A Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou na coleta de 1.645 amostras de DNA de familiares. Esse material genético corresponde a 1.292 casos de pessoas desaparecidas e foi colhido durante a primeira etapa da ação, que ocorreu de 26 a 30 de agosto.
Entre os familiares que participaram das coletas, estão, principalmente, filhos, pais e irmãos. Para auxiliar nas identificações, são empregadas técnicas de comparação genética entre as amostras de DNA fornecidas e as amostras existentes nos bancos estaduais e nacional de perfis genéticos. Na primeira fase da mobilização, foram coletadas amostras de saliva em cerca de 300 postos distribuídos por todo o Brasil.
A diretora do Sistema Único de Segurança Pública, da Senasp, Isabel Figueiredo, pontua que a coleta de material genético de familiares próximos é uma etapa fundamental para trazer respostas para quem vive a angústia da procura pelo ente querido. “A primeira fase foi uma força-tarefa que envolveu diversos órgãos estaduais e federais com o objetivo de dar agilidade aos processos de localização de desaparecidos. No entanto, é importante lembrar que a coleta de DNA pode ser feita ao longo de todo o ano”, reforça Isabel.
Ainda estão previstas mais duas etapas da mobilização, em datas a serem definidas. Na segunda fase, o objetivo será coletar impressões digitais e material genético de pessoas vivas que não têm identidade conhecida. Já a fase final, chamada de análise do passivo, será focada em pesquisas de impressões digitais de pessoas falecidas sem identificação e que ainda não foram processadas pelas unidades federativas. Esses dados serão comparados com os registros disponíveis nos bancos de biometria.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia no período de 9 a 11 de outubro a Feira do Livro de Mossoró. Este ano, o evento celebra sua retomada no calendário cultural da cidade e abre suas portas nesta quarta-feira, 09 de outubro, às 19h30, com um tributo especial ao poeta Antônio Francisco. Aos 75 anos, o poeta será o grande homenageado da cerimônia de abertura, que ocorrerá no “Palco das Letras”, na Faculdade de Educação, Campus Mossoró.
A homenagem será conduzida pelo poeta Jadson Lima, um jovem escritor do bairro Bom Jesus, conhecido por sua conexão com a cultura popular e o lirismo que marca a poesia de Antônio Francisco. O evento, organizado pelo jornalista Rilder Medeiros, tem como destaque a parceria com a Uern, que, segundo o organizador, tem sido fundamental para a realização da Feira.
“A parceria com a Uern é o que tem viabilizado a realização do evento, ainda mais por ser dentro do espaço universitário num ambiente de leitura”, afirmou Medeiros, reforçando o papel da universidade na manutenção da feira.
A reitora Cicília Maia convida a comunidade a prestigiar a Feira do Livro: “Esse evento é um marco para nossa cidade e tem como objetivo incentivar a leitura e a educação. Tudo a ver com a Uern. Temos muita alegria em abrir nossas portas para escritores e amantes da leitura. Não deixem de conferir a programação, levem seus filhos, estudantes e vamos prestigiar esse belíssimo evento”, afirmou a reitora Cicília Maia.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital de seleção para o curso de doutorado em 2025.
O processo seletivo, que segue as normas estabelecidas por resoluções internas da UFPB, tem como objetivo regulamentar o ingresso de novos estudantes e atende ao Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 936772/2022, firmado entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade.
As inscrições ocorrerão entre os dias 23 e 29 de outubro deste ano, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB. Para efetivar a inscrição, as pessoas candidatas devem preencher um formulário online e anexar, em formato PDF, os documentos exigidos pelo edital. A falta de documentação completa resultará no indeferimento da inscrição.
A seleção contará com duas etapas: análise do pré-projeto de tese, que terá peso 4 e caráter eliminatório, e análise curricular, com peso 6 e caráter classificatório. Para serem aprovadas e aprovados, as pessoas candidatas deverão obter nota mínima de 7,0 na primeira etapa.
Estudo realizado por pesquisadores da UFRN utilizou o Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD), unidade de supercomputação da UFRN, vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD), para processar o sequenciamento de DNA e RNA em vírus de esgotos de Natal. A vigilância viral e a compreensão das amostras forneceram contribuições significativas para orientar políticas e intervenções de saúde pública no Brasil.
