já o Atlético tem a obrigação da vitória para conseguir se classificar.

Diante de mais de 54 mil torcedores, o Fluminense garantiu a vitória com um gol de Lima. O meio-campista marcou de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo, após bela jogada de Keno pela ponta esquerda.

Também no Rio de Janeiro, mas no estádio Nilton Santos, Botafogo e São Paulo ficaram no 0 a 0 em partida transmitida pela Rádio Nacional. Agora o Alvinegro e o Tricolor voltam a medir forças em busca da classificação para a semifinal da Libertadores na próxima quarta no estádio do Morumbis.

Leia mais

Banner B Card Seridó
FRANCISCO DO PT BLOG

Esclarecendo que o problema recentemente ocorrido no Hospital Walfredo Gurgel já havia sido resolvido, como o da falta de água devido ao rompimento da tubulação, o deputado Francisco do PT citou ações do governo que contribuem para a saúde e segurança. Pronunciamento se deu durante a sessão plenária desta terça-feira (17), na ALRN.

“O Walfredo Gurgel está no momento passando por quatro obras que totalizam cerca de R$ 9 milhões e nos investimentos para a Saúde por parte do governo vem aí um hospital metropolitano orçado em R$ 184 milhões para desafogar o Walfredo”, informou.

Líder do Governo do RN na Casa, o parlamentar explicou que a falta de água foi momentânea e já resolvida, por isso atingiu o setor de Nutrição, que já retomou o fornecimento de alimentação regular.

“O que acho interessante, é que os problemas do Walfredo são estruturais, de décadas, desde que ele existe. Não estou para negar que tem problemas, mas querem fazer o povo acreditar que são problemas de agora”, disse.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
ELETRISCISTAS 1 BLOG

O momento mais esperado por 26 mulheres e homens que formaram a 19ª Turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Cosern chegou nessa terça-feira, 17 de setembro. Elas e eles receberam o Diploma de Formação do Curso de Eletricistas de Redes de Distribuição, cujas aulas foram ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), e estão aptas e aptos a trabalharem em qualquer empresa do setor elétrico nacional.

A cerimônia de formatura ocorreu na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), em Caicó, onde a Neoenergia Cosern realizou, na mesma data, a doação de um sistema solar fotovoltaico com aproximadamente 300 módulos.

“A cada formatura da nossa Escola de Eletricistas, percebemos o quão importante esse projeto é para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. São homens e mulheres que passam a ter uma qualificação para o desempenho de um serviço essencial à população, sempre priorizando a segurança, e dispostas e dispostos a prestarem um serviço de excelência. A qualificação profissional gera mais oportunidades de empregos formais, com bons salários e esses profissionais diplomados(as) poderão concorrer a vagas dentro do próprio Grupo Neoenergia e nas demais empresas de distribuição de energia no país”, destaca Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.

Até hoje, no Rio Grande do Norte, a Escola de Eletricistas da Neoenergia formou 475 profissionais. Desses, 349 são homens e 126, mulheres. Hoje, a Neoenergia Cosern conta com 47 mulheres eletricistas em seu quadro próprio de colaboradores.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
CAMINHOS MOSSORÓ FIERN

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promove, no dia 27, a edição Mossoró do Fórum Caminhos do RN com os candidatos a prefeito desse município. O Fórum acontece no Hotel Thermas a partir das 9h. A FIERN convidou os três candidatos a Prefeito de Mossoró cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados: Lawrence Amorim (PSDB), Genivan Vale (PL) e Allyson Bezerra (UB).

Na ocasião, os candidatos convidados poderão apresentar os planos de governo, bem como receber a Agenda Caminhos do RN – Eleições Municipais Mossoró, com as propostas do setor industrial, elaborada pela FIERN por meio do Observatório da Indústria MAIS RN e Unidade de Desenvolvimento Industrial. A agenda reúne a visão da indústria sobre os eixos Educação, Segurança Pública, Parceria Pública-Privada (PPPs), Infraestrutura e Urbanismo e Empreendedorismo e Ambiente de Negócios.

