Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Natal, com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), através da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriram, na manhã desta terça-feira (15), três mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em crimes de associação criminosa e golpes on-line. As prisões ocorreram na cidade de São Paulo/SP.
De acordo com as investigações, o grupo era composto por um brasileiro, um homem de nacionalidade nigeriana e uma mulher sul-africana. O trio é acusado de aplicar o golpe conhecido como “Falso Galã da Net”. Utilizando perfis falsos em redes sociais, eles se aproximavam de mulheres idosas, fingindo ser homens estrangeiros de boa condição financeira. Prometiam enviar presentes de luxo e criavam uma falsa relação de afeto com as vítimas.
Após conquistar a confiança, os criminosos solicitavam transferências bancárias sob o pretexto de que os supostos presentes estavam retidos na alfândega e precisavam de pagamentos para serem liberados. O caso foi investigado após uma vítima de Natal ter sido enganada e transferido R$ 100.000,00 ao grupo. As investigações revelaram que a organização também fez vítimas nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. Além das prisões, foram realizados bloqueios de valores nas contas bancárias dos investigados.
Os suspeitos foram levados à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Policiais Civis da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, da 60ª DP de Pendências, da 61ª DP de Guamaré, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau e do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO), cumpriram na tarde de segunda-feira (14) um mandado de prisão contra um homem, de 30 anos, conhecido como “Vaqueiro”. Ele é suspeito de envolvimento em roubos a estabelecimentos comerciais na cidade de Macau, além de ser integrante de uma facção criminosa local.
Durante a operação, o suspeito foi preso em flagrante com drogas, uma arma de fogo, dinheiro fracionado e itens relacionados ao tráfico de drogas, como balança de precisão e materiais para corte, fracionamento e embalagem de entorpecentes. De acordo com as investigações, o homem já possuía antecedentes criminais e estaria envolvido em dois homicídios na área. Seu papel na organização criminosa incluía a distribuição de drogas e a execução de pessoas que não cumpriam as ordens da facção na cidade.
Ele foi autuado por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Após os procedimentos legais na delegacia, foi encaminhado ao Presídio de Caraúbas, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER) cumpriram, na manhã desta terça-feira (15), um mandado de prisão definitiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), contra um homem, de 30 anos, condenado a 12 anos e 04 meses de reclusão no regime fechado, pela prática do crime de tráfico de drogas e roubos. A prisão ocorreu no bairro Nova Descoberta, Zona Sul de Natal.
Segundo as investigações, o homem estava envolvido com o tráfico de drogas e diversos roubos ocorridos na capital do Estado. Após o mandado de prisão ser emitido, diligências foram feitas, as equipes localizaram e prenderam o suspeito.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva que informações sejam enviadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 36ª Delegacia de Polícia (DP) de Lajes prenderam em flagrante, nesta terça-feira (15), uma mulher, de 38 anos, suspeita de envolvimento no crime de receptação, no município de Lajes/RN.
As investigações foram iniciadas após a equipe policial ser informada, no dia 11 de outubro, sobre um furto ocorrido na cidade. Durante as diligências para localizar os objetos subtraídos, os policiais receberam a informação de que um homem estaria oferecendo os bens furtados no comércio local. Ao ser conduzido à delegacia, o homem revelou ter vendido os itens para a suspeita.
Diante dessas informações, a equipe policial se dirigiu à residência da suspeita, que cumpre pena no regime semiaberto. No local, os bens furtados foram encontrados ainda em posse da mulher, que foi presa em flagrante pelo crime de receptação.
A Polícia Civil solicita que a população continue contribuindo com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Um projeto de reciclagem de resíduos que comece por motivar servidores, usuários de demais pessoas que circulam no Centro Administrativo do Estado. Este foi o assunto em um encontro de integrantes do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, nesta terça-feira (15.10). A intenção é definir dois dias de mobilização em dezembro deste ano, durante os quais haverá pontos de coleta, equipe de apoio e divulgação de informação sobre a importância da coleta seletiva.
A reunião foi convocada pela coordenadora de Desenvolvimento de Aérea Indústrias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Branca de Paula Braga, e pelo subcoordenador, Otomar Lopes Cardoso Júnior. A tesoureira do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), Fernanda Beatriz; assessora executiva da FIERN Susie Macedo, interlocutores da Uern, UnP, UNI-RN, Assembleia Legislativa, Secretaria da Fazenda e Organizações Governamentais.
A ideia é que o projeto tenha sua primeira atividade pública nos dias 4 a 5 de dezembro, uma quarta e quinta-feira, das 8 às 14h, no Centro administrativo. Nos dois acessos deverão ser instalados contêineres para recebimento de material reciclado. Branca Braga informou também que haverá equipe de apoio nas entradas com identificação e recebimento de material.
Policiais civis da 18ª Delegacia de Polícia (DP) de Parnamirim cumpriram, nesta terça-feira (15), um mandado de prisão condenatória, expedido pelo Poder Judiciário, contra um homem, de 30 anos, condenado pelo crime de roubo. O suspeito foi localizado e preso em sua residência, no bairro Parque do Jiqui, em Parnamirim.
Segundo as investigações, o homem era foragido da Justiça e cumpria pena de seis anos de reclusão pelo crime de roubo. Ainda conforme as investigações, o homem havia sido beneficiado com o uso de tornozeleira eletrônica, mas rompeu o dispositivo e estava foragido desde então.
As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas que informaram o paradeiro do foragido. Os policiais da 18ª DP confirmaram a localização e efetuaram a prisão.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceará-Mirim cumpriram, na tarde desta terça-feira (15), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 42 anos, suspeito de cometer os crimes de estupro de vulnerável e cárcere privado. O crime aconteceu em 2020, na zona rural da cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal.
De acordo com as investigações, o suspeito teria convidado a vítima para consumir bebidas alcoólicas em sua residência. No entanto, após a chegada da vítima, ele a manteve presa no local, onde a submeteu a abusos sexuais durante três dias. Após a expedição do mandado de prisão preventiva pelo Poder Judiciário, o homem fugiu da localidade, sem informar seu novo endereço ou prestar esclarecimentos à Justiça. Diligências foram realizadas e, nesta terça-feira, a equipe policial localizou e prendeu o investigado.
Ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A seletiva da cidade de Caicó do concurso “Servidores em Cena: Talentos em Destaque”, prevista para acontecer no dia 26 de outubro, foi adiada para 13 de novembro, a mudança ocorreu em virtude de operacionalizações logísticas. Os servidores que foram selecionados e já anunciados subirão no palco da Casa de Cultura do município para apresentar os seus talentos musicais.
A iniciativa do concurso musical é do Governo do Estado, por meio de parceria entre a SEAD e a Fundação José Augusto, em consonância com o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho. O objetivo é compartilhar e disseminar as habilidades artísticas do funcionalismo público do RN, bem como promover a integração entre servidores, familiares e amigos.
A relação dos selecionados para se apresentarem na seletiva de Natal será divulgada em breve. A data do evento se mantém para a noite do dia 07 de novembro.
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência em atendimento de urgência e emergência no Rio Grande do Norte, está tomando medidas com relação a uma nova modalidade de golpe, que tem como alvo familiares de pacientes internados na unidade.
De acordo com denúncias recebidas, pessoas estão se passando por profissionais médicos do hospital e entrando em contato com os familiares por telefone. Os criminosos solicitam transferências bancárias para a realização de exames ou a compra de medicamentos, alegando que são necessários para o tratamento dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A gestão da unidade está formalizando uma denúncia junto à Polícia Civil, requisitando a abertura de uma investigação sobre as denúncias.
O diretor geral do hospital, Geraldo Neto, reforça que todos os cuidados disponibilizados são totalmente gratuitos. “O Hospital Walfredo Gurgel não solicita nenhum tipo de pagamento por telefone para a realização de exames ou aquisição de medicamentos. Essa é uma prática criminosa e as pessoas devem ficar atentas e denunciar imediatamente”, alerta o diretor.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça o alerta para toda a rede estadual de saúde e pede que a população denuncie imediatamente qualquer prática de ligação requisitando recursos dos pacientes e suas famílias. Se receber uma ligação solicitando qualquer tipo de pagamento em nome de um hospital da rede pública estadual, a população não deve fornecer dados bancários e imediatamente registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar o fato ao hospital.
Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceará-Mirim cumpriram, na manhã desta terça-feira (15), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 19 anos, suspeito de envolvimento em um crime de roubo com uso de arma de fogo, restrição de liberdade da vítima e atuação em concurso de pessoas, ocorrido em Ceará-Mirim, na Grande Natal.