A análise das águas residuais aplicou técnicas de sequenciamento para identificar e caracterizar a diversidade viral. As amostras foram coletadas semanalmente durante um ano, nas estações de tratamento de Baldo, Ponta Negra e Beira Rio, em Natal. A construção de redes de interação durante a análise de dados teve apoio do NPAD, uma vez que com a utilização de diferentes ferramentas computacionais é possível identificar as espécies presentes e estabelecer relações ecológicas.
“Analisar a comunidade viral presente no esgoto pode oferecer informações valiosas sobre a diversidade de doenças transmissíveis”, conta a pesquisadora Lucymara Fassarella, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG/UFRN). “Essa pesquisa pode ajudar na criação de um sistema de alerta precoce para identificar e responder a novas ameaças à saúde humana, animal e vegetal”, disse, pontuando que uma conexão observada entre os vírus da família Coronaviridae, dados sobre chuva e número de casos de COVID-19 sugere que a observação de esgotos pode preparar a população contra futuros surtos virais.
Durante o estudo, publicado na revista Environmental Pollution, a caracterização da comunidade viral permitiu identificar variações na dinâmica populacional, como a instabilidade de vírus que afetam animais, e possíveis biomarcadores para monitoramento, o que pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias mais eficazes para diferentes grupos de patógenos. A pesquisa também destaca a necessidade de investigar vírus não classificados e seus papéis na virosfera, abrindo novas possibilidades para futuras investigações.
Nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de outubro, acontece a etapa de Prova de Títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A etapa ocorre após a divulgação, nesta terça-feira (8/10) das notas finais das provas objetivas e das notas preliminares das provas discursivas e da redação no site oficial da seleção.
A Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, informará todos os candidatos habilitados para essa etapa, tanto dos blocos de nível superior, quanto do bloco 8, de nível médio, no extrato do resultado, no campo situação no cargo, por e-mail e whatsapp, para que realizem o envio dos documentos comprobatórios de titulação e experiência profissional.
Os candidatos devem enviar a documentação comprobatória exclusivamente pela área do candidato, mesmo local em que se realizou a inscrição. Os títulos deverão ser enviados exclusivamente via upload da imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso, conforme as orientações dos editais do CPNU. Somente serão aceitos os documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB. O prazo para envio dos documentos inicia-se às 10h do dia 9/10 e termina às 23h59 do dia 10/10.
Cerca de 45 mil candidatos estão habilitados a encaminhar títulos, e devem enviar para cada cargo habilitado, conforme os termos dos editais. Até o momento, por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, apenas a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está suspensa até uma nova decisão da justiça. O Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), vai recorrer.
O prefeito Dr. Tadeu, comemorou o reconhecimento do carnaval de Caicó, como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Rio Grande do Norte. A Lei nº 11.921/2024, que garante o título, foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra, depois de ter sido aprovada na Assembleia Legislativa.
O Dr. Tadeu destacou o impacto positivo do evento para o município. “O Carnaval de Caicó é muito mais do que uma festa. Ele é uma fonte de geração de emprego e renda, movimentando setores como comércio, hotelaria e serviços. O reconhecimento como patrimônio cultural só reforça a importância de continuarmos investindo na festa, que atrai turistas de todo o Brasil e coloca nossa cidade em destaque no cenário cultural e econômico do estado“, afirmou o prefeito.
O evento, além de ser uma celebração cultural, movimenta a economia local de forma significativa. Durante o período carnavalesco, a cidade de Caicó, de pouco mais de 60 mil habitantes, recebe turistas de todo o Nordeste e de outros estados do Brasil, gerando emprego e renda para a população.
O Carnaval de Caicó é um dos maiores do Rio Grande do Norte e do Nordeste e um dos mais esperados da região.
O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) abriu a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. As atividades começaram nesta terça-feira (8), com a ornamentação da SESI Clínica em Mossoró e a entrega de “mimos” para as pacientes em Natal, visando criar um ambiente acolhedor para os clientes e incentivá-los a realizarem exames de prevenção.
Comprometido com a saúde do trabalhador da indústria norte-rio-grandense, o SESI-RN promoveu a primeira palestra sobre prevenção ao câncer de mama, que ocorreu na Renova Corretora de Seguros, ministrada pela enfermeira do trabalho, Érica Zurana, na capital do Oeste potiguar.
