A professora Janine Braz, da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), foi selecionada para realizar o 1º Treinamento em Microscopia Eletrônica Aplicada às Ciências da Vida, organizado pelo Centro de Microscopia da UFMG. A iniciativa teve o apoio da BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), uma rede científica apoiada pela Chan Zuckerberg Initiative.
Esse treinamento foi oferecido na modalidade remota, síncrona e assíncrona, para o módulo teórico. Já a modalidade hands-on ocorreu presencialmente no período de 9 a 13 de setembro deste ano, sendo a professora Janine Braz a única representante do Rio Grande do Norte selecionada dentre os mais de 150 inscritos no país.
O treinamento teórico abordou os princípios e aplicações de Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), a preparação das amostras, a aquisição e as análises das imagens. Já as atividades práticas foram realizadas nas instalações do Centro de Microscopia da UFMG, campus Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesse momento, os participantes foram estimulados a desenvolver habilidades técnicas essenciais na utilização do microscópio eletrônico de transmissão.
De acordo com a professora, a iniciativa além de possibilitar uma imersão na técnica para a aplicação na área da saúde e de biomateriais, nas quais atua, também foi uma oportunidade de formação de multiplicadores em microscopia eletrônica de transmissão para as demais regiões do país. “Esse treinamento estabeleceu redes de colaboração em microscopia não apenas com a UFMG, mas com pesquisadores do Ceará, Pará e de Pernambuco, que podem auxiliar a inovar na utilização da microscopia eletrônica nas UF do nosso estado”, afirmou a professora.
O Centro de Microscopia da UFMG foi inaugurado em 2006 e em 2018, tornou-se uma instalação nacional, multidisciplinar e multiusuário, com suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pública brasileira de fomento a empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O local possui cerca de 1.100m² e mais de 30 profissionais qualificados em microscopia avançada e microanálise em diferentes áreas do conhecimento. Além da microscopia eletrônica de transmissão, é possível utilizar a Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV; Feixe de Íons Focalizados – FIB/MEV (Feixe Duplo); Microscopia de Varredura por Sonda – AFM; Microscopia de Varredura por Sonda – STM-UHV; Analisador de Liberação Mineral – ML; Microanálise usando WDS, EDS e EELSA; Difração de Elétrons: EBSD, SAED, CBED, LACBED, μD; Microscopia de Fluorescência (Apotome.2) e ( CLEM); Preparação de amostras de materiais e amostras geológicas; Preparação de amostras biológicas; e Microscopia de Varredura de Impedância de Microondas.