As investigações apontam que o crime aconteceu em novembro de 2023, no distrito de Massaranduba, em Ceará-Mirim. O suspeito, acompanhado de um comparsa, foi até a residência de um comerciante local, sob o pretexto de comprar um computador gamer anunciado em uma rede social. No entanto, ao chegarem ao local, anunciaram o assalto, subtraindo o computador, quatro notebooks, uma impressora, relógios e celulares.
Além dos bens roubados, os suspeitos forçaram a vítima a realizar uma transferência bancária de aproximadamente R$1.000,00. Após intensas investigações, um dos envolvidos se apresentou na delegacia em junho deste ano, após a emissão de um mandado de prisão preventiva. Com a prisão do primeiro suspeito, a equipe de investigação intensificou as diligências para localizar o segundo envolvido, resultando na captura do homem na manhã de hoje.
O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Policiais civis da 94ª Delegacia de Polícia (DP) de Florânia deflagraram, na manhã desta terça-feira (15), a “Operação Vingança da Cigana”, com o objetivo de cumprir quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário, contra suspeitos envolvidos em um homicídio.
Segundo as investigações, no dia 2 de março de 2024, a vítima foi sequestrada pelos suspeitos em um veículo GM/Chevrolet Cobalt, de cor prata, e encontrada dias depois sem vida, em uma estrada carroçável entre as cidades de Currais Novos e São Vicente, com marcas de disparos de arma de fogo.
A motivação do crime seria vingança, após um acidente ocorrido em 2022 que resultou na morte de parentes da suposta mandante do homicídio. Durante a operação, quatro pessoas foram presas, sendo dois homens e duas mulheres, nas cidades de São Vicente, Tangará e Bom Jesus. Foram apreendidas seis armas de fogo, munições, celulares e o veículo utilizado no crime. Uma das suspeitas foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
A ação contou com o apoio da 3ª Delegacia Regional (DR) de Caicó, da 92ª Delegacia de Polícia (DP) de Currais Novos, da 9ª Delegacia Regional (DR) de Santa Cruz, da 81ª Delegacia de Polícia (DP) de Tangará, da 34ª Delegacia de Polícia (DP) de São Tomé e da 1ª Equipe de Plantão da 3ª Delegacia de Plantão da Grande Natal.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal prenderam, na manhã desta terça-feira (15), um homem de 39 anos, pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. A ação ocorreu no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal.
De acordo com as informações, a equipe policial recebeu denúncias sobre um indivíduo que realizava entregas de drogas, autodenominando-se “delivery”. Após investigações, os agentes identificaram anúncios feitos pelo investigado e localizaram sua residência.
Durante a operação, os policiais flagraram o homem no momento em que saía de casa para realizar uma entrega. Além da prisão, foram encontradas porções de maconha prontas para venda, outras quantidades a serem fracionadas e materiais utilizados no tráfico, como balança de precisão e rolo de plástico filme.
O suspeito foi conduzido à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Médicos que atuam em sete hospitais no Rio Grande do Norte anunciaram que vão paralisar as atividades a partir desta quarta-feira, 16 de outubro. A Cooperativa Médica do RN – Coopmed-RN explicou em nota que os serviços vão ser suspensos por falta de pagamento dos honorários referentes a quatro meses. Segundo a cooperativa, são quatro meses de atraso, já que estão sem receber desde o mês de maio de 2024.
Os Hospitais que devem ficar sem os atendimentos dos profissionais da Coopmed-RN são o Walfredo Gurgel, Pedro Bezerra (Santa Catarina), Hospital Regional do Seridó (Caicó), Giselda Trigueiro, Dr. João Machado, Alfredo Mesquita (Macaíba) e Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros).
Diante dessa situação, a diretoria da Coopmed-RN informa o início de uma paralisação parcial dos serviços a partir das 7h da quarta-feira, 16 de outubro, em conformidade com as diretrizes da Cooperativa.
De acordo com a direção da Coopmed-RN, foram enviadas as normativas detalhadas sobre como será feita a paralisação aos mais de 300 médicos envolvidos nas escalas dos hospitais.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), divulgou o resultado da quarta etapa de inscrições para o Programa de Moradia Universitária. Essa seleção, em fluxo contínuo, tem como objetivo oferecer aos estudantes o acesso à Residência Universitária, proporcionando condições de moradia que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social.
