A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), realizou, em outubro, uma série de cursos e treinamentos voltados para o aperfeiçoamento técnico e operacional dos policiais civis. Com um cronograma abrangente, as capacitações abordaram temas cruciais para a prática policial. Os cursos aconteceram em Natal/RN e no interior do RN.
Entre os dias 15 a 17 de outubro, em Caicó, e 22 a 24 de outubro, em Mossoró, foi realizado o Treinamento Obrigatório de Tiro, cujo objetivo foi reforçar as habilidades de tiro e aprimorar a segurança operacional dos agentes. De 15, 17 e 18 de outubro, no laboratório da PCRN, aconteceu o curso de Almoxarifado SIPAC, focado na capacitação para uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), essencial para a gestão do almoxarifado.
Nos dias 17 e 18 de outubro, a PCRN, em parceria com o Ministério Público do RN, sediou o curso de Técnicas de Comunicação, que abordou estratégias para uma comunicação efetiva, visando fortalecer a interação interna e externa da Polícia Civil.
Entre os dias 21 e 25 de outubro, no laboratório CTGas, foi oferecido o curso de Investigação Financeira, em parceria com o Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR/LD), com o objetivo de preparar os policiais para conduzir investigações financeiras e identificar delitos relacionados a finanças e patrimônio.
Em 23 de outubro, no auditório da PCRN, ocorreu o curso sobre Desaparecimento de Pessoas, que trouxe instruções sobre técnicas e procedimentos para investigações de desaparecimentos. Para encerrar o mês, a ACADEPOL, juntamente com a Divisão em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), ofereceu o curso de Abordagem, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. A primeira sessão ocorreu no auditório da PCRN e as subsequentes na sede da DEICOR, abordando táticas de abordagem e operações de campo, fundamentais para a segurança e eficiência em ações policiais.
Essas ações reforçam o compromisso da ACADEPOL em aprimorar a capacitação dos policiais, promovendo a segurança e a eficácia das atividades operacionais e administrativas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)