“Assim como fizemos em Natal, na última terça (17), a Federação das Indústrias dará a sua contribuição ao processo eleitoral com sabatina dos candidatos a prefeito de Mossoró. O evento é uma oportunidade para os candidatos apresentarem, individualmente, as suas propostas e sua visão para a economia e o ambiente de negócios da maior cidade da Região Oeste do estado e, ao mesmo tempo, de conhecerem melhor as demandas da indústria com a entrega da Agenda Caminhos do RN para os candidatos, reunindo eixos que a FIERN considera prioritários para o desenvolvimento municipal”, ressalta o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

Serquiz fará a abertura do evento, que será seguida de exposição dos candidatos. Cada um deles estará no auditório em horários específicos. Após suas considerações finais, o candidato deixa o local e poderá conceder coletiva à imprensa.

Leia mais

Banner FCST
cats

No mês de setembro, o filme O Alecrim e O Sonho será apresentado em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte, chegando a Currais Novos nesta quinta (19) e a Acari e Caicó na sexta-feira (20). Após uma temporada de sucesso em Natal, o longa-metragem potiguar, dirigido por Valério Fonseca, continua seu circuito de exibições gratuitas. 

A turnê pelo interior do estado começou na cidade de Alexandria, e se estende até o final do mês, com a última exibição programada para o dia 28 de setembro. As últimas cidades que receberão o filme são Touros e Sagi. 

Entusiasmado com essa nova etapa, o diretor Valério Fonseca comenta sobre a importância de levar O Alecrim e O Sonho para o interior do estado: “O cinema é uma ferramenta poderosa de transformação e, ao levarmos O Alecrim e O Sonho para essas cidades, estamos não só democratizando o acesso à cultura, mas também valorizando e fortalecendo a identidade potiguar. É uma oportunidade de dialogar com novos públicos, de compartilhar nossas histórias e de fazer com que mais pessoas se reconheçam na tela. Para mim, isso é a essência do cinema“, reflete.

Sobre o filme

Leia mais

Banner Arleide Ótica
NOTA

Confira a nota divulgada pela organização do debate que acontecerá nesta quinta-feira (19), no auditório da Faculdade Santa Teresinha, em Caicó, informando sobre ofício assinado pela assessoria jurídica da campanha do prefeito Dr. Tadeu, candidato a reeleição, onde confirma sua não participação no evento.

Nota

A assessoria jurídica da coligação “Pra Caicó Seguir Mudando”, que tem o prefeito Dr. Tadeu como candidato à reeleição e vice Toinho Santiago, comunicou na tarde desta quinta-feira (18) que ele não participará do debate que acontecerá na Faculdade Caicoense Santa Teresinha (FCST), pr nesta quinta-feira (19), às 19h, no auditório da referida instituição de ensino superior.

De acordo com a coligação, a decisão foi tomada devido à necessidade de conciliar a agenda administrativa do exercício do cargo de prefeito com os compromissos da campanha de reeleição. Em nota, a assessoria destacou: 

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Douradina (MS) 06/08/2024 - Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, delimitado pela Funai em 2011, onde ocorreu um ataque armado de fazendeiros que deixou 10 indígenas Guarani-Kaiowá feridos.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil
Douradina (MS) 06/08/2024 - Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, delimitado pela Funai em 2011, onde ocorreu um ataque armado de fazendeiros que deixou 10 indígenas Guarani-Kaiowá feridos.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

O secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Luis Ventura, afirma que, atualmente, as forças de segurança pública que atuam na Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João (MS), exercem a função de segurança privada para atender a interesses particulares. A avaliação foi compartilhada em entrevista concedida hoje (18), à Agência Brasil e tem como contexto a sobreposição da Fazenda Barra, onde o jovem Neri Guarani Kaiowá foi executado com um tiro na cabeça. 