O processo seletivo foi direcionado a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme estabelecido pelas resoluções internas da universidade. Candidatos que se inscreveram no programa passaram por uma análise criteriosa de documentos, incluindo comprovações de renda e informações familiares. O edital destaca que aqueles que obtiveram a situação de “Classificado(a)” foram considerados aptos e seguirão para a fase de entrevistas, enquanto os “Desclassificado(a)s” não atenderam aos critérios exigidos.
Os motivos para desclassificação incluem a não entrega de documentos obrigatórios, ausência de comprovação de renda, erros no preenchimento de informações ou vínculos empregatícios que inviabilizam o benefício, entre outros. De acordo com o edital, os candidatos desclassificados têm o direito de recorrer, devendo preencher um formulário específico até às 23h59 do dia 16 de outubro. A Prae, responsável pela análise dos recursos, publicará o resultado definitivo no dia 22 de outubro.
Os classificados, após a avaliação dos recursos, serão convocados para entrevistas em datas que também serão divulgadas em breve. A Uern reforça a importância do processo para garantir que os estudantes que realmente necessitam sejam contemplados, contribuindo para o bem-estar acadêmico e pessoal dos beneficiados.
No início da noite desta terça-feira, 15, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foi acionado para combater um incêndio em uma residência localizada na Rua Afonso Magalhães, no bairro de Ponta Negra, em Natal. O fogo, que havia começado a ser combatido por populares, foi debelado e controlado pela equipe de bombeiros.
Durante o incidente, uma mulher sofreu queimaduras e foi prontamente encaminhada ao hospital para receber atendimento especializado. A gravidade das lesões não foi divulgada.
A Defesa Civil Municipal também foi acionada para realizar uma avaliação técnica das condições estruturais do imóvel, verificando possíveis danos e riscos à segurança da residência.
Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulga o boletim do Programa Escola em Tempo Integral , Ciclo 2024 – 2025. De acordo com o documento, 1.763 redes municipais (39,9%) e as redes estaduais de Minas Gerais e do Maranhão (8,3%) já finalizaram o processo de pactuação. Outros 2.656 municípios ainda não confirmaram o planejamento das matrículas do programa . O período de adesão e pactuação ao segundo ciclo vai até 31 de outubro, pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) .
Das 521.403 matrículas ofertadas pelo MEC aos municípios no Ciclo 2024 – 2025 , 120.941 (23,2%) foram confirmadas. Acre (64,7%), Rio Grande do Norte (59,6%), Ceará (56,5%), Tocantins (48,8%) e Alagoas (45,5%) são o s estados com o maior percentual de redes municipais que finalizaram a pactuação.
Percentual de redes municipais que concluíram a pactuação por redes municipais que aderiram ao programa :Fonte: Dados extraídos do Simec em 14/10/2024
Novo ciclo – O MEC iniciou o período de adesão ao novo ciclo do Escola em Tempo Integral no dia 12 de agosto, seguindo as regras estabelecidas pela Portaria nº 777/2024 . Até o momento, 4.424 municípios e 24 estados aderiram ao programa, representando 79,4% de todas as redes de ensino do país.
A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DDPQV/Progep/Uern), em parceria com o ITEP/RN, promoverá no dia 24 de outubro o Mutirão de emissão do novo RG. A iniciativa integra a programação da VII Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Seast).
Com mais de 100 inscritos, a ação será destinada aos servidores da Uern. O mutirão será realizado na Biblioteca Central do Campus Mossoró, das 7h às 13h.
No dia do atendimento, o servidor deverá apresentar os seguintes documentos originais: certidão de nascimento/ casamento (se divorciado, levar averbação), comprovante de residência, CNH (se tiver) e RH antigo.
Além disso, também deverá informar o número do cartão do SUS, tipo sanguíneo, título de eleitor e carteira de trabalho.
O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (15) leis que criam o Dia Nacional da Música Gospel e o que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, em Santarém, no Pará.
O Dia Nacional da Música Gospel passará a ser celebrado, anualmente, em 9 de junho. Em postagens na rede social X, o presidente destacou que a data garante “visibilidade ao importante papel da cultura, da religiosidade e da fé de milhões de brasileiros e brasileiras”. Em outra mensagem, mencionou que o governo atuou para que liberdade religiosa fosse garantida em lei, “para que os brasileiros pudessem professar sua fé”.
“A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel chamará atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual”, ressaltou o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), em nome da Frente Parlamentar Evangélica.
O presidente também sancionou projeto que “reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura brasileira”.