Durante a palestra, foram abordados temas como definição do câncer de mama, fatores de risco, métodos de prevenção e opções de tratamento, de acordo com a enfermeira. “A participação dos colaboradores foi expressiva, com relatos de casos reais que enriqueceram a discussão e destacaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destacou Érica.
Segundo o gerente da unidade do SESI-RN em Mossoró, Lucas Paiva, a ornamentação na clínica foi feita com o “objetivo de oferecermos um ambiente mais acolhedor para os nossos clientes e, por oportuno, se sentirem motivados a realizarem os exames de rastreamento e prevenção ao câncer de mama”, disse. Ele destaca ainda que é missão da instituição cuidar da saúde do trabalhador da indústria.
Os gastos de brasileiros com plataformas de apostas online, conhecidas como bets, serão medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025, que vai a campo a partir de 5 de novembro.
O IBGE explica que os jogos de azar, como as loterias oficiais, já faziam parte da última edição da POF, que coletou dados entre 2017 e 2018. Naquela época, porém, as bets ainda não existiam no Brasil. Fenômeno de impacto crescente na economia brasileira, o gasto com esses jogos será medido pela primeira vez na POF 2024/2025.
Segundo o IBGE, esta edição da POF também vai incluir um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros.
Desde 1970, a POF desenha a cesta de compras do brasileiro e atualiza a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado a cada tipo de gasto, como alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (08), o prefeito Dr. Tadeu, falou sobre o carnaval de Caicó, um dos maiores do estado e do Nordeste. O gestor disse que o evento momesco terá o apoio do deputado estadual Vivaldo Costa, que garantiu recursos, por meio de emenda parlamentar, para a contratação de atrações de renome nacional. “Queremos anunciar a programação do Carnaval do ano que vem, em Caicó, até dezembro, para garantir a continuidade dos investimentos“, afirmou o prefeito.
O Dr. Tadeu confirmou que atrações nacionais irão estar na grade da programação, como aconteceu neste ano. Ele foi perguntado se estava de pé a possibilidade de Xandy Avião, ser contratado para fazer show em Caicó, até o final deste ano, e disse que é melhor pensar em contratar ele ou Safadão para o carnaval. “Acredito que é mais viável concentrar os esforços para garantir uma dessas atrações no Carnaval de 2025, e estamos trabalhando para isso“, disse.
Além dos preparativos para o Carnaval, o prefeito destacou a necessidade de regularizar o aeródromo de Caicó. Ele explicou que a falta de infraestrutura adequada tem dificultado a logística para eventos como o Carnaval e a Festa de Sant’Ana. Um exemplo foi a quase ausência da cantora Simone Mendes na Festa de Santana de 2023, devido às condições da pista de pouso. “Ela teve que pousar em Campina Grande porque o jato não cabia na pista de Parelhas, o que quase impediu sua apresentação“, relatou.
Dr. Tadeu também informou que já solicitou uma reunião com a governadora para pleitear recursos urgentes para a reestruturação do Complexo Turístico Ilha de Santana, incluindo a recuperação do ginásio, ciclovia, pista de pedestres e jardinagem, além de reforçar o pedido pela recuperação do aeródromo. “A regularização do aeródromo não só facilita a vinda de artistas, mas também é essencial para o desenvolvimento econômico da nossa cidade“, concluiu.
A rede social X voltou a funcionar no início da noite desta terça-feira 8 no Brasil.
A reportagem procurou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para confirmar se a plataforma já está em pleno funcionamento para todos os usuários, mas ainda aguarda retorno.
Entretanto, vários usuários já relataram que conseguiram acessar a plataforma.
Em nota, o X disse ter “orgulho de estar de volta ao Brasil”. “Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”.
A festa do esporte escolar começou. No fim da tarde de hoje (8), foi realizada a abertura da 52ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), o maior evento esportivo escolar do estado, que mobiliza cerca de 7 mil estudantes atletas de todo o RN. O palco da cerimônia foi o Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), reunindo escolas da rede pública e da iniciativa privada de diversas regiões do RN.