As suspeitas são de que os autores dos disparos, que atingiram outros indígenas, com balas de borracha e munição letal, são policiais militares. A vítima tinha 23 anos e deixou um filho de 11 meses. Há 40 anos, Marçal de Souza Tupã’i, um dos maiores líderes do povo guarani kaiowá, foi assassinado no mesmo território, com cinco tiros, dentro de sua casa, que ficava na aldeia Campestre.

Para Ventura, a crítica quanto ao desvio de finalidade serve, sobretudo, à Polícia Militar. “Eles dizem que estão cumprindo uma decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), mas isso não é verdade. A decisão que existe não é nenhuma ordem de despejo nem de reintegração de posse, nem permite que a Polícia Militar hostilize a comunidade. A única coisa que permitem, e isso já é grave, é que a corporação esteja na área, para garantir a segurança”, observa. 

O primeiro ataque, na onda mais recente de violência contra os guarani kaiowá, ocorreu no último dia 12 de setembro. Segundo o secretário do Cimi, no dia seguinte, durante uma passagem pela TI, algo inquietou as autoridades integrantes da Missão de Direitos Humanos organizada pelo Coletivo de Solidariedade e Compromisso aos Povos Guarani: o desprezo manifesto dos agentes de segurança contra os indígenas. 

Leia mais

VIGGO BANNER
TADEU NO DOM WAGNER 2 BLOG

Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Caicó e candidato à reeleição, Dr. Tadeu, visitou o Centro Pastoral Dom Wagner ao lado do professor e coordenador do Plano de Governo Sérgio André. Durante a ocasião, eles se reuniram com representantes da Cárita, Grupo de Mulheres, Pastoral da Criança e do Adolescente, além do administrador diocesano, Padre Edson, para discutir projetos e avanços em prol da comunidade.

Dr. Tadeu aproveitou a oportunidade para destacar importantes conquistas de sua gestão, além de apresentar o projeto para os próximos anos. Entre os temas abordados, o prefeito ressaltou a criação da Secretaria da Agricultura Familiar, que terá um papel crucial no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres da zona rural.

Ele também enfatizou a importância da economia solidária, destacando que a nova secretaria promoverá iniciativas que incentivem a cooperação e a autossustentabilidade, oferecendo mais oportunidades para pequenos produtores e grupos comunitários.

“A economia solidária é um caminho para o desenvolvimento justo, onde o apoio mútuo fortalece nossa gente e a produção local”, afirmou.

Leia mais

Banner FCST
SANDRA E AIRTON HOJE blog

Os candidatos da coligação Caicó Pode Maia, Sandra Kelly (prefeita) e Airton Dias (vice), promoveram mais um Giro 77, nesta quarta-feira (18), na zona norte. Acompanhados pelos candidatos a vereador percorreram os bairros Serrote Branco, Recreio e Vila do Príncipe.

Um dos pontos visitados foi a orla do Açude Recreio, onde já existe um calçadão usado para caminhada e uma Academia Popular. Considerado o segundo reservatório mais antigo do país, o local carece de infraestrutura adequada.

“O Açude Recreio tem um grande potencial turístico. Embora tenha esse aspecto de cartão-postal, precisa de revitalização, retirada dos esgotos que poluem suas águas e investimentos em equipamentos turísticos. Para isso, vamos buscar parcerias com o governo federal”, disse Sandra Kelly.

Leia mais

Banner B Card Seridó

O governo do Rio de Janeiro autorizou nesta quarta-feira (18) a reabertura das unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), após queda no número de focos de incêndio florestais. Das 39 unidades, 11 são parques que podem receber novamente visitação pública, sem restrições.

Os parques foram fechados no último fim de semana devido aos diversos focos de incêndio florestais em todo o território fluminense. A medida de fechamento teve como objetivo ajudar a conter as chamas, proteger a população e permitir que o corpo técnico fosse concentrado para o combate aos incêndios. Mais de 3.500 hectares de área foram queimados apenas em áreas de conservação. 

O Corpo de Bombeiros já extinguiu  mais de 1.442 incêndios florestais em todo o estado desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, na última quinta-feira (12). Às 20h desta quarta-feira (18), havia seis focos ativos sendo combatidos pelos bombeiros militares.