A coligação Bora Natal entrou com representação cível contra a coligação Natal Merece Mais, a candidata Natália Bonavides e notícia crime contra o militante do PT, Rodrigo Bico, por ataques ofensivos e preconceito de sexo, raça, idade e classe social contra Paulinho Freire, o que é proibido pela legislação eleitoral.
Natália Bonavides curtiu postagem em que foi marcada por Rodrigo Bico, onde ele se refere à Paulinho Freire como “Um homem, branco, velho e heterossexual (…) Nunca legislou pela cultura. Sua cultura é a cultura de massa. É o criador do Carnatal e desta política de evento que não representa e nem fortalece a cultura potiguar e natalense”.
A marcação na postagem se configura como ato de propaganda eleitoral com conteúdo vedado e implica ainda, em conhecimento prévio de Natália Bonavides a respeito da propaganda, pois a rede social emite uma notificação ao perfil para conhecimento e possível interação. Natália “curtiu” o conteúdo, ou seja, interagiu, aprovando-o.
Rodrigo Bico é militante/apoiador de Natália Bonavides. Ele é Coordenador Geral e Executivo do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte e foi assessor do Deputado Estadual Francisco do PT. Também foi candidato a vereador em 2020 e presidente da Fundação José Augusto em 2015 por indicação do PT.
O Governo do Rio Grande do Norte iniciou mais uma obra de recuperação de rodovias da malha estadual. O trecho dessa vez é o da RN-221, que dá acesso à cidade de São Miguel do Gostoso, um dos destinos turísticos mais buscados do RN.
Inserida no Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, a obra contempla 15,9 quilômetros de extensão, partindo do trevo no entroncamento da BR-101, cruzando a área urbana de São Miguel do Gostoso, e seguindo até o entroncamento da RN-022, que faz a ligação da região de Baixa Verde com o Litoral Nordeste Potiguar.
A rodovia é a mais utilizada para chegar até a cidade, que a cada ano recebe mais turistas, especialmente na alta estação (novembro a fevereiro), quando São Miguel do Gostoso é palco de uma das festas de réveillon mais badaladas do país e de um festival de cinema.
Além do turismo, a localidade tem influência econômica de outras atividades. O trecho que está sendo recuperado corta a comunidade Lagoa do Sal, vilarejo onde a maior parte dos moradores se mantém através da pesca e da agricultura.
Na tarde desta terça-feira (15), foi realizada uma reunião para discutir as ações com foco no verão e a utilização do Complexo Cultural Rampa. O encontro teve a participação de diversos representantes do Governo do Estado e foi conduzido com a presença da governadora Fátima Bezerra. Durante a reunião, foram apresentadas as atualizações sobre o espaço, incluindo a proposta de ampliar as áreas livres com café, restaurante e quiosques, além de discutir a viabilidade do Projeto Verão, que acontecerá entre os meses de dezembro e março.
“A discussão é fundamental para utilizarmos o espaço da Rampa da melhor maneira possível. O Complexo é lindo, acessível tanto para a população quanto para os turistas, e estamos totalmente dispostos a avançar cada vez mais na sua valorização e uso”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A reunião contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), Administração (Sead), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Turismo (Setur), além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Gabinete Civil (GAC), Controladoria-Geral do Estado (Control) e Fundação José Augusto (FJA). O foco das discussões foi avaliar propostas que ampliem o uso do espaço, fazendo dele um ponto de referência para lazer, cultura e eventos de grande porte na cidade.
“O Complexo Cultural Rampa é um equipamento estratégico, tanto para atender à população quanto para atrair novos visitantes ao Rio Grande do Norte. Queremos transformá-lo em um espaço de lazer e cultura, além de ser sede de eventos importantes. Por isso, estamos avaliando as melhores propostas para potencializar o uso desse espaço”, destacou Pedro Lopes, Secretário da Administração.
Trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram nesta terça-feira 15 uma paralisação de 24 horas contra um conjunto de decisões da presidência do órgão, ocupada pelo economista Marcio Pochmann. A principal crítica da categoria é a criação da fundação pública de direito privado IBGE+, que poder vender pesquisas para o mercado. A categoria organizou um ato pela manhã na região central do Rio de Janeiro.
No entendimento de Bruno Perez, diretor do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE, a nova fundação colocaria em risco a autonomia da instituição e a confiabilidade das pesquisas.