A cerimônia foi marcada pelo rito tradicional da competição: a entrada das delegações escolares, formada por estudantes e professores portando a bandeira das unidades que defenderão durante os jogos, seguida do juramento do atleta, feito pelo estudante Tales Lima, da escola estadual Francisco Ivo, e encerrada pela corrida com a tocha do fogo simbólico da competição, feita por estudantes beneficiados pelo Bolsa Atleta Potiguar da categoria estudante, que culminou no acendimento da pira olímpica.
As competições seguem até o dia 31 de outubro, com diversas modalidades e grande expectativa em torno da disputa. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Coordenadoria de Desporto Escolar (CODESP), e conta com o apoio das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), além de entidades educacionais, federações esportivas e colaborações com escolas privadas e Institutos Federais.
“A realização dos JERNs é um momento de grande celebração para a comunidade escolar e para o esporte no Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é, além de promover a prática esportiva, incentivar a formação cidadã dos nossos estudantes, integrando diferentes regiões do estado e proporcionando oportunidades de descoberta de novos talentos. Estamos investindo não apenas em infraestrutura e logística, mas nos jovens potiguares, pois acreditamos que o esporte é um caminho de inclusão e transformação social”, destaca a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN, que esteve presente na abertura dos jogos.
A Justiça Federal em São Paulo condenou o influenciador Bruno Monteiro Ayub, conhecido como Monark, a 1 ano, 1 mês e 11 dias de detenção pelo crime de injúria contra o ministro Flávio Dino. A condenação ainda impõe pagamento de R$ 50 mil como indenização por dano moral.
Na decisão, a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, fixou o regime semiaberto para o início do cumprimento da pena.
Conforme a magistrada, não cabe, no caso, substituir a detenção por uma pena alternativa, diante da “elevada culpabilidade” e “conduta social desabonadora” do influenciador.
Cabe recurso da decisão, e Monark pode recorrer em liberdade. A ação penal foi aberta a partir de queixa apresentada por Dino.
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira 8 a indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC). A decisão será comunicada à presidência da República.
Foram 66 votos favoráveis, cinco contrários e nenhuma abstenção.
A indicação do economista já havia sido aprovada, de forma unânime, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência do BC no lugar de Roberto Campos Neto, que terá o mandato finalizado em 31 de dezembro deste ano.
Este ano a Festa do Boi, maior evento agropecuário do Nordeste e um dos maiores do Brasil, tem sua 62ª edição, no período de 11 a 19 próximo. Realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a Festa do Boi contará com número recorde de animais, mais de 150 expositores e participação de produtores rurais do México, Costa Rica e Noruega.
A previsão é R$ 80 milhões de reais em negócios. Ao todo, serão realizados 5 leilões e uma extensa programação cultural para toda família. Em 2023 foram movimentados R$ 71 milhões.
O Governo do RN realiza o evento, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Emater e Idiarn, em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de criadores (Anorc) que em 2024 comemora 65 anos de criação.
“Nosso governo trabalha em parceria com a Anorc. Dialogamos com o propósito de fortalecer cada vez mais a agropecuária no RN. Importante destacar que a Festa do Boi coroa a programação de 29 feiras e circuitos agropecuários realizada pelo Governo do RN em todas as regiões do Estado”, declarou a governadora Fátima Bezerra ao receber da direção da Anorc, nesta terça-feira (08), o convite para o evento.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Cruz prenderam em flagrante, nesta terça-feira (08), um homem de 31 anos pelos crimes de lesão corporal, no contexto de violência doméstica, e descumprimento de medidas protetivas de urgência. A prisão ocorreu no bairro Frei Damião, em Nova Cruz.
Segundo as investigações, a vítima, ex-companheira do suspeito, acionou a equipe policial por meio do telefone funcional. Imediatamente, os policiais se deslocaram até o local, onde realizaram a prisão em flagrante, evitando que o caso tivesse consequências mais graves. Durante a ação, foi constatado que o suspeito já possuía medidas protetivas em favor da ex-companheira e da mãe dela, sendo preso no momento em que agredia fisicamente ambas.
O homem foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que denúncias sejam feitas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação do ex-policial penal Dhayme Araújo da Silva a uma pena total de 8 anos e 5 meses de reclusão, além da perda do cargo público. A sentença foi proferida pela 5ª Vara Criminal de Natal.