Mais de 1.100 militares foram mobilizados para este período e mais de 170 guarda-parques estão atuando para extinguir o fogo que atingiu as unidades de conservação. Profissionais da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros seguem monitorando as condições meteorológicas e climáticas no estado. 

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

O governo do estado de São Paulo anunciou assinou nesta quarta-feira (18) contrato com a empresa Motorola para a compra de 12 mil câmeras corporais para a Polícia Militar. Compra foi criticada por prever mudanças na forma de acionamento do equipamento.

O modelo previsto no contrato assinado hoje não realiza gravação ininterrupta, ou seja, o policial ou a corporação acionarão o equipamento quando desejarem, ponto criticado por entidades de direitos humanos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual isso é compensado por outras funcionalidades, como o acionamento automático, por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e acionamento manual pelo próprio policial.

O novo contrato terá o custo de R$ 51,9 milhões por ano, enquanto o edital atual custa R$ 96 milhões por ano. De acordo com a SSP, os novos equipamentos terão funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade, com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras inovações, o que, para a secretaria, é um modernização do serviço atualmente em operação.

“O dispositivo possui capacidade técnica para integrar as imagens com o Programa Muralha Paulista, além da identificação de foragidos da Justiça”, detalha nota da entidade. Críticas ao Muralha Paulista dizem que o programa aumenta a vigilância ostensiva sem critérios claros e reforça preconceitos em abordagens.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
SELETIVO SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS BLOG

Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES – PB) divulgou a abertura de inscrições para um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo preencher 10 vagas para Tutores-Docentes, além de formar cadastro reserva.

Segundo o edital, as oportunidades são para candidatos de nível superior.

Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 20 horas semanais de trabalho, com bolsa, que deverá ser paga pelo período de oito meses, no valor de R$ 2.200,00.

Para participar

Leia mais

Banner Arleide Ótica
CONCURSO DA UFRN IMD blog

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou, nesta segunda-feira, 16, edital de novo concurso público com quatro vagas para docência no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). As oportunidades são para professores da área de tecnologia, com especialidades em Inteligência Artificial e Internet das Coisas, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial Generativa e MLOPs.

As inscrições para a seleção acontecerão entre os dias 30 de setembro e 18 de outubro e devem ser feitas por meio do site do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), na aba “Concursos”. As oportunidades contam com remuneração de R$ 11.481,64 (salário acrescido de benefícios), com regime de trabalho de dedicação exclusiva. Uma vez selecionados, os novos docentes atuarão no âmbito do IMD, que conta com diferenciais institucionais.

Exemplos dessas vantagens são os programas de pós-graduação que o IMD possui, além do fato da Unidade ser sede de um parque tecnológico, o Metrópole Parque, possuir uma Diretoria de Projetos – a qual rege uma série de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) – e ainda ser constituído como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Aberto a candidatos com doutorado, o concurso público consiste ainda em uma oportunidade para profissionais de todo o Brasil também desfrutarem da residência em Natal, polo turístico mundialmente conhecido por suas praias, clima estável e atrativos de verão.

Leia mais

VIGGO BANNER
O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo
© REUTERS / Amanda Perobelli/Proibida reprodução
O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo
© REUTERS / Amanda Perobelli/Proibida reprodução

Levantamento feito em 27 hospitais públicos e filantrópicos do país mostra que, de janeiro a agosto, as internações causadas por doenças respiratórias aumentaram 27,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em valores, as internações custaram, em 2024, R$ 11 milhões a mais do que o registrado no mesmo período de 2023. Os dados são da Planisa, empresa de gestão hospitalar.

“O aumento nos custos hospitalares é significativo, indicando um impacto econômico considerável para os hospitais. O valor estimado de R$ 11 milhões reflete a pressão financeira adicional que os hospitais enfrentam devido ao aumento das internações e ao aumento nos custos diários de tratamento”, destacou o especialista em gestão de custos hospitalares e diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo.