“Fomos avisados que essa fundação foi criada 2 meses depois de ter sido registrada em cartório, de forma totalmente sigilosa, sem conversar com ninguém. A gente avalia que traz muitos riscos. O IBGE tem uma reputação, um nome construído em quase 90 anos de história. É um processo de privatização, porque a fundação pode vender pesquisas para o setor privado. [Vai] Contratar funcionários por CLT, diferentemente do que ocorre hoje com os funcionários estatutários. A estabilidade é necessária para produção de dados confiáveis. Produzimos dados que podem incomodar os governos, como taxas de desemprego e inflação. É necessária a estabilidade para não sofrer pressão política. Essa fundação coloca em risco a produção de estatísticas que guiam a aplicação de políticas públicas no Brasil”, alerta o diretor do sindicato.
A paralisação inclui outras insatisfações, como a possibilidade de transferência da unidade localizada na Avenida Chile, no centro da cidade, para a região do Horto, no prédio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Essa e outras decisões são classificadas como autoritárias pelo sindicato, que acusa o presidente Marcio Pochmann de não conversar com a categoria, nem com outros membros da própria diretoria.
O governo federal anunciou nesta terça-feira (15) o envio de um projeto de lei que endurece as penas para quem comete crime ambiental no país. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta aumenta de 4 para 6 anos a pena para delitos como o de atear fogo em vegetação, e estabelece que o crime seja inicialmente cumprido em regime fechado de prisão.
Atualmente, as penas, que variam de 2 a 3 anos, normalmente não levam à prisão e ainda propiciam a rápida prescrição dos crimes.
“Este país apenas está mostrando que, daqui para frente, a gente não vai brincar com o crime ambiental, as pessoas terão que ser punidas severamente”, afirmou Lula durante reunião no Palácio do Planalto, em que assinou a mensagem de envio do projeto ao Congresso Nacional, com regime de urgência constitucional para apreciação dos legisladores.
O regime de urgência acelera as etapas de tramitação e estabelece prazo máximo de 45 dias para a deliberação da matéria, em cada uma das casas legislativas.
Uma criança de nove anos invadiu um hospital veterinário e matou 23 animais no último domingo 13 em Nova Fátima, norte do Paraná. A ação foi registrado por câmeras de segurança.
De acordo com os proprietários do estabelecimento, entre os 23 animais, 15 eram coelhos. A Polícia Militar foi chamada após os responsáveis do hospital encontrarem os animais mortos. As imagens das câmeras mostraram que o menino permaneceu no local por 40 minutos.
Segundo o GMC Online, alguns animais foram arremessados contra a parede, tiveram patas arrancadas e foram esquartejados.
Leia também: Polícia Civil indicia quatro pessoas por maus-tratos a animais em Macau
Na manhã desta terça-feira (15), Caicó vivenciou mais uma ação de conscientização em alusão ao Outubro Rosa, com a realização da Caminhada da Prevenção, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Materno-Infantil.
A ação contou com a participação especial das alunas dos grupos de qualidade de vida dos bairros Walfredo Gurgel e Paulo VI, que uniram forças na luta contra o câncer de mama.
A caminhada é parte de uma série de atividades de prevenção e promoção à saúde da mulher, que estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, além do Hospital do Seridó, serviços de referência e ambulatórios. As ações têm como foco a importância do diagnóstico precoce e a conscientização sobre os cuidados com a saúde, buscando atingir o maior número de mulheres caicoenses.
O secretário de saúde, Gedson Santos destacou o papel fundamental das equipes de Atenção Básica, que, ao longo de todo o ano, desenvolvem um trabalho contínuo de promoção à saúde. “A prevenção não deve acontecer apenas em outubro. É essencial que as ações de conscientização e cuidado com a saúde da mulher sejam mantidas durante todos os meses do ano”, afirmou.
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para o Projeto de “Desenvolvimento Científico e Tecnológico aplicado à Telessaúde: Ação Estratégica para o Desenvolvimento da Saúde Digital”.
O processo de que trata o presente Edital visa a seleção de pesquisadores doutores graduados em enfermagem ou medicina.
As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no período de 15 a 19 de outubro, por meio da Plataforma de Processos Seletivos do LAIS, disponível no endereço <https://selecoes.lais.huol.ufrn.br/>.
Para mais detalhes, o interessado deve acessar o Edital disponível aqui.
