A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia no período de 9 a 11 de outubro a Feira do Livro de Mossoró. Este ano, o evento celebra sua retomada no calendário cultural da cidade e abre suas portas nesta quarta-feira, 09 de outubro, às 19h30, com um tributo especial ao poeta Antônio Francisco. Aos 75 anos, o poeta será o grande homenageado da cerimônia de abertura, que ocorrerá no “Palco das Letras”, na Faculdade de Educação, Campus Mossoró.
A homenagem será conduzida pelo poeta Jadson Lima, um jovem escritor do bairro Bom Jesus, conhecido por sua conexão com a cultura popular e o lirismo que marca a poesia de Antônio Francisco. O evento, organizado pelo jornalista Rilder Medeiros, tem como destaque a parceria com a Uern, que, segundo o organizador, tem sido fundamental para a realização da Feira.
“A parceria com a Uern é o que tem viabilizado a realização do evento, ainda mais por ser dentro do espaço universitário num ambiente de leitura”, afirmou Medeiros, reforçando o papel da universidade na manutenção da feira.
A reitora Cicília Maia convida a comunidade a prestigiar a Feira do Livro: “Esse evento é um marco para nossa cidade e tem como objetivo incentivar a leitura e a educação. Tudo a ver com a Uern. Temos muita alegria em abrir nossas portas para escritores e amantes da leitura. Não deixem de conferir a programação, levem seus filhos, estudantes e vamos prestigiar esse belíssimo evento”, afirmou a reitora Cicília Maia.
Mais de 30 escritores independentes estão confirmados, nomes que podem ser acompanhados no Instagram oficial do evento. Essa iniciativa reflete o compromisso da Feira com a promoção da produção literária local e a democratização do acesso à literatura, oferecendo visibilidade a escritores emergentes. A editora universitária da Uern – Eduern – terá uma programação especial.
A abertura será marcada também pelo lançamento da Campanha Meu Melhor Natal 2024, conduzida pela Uern.
PROGRAMAÇÃO
Com uma programação oficial que vai até o dia 11 de outubro, a Feira do Livro de Mossoró promete envolver a cidade em uma celebração literária, promovendo o diálogo entre leitores, escritores e a comunidade. A abertura oficial, que contará com autoridades e escritores convidados, será marcada pela emoção e reconhecimento da importância da literatura para a cultura mossoroense e potiguar.