De acordo com o diretor, para administrar o número maior de pacientes e a elevação dos custos operacionais, os hospitais terão de investir em estratégias de prevenção, como incentivar a vacinação contra doenças respiratórias e doenças sazonais cujo aumento da incidência pode estar relacionado a condições climáticas adversas.

“[Os hospitais deverão] adaptar o planejamento para lidar com picos sazonais e eventos climáticos extremos, como otimizar a alocação de leitos, pessoal e outros recursos, além de revisar e atualizar continuamente os protocolos e práticas hospitalares”, acrescentou.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
CERES CAICÓ A BLOG

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoceres) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) está com inscrições abertas para o curso preparatório para a seleção do mestrado acadêmico em Geografia. O curso visa proporcionar uma formação inicial sobre pesquisa em Geografia, abordando métodos, técnicas e fundamentos teóricos essenciais para a elaboração de projetos de pesquisa na área.

O curso ocorrerá de 23 a 27 de setembro, com a seguinte programação: no dia 23, haverá a apresentação do programa e da seleção do mestrado; no dia 24, será abordado o roteiro para a redação de projeto de pesquisa; no dia 25, serão discutidas as metodologias da pesquisa em Geografia; no dia 26, será abordada a escrita acadêmica na ciência geográfica; e, por fim, no dia 27, será tratado o currículo Lattes e documentos comprobatórios.

Os encontros serão presenciais, das 19h às 22h, no Auditório da Pós-Graduação do Ceres. Serão oferecidas 40 vagas para graduandos em Geografia do Ceres, a partir do oitavo período da graduação, e 40 vagas para graduados em Geografia ou áreas afins. As inscrições podem ser feitas neste link, com o envio do histórico acadêmico ou do diploma no momento da inscrição.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: geoceres.ufrn@gmail.com.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Brasília (DF), 17/09/2024 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante solenidade de assinatura de convênio entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 17/09/2024 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante solenidade de assinatura de convênio entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O corte de 0,5 ponto na taxa básica de juros nos Estados Unidos veio com atraso, disse nesta terça-feira (18) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a decisão do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) iniciará um ciclo duradouro de reduções de juros que beneficiará todo o planeta.

“Penso que [o corte de juros nos Estados Unidos] veio um pouco atrasado, mas veio. Nós estávamos esperando para junho o corte do Banco Central americano. Teve uma pequena turbulência no começo do ano que, de certa maneira, causou alguma turbulência em todos os mercados. O dólar subiu] aqui, mas penso que agora [o Fed] deve entrar em uma trajetória de cortes. Eu penso que isso vai ser duradouro”, declarou Haddad ao deixar o Ministério da Fazenda.

Segundo Haddad, o início dos cortes de juros nos Estados Unidos trará mais previsibilidade para a economia global e evitará a volatilidade no mercado financeiro nos próximos anos. “Não acredito que em 2025, 2026, nós tenhamos surpresas. O que é ótimo para o Brasil e para o mundo. Porque isso dá um alívio doméstico grande e nos coloca uma responsabilidade de continuar fazendo um trabalho de arrumação da casa aqui para colher os frutos desses ventos favoráveis”, concluiu o ministro.

Em relação à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a Taxa Selic – juros básicos da economia – para 10,75% ao ano, Haddad não quis fazer comentários. Apenas disse que o aumento de 0,25 ponto não lhe causou surpresas.

Leia mais

Banner FCST
Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o ciclo de cortes da taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas de políticos e do setor produtivo. Na avaliação deles, a elevação dos juros em 10,75% ao ano ameaça a recuperação da economia, especialmente quando os Estados Unidos começaram a cortar os juros.

Em postagem na rede social Bluesky, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PR), classificou de injustificada a decisão do Copom.

“No dia em que os Estados Unidos cortam 0,5 ponto nos juros, tendência mundial, o BC [Banco Central] do Brasil sobe taxa para 10,75% [ao ano]. Além de prejudicar a economia, vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública. Dinheiro que sai de educação, saúde, meio ambiente para os cofres da Faria Lima. Não temos inflação que justifique isso!”, criticou a parlamentar.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão do Copom foi excessiva para controlar a inflação. Segundo a entidade, a medida só vai impor restrições adicionais à atividade econômica, com reflexos negativos sobre o emprego e a renda, enquanto as economias desenvolvidas começam a reduzir os juros.

Leia mais

Banner FCST
São Paulo (SP), 17/09/2024 - A presidenta da Fundação Nacional de Artes - Funarte, Maria Marighella, participa da abertura do Seminário Internacional de Políticas Públicas para as Artes: Imaginando Margens, realizado pela Funarte, Sesc São Paulo e Ministério da Cultura, no Sesc 14 Bis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 17/09/2024 - A presidenta da Fundação Nacional de Artes - Funarte, Maria Marighella, participa da abertura do Seminário Internacional de Políticas Públicas para as Artes: Imaginando Margens, realizado pela Funarte, Sesc São Paulo e Ministério da Cultura, no Sesc 14 Bis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza até esta quinta-feira (19) o Seminário Internacional de Políticas Públicas para as Artes: Imaginando Margens, em parceria com o Sesc São Paulo.

Sediado no Sesc 14 Bis, no centro da capital paulista, e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da fundação, o evento, aberto na terça-feira, dá início às discussões públicas da Política Nacional das Artes (PNA), esforço de reorganização do fomento ao setor e demanda direta da 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em março deste ano. A PNA pretende estabelecer as diretrizes para os próximos programas e ações públicos de investimento no setor.

 

Na abertura, a atriz e cantora Zezé Motta fez a leitura pública de uma carta para as artes brasileiras de ontem, hoje e amanhã. Em seguida, a presidente da Funarte, Maria Marighella, falou sobre o compromisso da fundação com a promoção dos espaços de debates e reflexão. “Este seminário é parte de um segundo ciclo na atuação da Funarte rumo à implementação da Política Nacional das Artes”, disse Maria. Segundo ela, quem tem assento são os trabalhadores das artes na sua diversidade: artistas, educadores, gestores, técnicos, pesquisadores, curadores e comunicadores. 

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O ministro Marco Aurélio Belizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu suspender a decisão da Justiça do Trabalho que condenou o ex-prefeito de Tamandaré (PE) Sergio Hacker e a esposa, Sari Corte Real, ao pagamento de R$ 1 milhão em danos morais à família do menino Miguel, que morreu em 2020.

Na decisão, proferida no dia 6 de setembro, o ministro aceitou analisar um conflito de competência protocolado pela defesa de Sari. Os advogados alegaram que a decisão que condenou o casal não poderia ser proferida pela Justiça Trabalhista.

Ao analisar o caso, o ministro entendeu que a condenação deve ser suspensa de forma provisória até decisão final do STJ sobre a questão.

“A princípio, a competência seria da Justiça comum, motivo pelo qual se mostra prudente o sobrestamento da reclamação trabalhista”, decidiu o ministro.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Logo da plataforma X, Twitter. Foto: X/Divulgação
© X/Divulgação
Logo da plataforma X, Twitter. Foto: X/Divulgação
© X/Divulgação

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou nesta quarta-feira (18) que uma atualização operacional realizada pela rede social X permite que usuários de internet passem a acessar a plataforma. 

A rede está suspensa desde o início deste mês por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No entanto, na manhã de hoje, usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma de forma livre, sem acesso por meio de aplicativos de Virtual Private Network (VPN), mecanismo usado para burlar a suspensão.

Nos bastidores, a atualização da rede social é vista pelo Supremo e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como uma forma de burlar a suspensão.

Em nota à imprensa, a Abrint explicou que a rede X trocou o endereço eletrônico que foi bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, empresa norte-americana especializada na segurança de sites.

