A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) promove nos dias 6, 7 e 8 de novembro o I Colóquio Bracef, um evento internacional sobre parcerias internacionais entre Brasil, Canadá e Europa. O objetivo é destacar a importância das relações internacionais para o desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte. O encontro será realizado em diversos lugares da UFRN. A abertura ocorrerá no Auditório da Reitoria, no dia 06 de novembro, às 18h30.
A partir deste evento, a rede Bracef ficará sediada no RN, será dirigida pelo professor Raimundo Nonato Júnior (UFRN), e terá ampla capilaridade para atrair desenvolvimento em ciência e tecnologia para o estado, em parceria com os diversos países, internacionalizando o conhecimento e a inovação na região Nordeste.
O organizador do evento, professor Nonato Júnior, afirma que, “a conexão entre saberes, tecnologias e metodologias que já existem nos diferentes países, ganha mais potência ao ser colocada em uma rede de cooperação, permitindo soluções e estratégias de desenvolvimento científico que estejam integradas, capazes de permitir ideias inteligentes de união entre os povos. Isso fortalece tanto o potencial de desenvolvimento, quanto a democratização do acesso ao conhecimento, além da circulação em diferentes escalas no Brasil e no mundo”.
A abertura do evento será conduzida pelo diretor geral da Funpec, professor Aldo Dantas, destacando a importância destes momentos de disseminação científica para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para o estado. Também no primeiro dia de evento, os pesquisadores Laurent Vidal (Université de la Rochelle), François Weigel (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a pesquisadora canadense Rosana Barbosa (Saint Mary’s University) apresentam resultados de parcerias entre o Brasil, Canadá e o mundo francófono.
Nos dias seguintes, o evento apresenta uma grande série de sessões de debates internacionais. No dia 7 de novembro, às 8h30, no auditório da BCZM, uma das sessões trata da Diplomacia Científica, com presença do historiador Yves Frenette da Université Saint-Boniface (Canadá) que trata da francofonia na América do Norte, do professor João Dias da UFRN (Guiné Bissau e Brasil) que trata da francofonia na África, em parceria com o Brasil e a Europa, além da professora Julie Cavignac da UFRN (França e Brasil), que trata das representações de franceses no exterior. Nesta mesma data, às 14h30, no Auditório do Centro de Educação, a discussão vai tratar sobre a presença da imigração suíça e francesa no Brasil.
No dia 8 de novembro, às 8h30, no auditório do Departamento de Geografia, uma das sessões trata da cooperação Brasil-França, com a presença do geógrafo Hervé Théry (França) em parceria com colegas da UFRN e da Associação de Pesquisadores na França (APEB). A programação ainda conta com reflexões sobre o Planejamento Espacial Marinho em diferentes contextos mundiais sobre a Literatura de língua francesa no Québec e no Brasil, Migrações internacionais para o Brasil, sobre o Ensino de língua francesa ou estudos culturais em diferentes contextos (Brasil, Guiana Francesa, Europa e América do Norte).
A programação completa do evento pode ser acompanhada no site www.bracef.com.br e nas redes sociais como no perfil do Instagram @bracef2024.