Nos dias 26 e 27 de novembro, o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN) celebra os 50 anos do curso de Geografia. Desde 1974, o curso contribui diretamente para o âmbito científico e acadêmico do Seridó, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. A comemoração acontece no Anfiteatro do Ceres, no dia 26 às 19h e no dia 27 às 8h. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e oferece certificado. As inscrições podem ser realizadas durante a atividade.
A comemoração oferece uma troca de experiência entre estudantes, professores e interessados. A primeira mesa-redonda acontece no dia 26, com a participação de egressos do curso que irão apresentar desafios e possibilidades da atuação profissional em Geografia. O cronograma do dia 27 conta com uma conversa com ex-alunos e ex-professores, que atuaram no curso desde o surgimento. Eles irão compartilhar histórias, experiências e memórias, traçando um percurso histórico ao longo dos anos.
O curso de bacharelado em Geografia completa 15 anos, tendo surgido em 2009, enquanto o de licenciatura completa 50. Juntos, os cursos possuem notoriedade para o contexto regional e local, contribuindo para a produção e realização de pesquisas e ações de extensão. Devido ao desenvolvimento inovador que apresentam, o Ceres ocupa uma posição fundamental para a comunidade acadêmica da região do Seridó.
“Os cursos de Geografia do Ceres têm relevância no contexto regional do Seridó do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no que se refere à formação de licenciados e bacharéis em Geografia e à produção de conhecimento científico nas diversas perspectivas teórico-metodológicas da ciência geográfica”, destaca Leandro Vieira Cavalcante, chefe do Departamento de Geografia do Ceres (DGC).