Leia mais

VIGGO BANNER
Brasília (DF), 18/09/2024 - O guardião da Casa de Cerimônias Indígenas Bahsakewi'í, Álvaro tucano fala sobre incendio no Setor Noroeste em Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
© Wilson Dias
Brasília (DF), 18/09/2024 - O guardião da Casa de Cerimônias Indígenas Bahsakewi'í, Álvaro tucano fala sobre incendio no Setor Noroeste em Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
© Wilson Dias

Cerca de 20 indígenas da etnia Tukano que residem em área destinada no Setor Noroeste, em Brasília, foram surpreendidos com incêndio que começou às 7h40 da manhã da última segunda-feira (16,) próximo à casa Yepá-Mahsã, onde residem.

A casa fica na altura das quadras 706/707 do Noroeste, tem acesso ao lado direito da igreja evangélica Núcleo da Fé, e fica aos fundos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

De acordo com Álvaro Tukano, líder da etnia, o incêndio foi proposital. “Estamos na beira da estrada, naquela hora da manhã estava frio. O que ocorreu foi criminoso”, disse à Agência Brasil. O indígena, no entanto, não apresentou denúncia à polícia e não tem suspeitos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi chamado pelos indígenas duas vezes no dia. No início da manhã para debelar o incêndio e depois das 10h após o fogo voltar a queimar a mata do cerrado.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Brasília (DF), 18/09/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de sanção do Projeto de Lei nº 1829/2019, que atualiza e moderniza a Lei Geral do Turismo, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR
Brasília (DF), 18/09/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de sanção do Projeto de Lei nº 1829/2019, que atualiza e moderniza a Lei Geral do Turismo, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

A nova Lei Geral do Turismo, sancionada nesta quarta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passa a permitir que empresas aéreas possam acessar, por meio de empréstimos subsidiados, recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que somam cerca de R$ 8 bilhões. Os recursos servirão para ampliação e renovação da frota e para custear o querosene de avião nos estados da Amazônia Legal. 

Discutidas há cerca de duas décadas, as mudanças na lei do turismo foram aprovadas no fim do mês passado no Congresso Nacional, com novas regras e incentivos para a expansão do setor no Brasil, que responde por cerca de 7% da economia do país, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB).

“É preciso que a gente crie condições para que as pessoas das camadas mais baixas tenham o direito de viajar. E cabe ao Estado garantir condições de transporte, de estradas, preços competitivos”, afirmou o presidente Lula, durante a cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto. 

Segundo ele, a aprovação da lei é uma oportunidade de fazer do turismo uma indústria poderosa. “Não apenas na perspectiva do turismo de fora para dentro, que é muito importante porque é dólar, mas o turismo interno. Nós temos uma população de 213 milhões de habitantes”, acrescentou.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
FILME POTIGUAR 2 BLOG

No mês de setembro, o filme O Alecrim e O Sonho será apresentado em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte, chegando a Currais Novos nesta quinta (19) e a Acari e Caicó na sexta-feira (20). Após uma temporada de sucesso em Natal, o longa-metragem potiguar, dirigido por Valério Fonseca, continua seu circuito de exibições gratuitas. 

A turnê pelo interior do estado começou na cidade de Alexandria, e se estende até o final do mês, com a última exibição programada para o dia 28 de setembro. As últimas cidades que receberão o filme são Touros e Sagi. 

Entusiasmado com essa nova etapa, o diretor Valério Fonseca comenta sobre a importância de levar O Alecrim e O Sonho para o interior do estado: “O cinema é uma ferramenta poderosa de transformação e, ao levarmos O Alecrim e O Sonho para essas cidades, estamos não só democratizando o acesso à cultura, mas também valorizando e fortalecendo a identidade potiguar. É uma oportunidade de dialogar com novos públicos, de compartilhar nossas histórias e de fazer com que mais pessoas se reconheçam na tela. Para mim, isso é a essência do cinema”, reflete.

Sobre o filme

Leia mais

VIGGO BANNER
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

Em comunicado, o Copom justificou a alta dos juros baseada nos seguintes fatores: resiliência na atividade econômica, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo (economia caminhando para consumir mais que a capacidade de produção), alta das estimativas para a inflação e desancoragem das expectativas de inflação. Em relação ao futuro, o texto foi vago sobre a intensidade e a duração do ciclo de alta dos juros.

“O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo ora iniciado serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, informou o Copom.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
torneira_de_agua.jpg
© Agência Brasil/EBC
torneira_de_agua.jpg
© Agência Brasil/EBC

A cidade de Santana do Seridó teve o sistema paralisado na madrugada desta quarta-feira (18). Vândalos danificaram a captação do açude Caldeirão e paralisaram o envio de água. A previsão é finalizar o conserto no início da noite de hoje. Após religar o sistema são necessárias 48 horas para normalização do envio de água. A recomendação é que a população utilize água de forma racional e armazene de forma segura durante a interrupção emergencial do abastecimento.

A Caern registou Boletim de Ocorrência e vai trabalhar em conjunto com a polícia para identificar os responsáveis pelo dano material e que traz prejuízo para o abastecimento de toda Santana do Seridó. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realiza a Operação Sucata. Ela tem o objetivo de fiscalizar, reprimir e punir a receptação de materiais furtados de empresas públicas e privadas. A população pode ajudar dando informações de forma anônima no Disque Denúncia que é o 181.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
dólar
© REUTERS/Mike Segar/Diretos reservados
dólar
© REUTERS/Mike Segar/Diretos reservados

Refletindo a queda inesperada de 0,5 ponto nos juros norte-americanos e à espera da decisão sobre a taxa básica no Brasil, o mercado financeiro teve mais um dia dividido. O dólar caiu pela sexta vez seguida e atingiu o menor valor em um mês. A bolsa de valores recuou pela segunda vez consecutiva, chegando ao patamar mais baixo em 35 dias.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (18) vendido a R$ 5,463, com queda de R$ 0,026 (-0,47%). A cotação operou em leve baixa na maior parte do dia, mas despencou a partir das 15h, quando o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) surpreendeu o mercado e cortou os juros básicos dos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual.

A moeda norte-americana está no menor valor desde 19 de agosto, quando tinha fechado em R$ 5,41. A divisa acumula queda de 3,4% desde o último dia 10, mas acumula alta de 12,57% em 2024.

O alívio não se repetiu no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 133.748 pontos, com recuo de 0,9%. A queda no preço internacional do petróleo e o recuo de ações de empresas ligadas ao consumo influenciaram as negociações. O indicador está no menor patamar desde 14 de agosto.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde prevê que a vacina contra o rotavírus seja aplicada em esquema de duas doses, aos 2 e aos 4 meses de vida. A doença infecta todas as crianças, mas a imunização previne complicações e quadros graves. A estimativa é que 40% das internações por diarreia em menores de 5 anos de idade sejam causadas pela infecção, sendo que prematuros e recém-nascidos passaram a ser os grandes alvos.

O alerta foi feito nesta quarta-feira (18) pelo secretário do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Daniel Jarovsky. Ao participar da 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, ele lembrou que o rotavírus ainda responde como a principal causa de mortalidade na África e Ásia, sobretudo em países que não promovem a imunização. “Há um impacto extremamente importante da vacina em cenários de saúde pública”, disse. 

Jarovsy disse que estudos recentes indicam que bebês com até 42 dias de vida apresentam risco 2,5 vezes maior de complicações e hospitalizações pela doença, uma vez que podem ser expostos ao vírus, por exemplo, por meio de irmãos que já frequentam a escola, mas antes de atingirem a idade mínima para imunização. “A doença está sendo controlada na criança mais velha, enquanto os não vacinados se resumem aos menores de 2 meses”. 

Em meio a um aumento de cerca de 40% nos nascimentos prematuros, surge ainda o que o pediatra se refere como “dilema” envolvendo a imunização contra o rotavírus em unidades de terapia intensiva (UTI) neonatais. “Prematuros e não vacinados passaram a ser os grandes alvos do rotavírus”, reforçou. Como a vacina utiliza o vírus vivo atenuado, não há consenso entre os profissionais de saúde acerca da imunização nesse tipo de ambiente. 

Leia mais

Pesquisar