Dhayme Araújo da Silva, conhecido com PQD, foi denunciado pelo MPRN pela prática dos crimes de corrupção passiva e violação de sigilo funcional qualificada. A denúncia apontava que ele solicitou vantagem indevida a advogadas criminalistas em troca de informações sigilosas e revelou a existência de uma operação policial, o que resultou na fuga de um dos alvos.
Na sentença, a Justiça potiguar destacou que “as condutas do réu foram claramente com intuitos criminosos, oferecendo-se informações sigilosas na clara intenção de se obter dinheiro em troca”.
Ainda na sentença, foi destacado que “o réu violou seu dever funcional e a confiança que lhe foi depositada ao utilizar informações sigilosas para benefício próprio”.
Além da pena de reclusão, Dhayme Araújo da Silva também foi condenado à perda do cargo de agente penitenciário. A Justiça considerou que “é inconcebível a continuidade do réu na condição de agente penitenciário, tendo em vista a gravidade dos crimes praticados”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira 8 que a rede social X volte a funcionar no Brasil.
A decisão foi dada após a empresa comunicar ao STF o pagamento de todas as multas aplicadas à plataforma pelo descumprimento de decisões judiciais e da legislação brasileira.
De acordo com a rede social, foram quitados os cerca de R$ 28,6 milhões de débitos em multas aplicadas pela Corte. A quitação era a última das exigências do Supremo para que a plataforma volte a ser liberada no Brasil.
AgoraRN
Abrindo o último trimestre do ano, o período mais importante para o faturamento dos negócios do varejo, o Dia das Crianças deve injetar aproximadamente R$ 344,9 milhões na economia do Rio Grande do Norte – uma queda de 1,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o comércio potiguar movimentou R$ 350,3 milhões. Em 2024, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), a expectativa é que a data comemorativa movimente cerca de R$ 126,7 milhões em Natal e R$ 26,7 milhões em Mossoró.
“O quarto trimestre é, sem dúvidas, o mais aguardado pelo comércio varejista. Além de muitas datas comemorativas – como Dia das Crianças, Black Friday e Natal – as vendas desse período são impulsionadas pelo pagamento do 13º salário. Não é à toa que, apesar das pesquisas do IFC projetarem um desempenho levemente inferior ao do ano passado, mais da metade dos consumidores do RN ainda pretende gastar com presentes e passeios para a criançada”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Na capital potiguar, aproximadamente 67,9% dos consumidores ouvidos pelo IFC pretendem ir às compras nas vésperas do Dia das Crianças – um pequeno aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 67,6% dos natalenses esperava gastar com presentes. A maior parte pertence ao sexo feminino (68,9%), tem de 35 a 44 anos de idade (77,2%), concluiu o Ensino Médio (68,5%), vive com renda familiar mensal de 3 a 5 salários mínimos (75,1%) e presenteará os próprios filhos (49,9%).
De acordo com a pesquisa do IFC, os brinquedos (58,7%) e os itens de vestuário (34,4%) serão os mais procurados em Natal. Para comprar os presentes das crianças, os natalenses pretendem gastar uma média de R$ 155,33. O valor é 4,3% menor do que o registrado em 2023, quando a expectativa dos consumidores da capital era gastar aproximadamente R$ 162,26. Além disso, 36,9% pretendem investir em uma comemoração extra, como passeios em shoppings (36%) ou em praias/lagoas (18,7%).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor de desbloquear a rede social X (antigo Twitter).
O parecer é assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A manifestação foi feita depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou o caso para avaliação do órgão.
Segundo Gonet, não há mais motivos para que a plataforma permaneça suspensa.
Entre os mais de 3 mil prefeitos que buscaram se reeleger nas eleições municipais de 2024, 80,6% tiveram sucesso no pleito de domingo 6, mostram os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração. Enquanto 590 foram derrotados pelos adversários, 2.444 conseguiram mais quatro anos.
Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos a prefeito que venceram a eleição de 2024. Os outros 3.027 eleitos (55,33%) iniciarão novas administrações em suas cidades em 2025.
As informações foram sistematizadas pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos dados oficiais do TSE, mas os números ainda podem ser alterados por decisões judiciais. Além disso, o total de municípios não soma 5.569 porque há os casos em que a eleição será definida apenas no segundo turno.