Chegou ao fim, neste último final de semana, a terceira rodada de grupos da Copa de Futebol dos Servidores do Rio Grande do Norte. As partidas disputadas entre os dias 11 e 13 de outubro foram necessárias para definir a classificação final de cada grupo. Os confrontos aconteceram no Campo do Centro Administrativo e também no Joan Futebol Center, no bairro das Quintas.
Na Copa Masculina, passaram para a próxima fase os times, pelo Grupo A, Secretaria da Educação e Caern Mossoró; pelo Grupo B, Fênix Veterana e 4º Batalhão da Polícia Militar; pelo Grupo C, Emater United e Hospital Giselda Trigueiro; pelo Grupo D, Caern-Assec e Fênix Novos; pelo Grupo E, Hopital Maria Alice Fernandes e Secretaria de Turismo; pelo Grupo F, Cadeia Pública Dinorá Simas e Itepianos FC; pelo Grupo G, Alcaville e SAMU 192 – Frota; e pelo Grupo H, Detran-RN e Profss Boleiros.
Com relação à Copa Feminina, as equipes que continuam na competição são: Fênix e PFENS, pelo Grupo A; e Polícia Penal e Qualidade de Vida, pelo Grupo B.
Na sequência do campeonato, iniciarão os jogos da fase eliminatória com todas as equipes classificadas rumo aos títulos da edição 2024 da Copa dos Servidores.
A Secretaria do Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) lançou o Projeto CREDJOVEM, que visa selecionar 500 jovens, entre 18 e 29 anos. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de outubro.
A iniciativa, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), oferece capacitação técnica e mentoria para jovens interessados em desenvolver suas habilidades como microempreendedores e acessar crédito. As inscrições devem ser realizadas com o preenchimento do formulário, clique aqui.
O Projeto CREDJOVEM tem como objetivo capacitar jovens do estado do Rio Grande do Norte para aprimorar suas competências de gestão e desenvolver seus microempreendimentos. A capacitação contará com uma aula inaugural em formato híbrido, seguida de 6 horas de aulas presenciais nas agências do SEBRAE, localizadas em Natal, Assú, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz. Além disso, os selecionados terão acesso a uma mentoria individual, que irá auxiliar na gestão de seus negócios e no acesso a crédito.
Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos de idade no momento da inscrição e residir no estado do Rio Grande do Norte, comprovando sua residência através de documento ou declaração. Das 500 vagas oferecidas, 300 são destinadas a microempreendedores individuais registrados e 200 para jovens microempreendedores na condição de pessoa física. A seleção será realizada por ordem de inscrição, desde que os requisitos do edital sejam cumpridos.
A Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio de amigos e parceiros, reuniu a comunidade para um Dia das Crianças Interativo, cheio de diversão, brincadeiras e muito carinho.
Realizado no dia 13 de outubro, às 17 horas, no Jegódromo Municipal, o município proporcionou um dia inesquecível para as crianças, com atividades recreativas, distribuição de lanches e muito mais!
Parque de diversões, circo, bolo gigante, lanches e muitas guloseimas. Foi assim que a criançada celebrou em festa no último domingo (13), o seu dia em Timbaúba dos Batistas.
Uma parceria entre prefeitura, secretaria de Assistência Social e colaboradores parceiros, permitiu a realização de um mega evento aos pequeninos. A animação das crianças foi total em uma tarde/noite repleta de alegria para todos os presentes no evento.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) tem se destacado no cenário nacional pela sua busca constante por modernização e otimização de seus serviços. Uma prova disso é a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) para o biênio 2024-2025. Estes documentos, elaborados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do MPRN, visam garantir que a tecnologia seja utilizada de forma estratégica para alcançar os objetivos institucionais e atender às necessidades da sociedade potiguar.
O PDTI 2024/2025 é composto por 15 projetos inovadores, abrangendo áreas como segurança da informação, automação, inteligência artificial, infraestrutura e governança de TI. Os projetos visam fortalecer e impulsionar a transformação digital do MPRN.
O PETI 2024/2025 define os objetivos estratégicos da DTI e as iniciativas para alcançá-los.
O PDTI e o PETI demonstram o compromisso do MPRN em utilizar a tecnologia como ferramenta estratégica para aprimorar seus serviços e alcançar seus objetivos institucionais. Com uma visão de futuro e foco na inovação, o MPRN se consolida como referência em gestão e tecnologia no âmbito do Ministério Público brasileiro.