A abertura do II Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitorias de Graduação (Forgrad) reuniu gestores de universidades federais, estaduais, municipais e comunitárias de todo Brasil, na noite desta quinta-feira (31), no auditório do Centro de Tecnologia da UFRN, em Natal.
O evento é organizado pela Uern e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e seguiu durante toda a sexta-feira (1°), com palestras e grupos de trabalho, debatendo sobre acesso e permanência no Ensino Superior.
A reitora da Uern, profa. Cicília Maia participou da abertura do evento, ao lado do vice-reitor, prof. Chico Dantas.
A reitora destacou a importância do evento para fortalecer a graduação no país e a relevância das discussões que se seguirão ao longo da programação. “Estamos aqui para contribuir com o debate sobre temas essenciais para a educação superior, como o ingresso e a permanência dos estudantes. É fundamental que as instituições se unam para articular estratégias que promovam melhorias na formação docente e em ações afirmativas”, enfatizou.
O vice-reitor, Prof. Chico Dantas, também ressaltou que a presença da Uern no Forgrad reflete o compromisso da universidade com a educação de qualidade e a valorização do ensino. “Este fórum é uma excelente oportunidade para trocar experiências e propor soluções que visem melhorar o ensino superior no Brasil”, afirmou.
A palestra de abertura do Fórum, que tratou do tema “Enade das Licenciaturas”, foi conduzida por especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), incluindo Suzi Mesquita Vargas e Ester Pereira Neves de Macedo. A mediação ficou a cargo do Prof. Jerônimo Tybusch, presidente Nacional do Forgrad, que também destacou a importância do encontro para a construção de um regimento que servirá à institucionalização do Fórum como uma associação, fortalecendo sua capacidade de articulação em prol das pautas de graduação.
A expectativa é de que o evento traga novas diretrizes e propostas que beneficiarão não apenas as instituições participantes, mas também os estudantes e a formação acadêmica em todo o Brasil.
“Durante 2024, realizamos dois grandes encontros nacionais do Forgrad, em Brasília e agora em Natal, além de um encontro por cada regional. Nesses encontros, dividimos grupos de trabalho sobre as áreas mais sensíveis: diretrizes curriculares nacionais de cada curso, de cada área; acesso ao Ensino Superior e formação de professores. Aqui, cada regional vai apresentar esse trabalho integrado que fez com todos os membros do Fórum. Também aqui, vamos aprovar o estatuto do Forgrad, transformando o Fórum em uma associação civil, com mais autonomia e capacidade de angariar recursos para financiar nossas ações”, relatou o professor Jerônimo Tybusch, Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitorias de Graduação.
Confira a programação completa aqui.