Leia também: Confira a lista dos prefeitos eleitos em todos os municípios do Rio Grande do Norte
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira 8, o candidato a prefeitura de Parnamirim Salatiel (PL), que recebeu mais de 45 mil votos, agradeceu aos seus apoiadores e parabenizou professora Nilda (SDD) pela vitória.
Embora não tenha sido eleito prefeito, ele se declarou pronto para assumir a liderança da oposição na cidade.“Não fui eleito prefeito, mas fui eleito oposição”, afirmou.
O candidato prometeu atuar como uma “oposição popular”, comprometendo-se a fiscalizar de perto as ações da nova gestão. “Quero ser a voz do povo que não vai se calar diante dos problemas que possam surgir em Parnamirim já a partir do próximo ano”, declarou.
AgoraRN
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira 8, no site do Concurso Nacional Unificado (CNU), as notas mínimas nas provas objetivas para que os candidatos tenham suas provas discursivas ou redações corrigidas.
O edital do concurso diz que para que a prova discursiva ou redação seja corrigida, o candidato deve estar classificado entre até nove vezes o número de vagas previstas. Para acessar os resultados, o inscrito deve fazer o login na área do candidato e consultar o “Caderno de Provas e Gabaritos”.
Também foram divulgadas na manhã de hoje as notas finais das provas mínimas. As notas do bloco 4 foram suspensas pela Justiça de Brasília. Uma ação popular denunciou o suposto vazamento das provas do bloco, cujos cadernos de questões teriam sido abertos por fiscais do período da tarde.
Pelo calendário do concurso, os prazos para interposição de pedidos de revisão das notas da prova discursiva podem ser apresentados hoje 8 e amanhã 9. Já o envio dos títulos começa nesta quarta 9 e vai até quinta-feira 10.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um apelo nesta terça-feira 8 para que pessoas que receberam ordens das autoridades saiam agora antes da chegada do furacão Milton na Flórida. O democrata disse que é uma questão de vida ou morte.
“Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse Biden.
Biden acrescentou que ele aprovou declarações de emergência na Flórida e pediu às companhias aéreas para acomodar os movimentos de saída, sem preços abusivos.
Era esperado que o furacão Milton se expandisse nesta terça-feira 8, quando passou pela península de Yucatán no México em rota para a costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar antes da tempestade chegar.
Tramita no Senado um projeto que determina a obrigatoriedade de sensores de movimento interno no rol de exigências referentes às vans escolares. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, (Lei 9.503, de 1997).
De acordo com Kajuru, a iniciativa é para prevenir tragédias, como as ocorridas no final de 2023, quando crianças foram esquecidas em vans escolares em dias de calor intenso, resultando em mortes. O senador destaca que esses casos são alarmantes e reforçam a necessidade urgente de medidas que evitem novas ocorrências.
“A instalação desse simples dispositivo reduzirá significativamente o risco de crianças serem esquecidas em veículos escolares, evitando mais tragédias. A segurança e o bem-estar das crianças devem ser nossa prioridade máxima” ressaltou Kajuru.
Leia também: PL que institui Dia Estadual de Combate à Maconha é aprovada no RN
Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú deflagraram, nesta terça-feira (8), a Operação “Cell Back” que visa recuperar celulares que foram furtados ou roubados no São João de Assú. Na ocasião, foram recuperados 23 aparelhos.
De acordo com as investigações, foram subtraídos 130 celulares no evento festivo. Após a realização de diligências, os policias civis da 97ª DP conseguiram localizar e, na sequência, recuperar os celulares na Grande Natal e no Estado do Ceará.
Ao todo, os aparelhos recuperados foram avaliados em aproximadamente R$ 37.000,00. Após a identificação, os celulares serão restituídos aos donos. O processo investigativo seguirá em andamento para poder localizar os demais aparelhos.
As pessoas que estavam com os celulares no decorrer da Operação, foram conduzidas à Delegacia e irão responder pela suspeita da prática do crime de receptação. Os policiais da 97ª DP alertam a população sobre a importância de adquirir aparelhos telefônicos de forma correta e com a nota fiscal. Em casos de roubo/furto, os donos devem informar o número do IMEi (Número identificador único de 15 dígitos) que pode ser obtido pelo comando *#06# no teclado do referido aparelho, na nota fiscal ou na caixa do produto.
