Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
FUNDASE NEGRO 2222

O Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório – Casep Metropolitano realizou, durante todo o mês, diversas atividades em alusão ao Novembro Negro, com o objetivo de conscientizar sobre a luta contra o racismo, a discriminação e a desigualdade social. A data relembra o assassinato de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante o período da escravidão no Brasil.

O cinema foi uma das ferramentas utilizadas pela unidade para alcançar esse objetivo. Curtas-metragens com temáticas raciais foram exibidos aos adolescentes, como o resultado do experimento social “Os Efeitos do Racismo em Crianças – Teste da Boneca” (2019) e “Vista Minha Pele” (Joel Zito Araújo, 2003).

A partir dessas obras, foram realizados círculos de diálogo e a apresentação de dados estatísticos sobre questões raciais. Segundo a subgerente técnica da unidade, Ana Rosa, a iniciativa proporcionou “um espaço de reflexão acerca do recorte de raça na vivência dos adolescentes enquanto elemento constitutivo de suas identidades”.

Os jovens tiveram também contato com outras manifestações culturais negras, como música, exposições fotográficas de personalidades e degustação de pratos típicos da cultura afro-brasileira.

No encerramento das atividades, na quarta-feira (27/11), foi realizada uma dinâmica com o “Jogo dos Privilégios”, seguida pela elaboração de desenhos representando as casas dos adolescentes.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp