A Arquidiocese de Natal celebrará o encerramento da festa dos Santos Mártires 2024 na próxima quinta-feira (3), feriado estadual. Há possibilidade do Governo do Estado decretar ponto facultativo na sexta-feira. Se isso acontecer, o final de semana das eleições serão um feriadão.
No dia 3 de outubro, a programação da festa será intensa, iniciando às 4h, com uma caminhada de Macaíba para o Santuário dos Mártires, em Uruaçu. Às 5 horas da manhã, haverá celebração eucarística, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova.
Também, pela manhã, serão celebradas mais três missas: às 7h, às 9h e às 10 horas. Ao meio-dia, o arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa. Às 15h, haverá a recitação do Terço da Misericórdia.
Às 16 horas, será celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso. A recitação do Terço da Misericórdia e a missa de encerramento serão transmitidas pela TV Canção Nova. Após a missa, acontecerá o show com o Padre Fábio de Melo, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante, encerrando a festa dos Santos Mártires 2024.
A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Santos Mártires 2024 desde o dia 22 de setembro. A abertura da programação foi feita na 21ª Moto romaria, partindo do Santuário dos Santos Mártires, às 9 horas, com destino a Uruaçu. Também, naquele domingo, houve celebração de missa às 5h e às 10h30.
Nos demais dias, a programação contou com missas em diferentes horários. As celebrações foram transmitidas ao vivo pelo canal da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, e da Livre TV, no Youtube.
Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro. A lei que criou o feriado estadual é de dezembro de 2006.