De acordo com informações da polícia rodoviária Federal (PRF), o homem pedalava no quilômetro 74 da Br-101 norte, nas proximidades do município de Extremoz quando foi atropelado e morto.
Ainda de acordo com informações da PRF, pelo cenário do acidente a vítima possivelmente foi atingida por mais de um veículo. O corpo do homem ficou a alguns metros da bicicleta. Ninguém prestou socorro e a vítima morreu na hora.
O trecho onde aconteceu o acidente é escuro e de baixa visibilidade. A PRF não conseguiu informações sobre os veículos que estavam envolvidos no acidente.
A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 12h25 (horário de Brasília) nesta terça-feira 8, com destino ao Líbano. Esse é o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro para repatriação de brasileiros.
A aeronave fará um escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento e segue para Beirute. O voo até Portugal tem duração prevista de 9 horas e 20 minutos.
No domingo 6 chegou ao Brasil o primeiro voo da operação, com 228 brasileiros. Eles foram recebidos pela presidente Luiz Inácio Lula da Silva que fez um rápido discurso para os repatriados criticando o posicionamento de Israel de “matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”.
“O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, disse o presidente.
O Governo do Estado através da SEEC, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEL), realizará nesta terça-feira (08), às 16h, a abertura da 52ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), fase final em 2024, no Papódromo, localizado no Centro Administrativo do Estado.
O evento é organizado pela Subsecretaria de Esporte e Lazer do Estado em realização com a Coordenadoria de Desporto Escolar (CODESP) em parceria com as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs).
A Subsecretaria de Esporte e Lazer tem ações presentes em 165 dos 167 municípios com o JERNS. As regionais classificatórias foram divididas em 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura-DIRECS, contando com a participação de mais de mil escolas, chegando próximo de 38 mil estudantes atletas na faixa etária de 10 a 18 anos competindo por uma vaga nesta fase final.
A fase final do JERN’S 2024 será realizada na capital, Natal, entre os dias 7 e 31 de outubro, com a participação de 7 mil atletas de todo o estado, divididos em 23 modalidades: fut society, voleibol, futsal, handebol indoor, basquete 3×3, judô, vôlei de duplas, atletismo, natação, tênis de mesa, handebol de areia, jiu-jitsu, taekwondo, fut areia, badminton, karatê, basquete, xadrez, capoeira, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica aeróbica divididos nas categorias mirim, infantil e juvenil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira 8, a Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis sustentáveis. Ela cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.
De acordo com o texto, a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou os investimentos que serão feitos na produção de etanol a partir da nova lei.
“Vamos aumentar a mistura do etanol na gasolina. Estamos fortalecendo a cadeia do etanol criada há 40 anos, impulsionada nos anos 2000 com os veículos flex. Poderemos saltar do E27 até 35% de etanol na mistura. Isso vai expandir a produção nacional, que hoje é de 35 bilhões de litros, para 50 bilhões de litros por ano. São mais de R$ 40 bilhões em novos investimentos e R$ 25 bilhões para formação de canaviais, de mais milharais e transportes. É a segunda geração do etanol”.
Ainda segundo o ministro, a Lei Combustível do Futuro vai gerar mais de R$ 260 bilhões de investimentos no agro e na cadeia dos biocombustíveis.
O candidato e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) agradeceu pelos 93.013 votos recebidos no primeiro turno das eleições. Em mensagem publicada nas redes sociais nesta terça-feira 8, ele ressaltou o respeito por cada escolha feita nas urnas e destacou as “belíssimas manifestações populares” que ocorreram nas ruas de Natal.
O ex-prefeito enfatizou que a força do povo natalense é seu maior patrimônio e agradeceu a todos que colaboraram na campanha. “Cada gesto de apoio, cada palavra de incentivo e cada voto recebido são sinais de confiança que me fortalecem a continuar na luta por uma Natal melhor”, afirmou.
O candidato reafirmou seu compromisso com a cidade e se comprometeu a trabalhar incansavelmente por melhorias para Natal. “Obrigado, Natal! Vamos em frente, sempre com a esperança e a determinação de fazer mais e melhor!” concluiu.