A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizou, nesta terça-feira (3), a abertura do Dezembro Vermelho. A campanha tem o intuito de incentivar a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A abertura aconteceu no Centro de Especialidades Integradas Leste II – CEI Leste II (Alecrim), contando com programação diversa, com palestras educativas sobre a temática do mês, realização de testes rápidos de detecção de ISTs, distribuição de preservativo e marcação de exames laboratoriais.
“A intenção da ação de hoje é tentar conscientizar a população sobre a importância da prevenção das ISTs com o uso de preservativos, o método mais eficaz para prevenir o HIV e todas as ISTs”, comenta Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.
ATENDIMENTOS
Os profissionais de nível superior que atuam vinculados a Unidades de Saúde, onde estão lotados médicos dos programas de provisão do Ministério da Saúde, como o Mais Médicos, podem se inscrever, até o dia 15 de dezembro de 2024, no processo seletivo para concorrer a uma das 1.222 vagas do Curso de Especialização em Saúde da Família.
A iniciativa faz parte do Programa de Formação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do Projeto Formação humana em saúde com tecnologia e ao longo da vida: um olhar para os objetivos de desenvolvimento sustentável no SUS, executado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde.
Do total de vagas disponibilizadas, vinte são destinadas aos profissionais que participam do processo ensino-serviço-comunidade nos componentes ofertados pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN). O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 360 horas. Para fins de certificação, contará com tarefas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta pedagógica da especialização sustenta-se em uma base clínica e de saúde coletiva. são abordados temas como promoção da saúde e vigilância à saúde, atenção à demanda espontânea e programada, educação em saúde, gestão do cuidado e controle social, planejamento, monitoramento e avaliação com foco nos indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, José Adailton da Silva, que coordena o Curso de Especialização em Saúde da Família, a ação formativa “tem por objetivo favorecer a consolidação e o aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS) como orientadora do modelo de atenção à saúde, por meio da qualificação dos profissionais na Estratégia de Saúde da Família com base na clínica e na saúde coletiva”. Ainda de acordo com José Adailton, essa “é uma iniciativa que valoriza a atuação das equipes de saúde da família, especialmente a participação dos profissionais que não receberam ofertas de especialização nos últimos anos”.
A Prefeitura do Natal publicou o edital para a concessão do Complexo Turístico da Redinha nesta terça-feira (3), em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa prevê a gestão do espaço por 25 anos por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O processo licitatório será realizado na modalidade pregão eletrônico, com a abertura das propostas marcada para o dia 26 deste mês, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
“Estamos cada dia mais próximos de ver em operação esse equipamento tão importante não só para a Redinha como também para toda a Natal. Esse projeto vai impactar a região de forma muito positiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento. A nossa gestão entende a importância do turismo para a cidade e nunca mediu esforços para fomentar, fortalecer e valorizar a nossa principal atividade econômica. Tenho a plena convicção de que o Complexo Turístico da Redinha vai se transformar em um dos pontos turísticos mais visitados da capital potiguar”, projetou o prefeito Álvaro Dias.
O Complexo Turístico da Redinha corresponde a área total de 16.580,60m² (dezesseis mil, quinhentos e oitenta metros quadrados), incluindo o mercado público, deck do mercado, estacionamento do mercado, estação de tratamento de esgotos (ETE), prédio anexo e áreas de circulação, excluindo a faixa de praia, igreja, estacionamentos na frente e atrás da igreja e ruas.
A Prefeitura de Natal adotou o modelo de concessão para gerir o Complexo Turístico da Redinha. A Parceria Público Privada prevê que o vencedor da licitação vai explorar o espaço por um período de 25 anos, garantindo o retorno dos antigos permissionários com contratos iniciais de 4 anos, prorrogáveis por mais 4. A lei também estabelece um escalonamento nos valores de locação para essas pessoas, oferecendo isenção no primeiro ano e descontos progressivos nos anos subsequentes. Além disso, o concessionário será responsável por fornecer todo o enxoval necessário para os permissionários, incluindo cutelaria, eletrodomésticos e mobiliário.
O Natal é, para muitos, a época mais esperada do ano. E para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é também uma data muito especial. Isso porque, pelo vigésimo sexto ano, a universidade realiza a Campanha Meu Melhor Natal, que busca arrecadar e distribuir brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social, além de levar uma mensagem de paz e esperança para os pequenos.
As entregas das doações tiveram início hoje, 3 de dezembro, e aconteceram em sete escolas e Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró. Como já é tradição, a primeira a receber a equipe do Meu Melhor Natal foi a Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no bairro Dom Jaime Câmara, onde 175 estudantes, de 4 a 11 anos, foram contemplados. O brilho no olhar e o sorriso genuíno de cada uma delas demonstravam a alegria de viver esse momento. “Qualquer evento que a gente consegue trazer pra cá já é uma emoção e, especialmente no Natal, a gente vê aqui a alegria. Nossos alunos são muito carentes e muitos deles nem teriam esse brinquedo, se não fosse a Uern. A gente conta com isso o ano todinho”, afirmou Clécia Carvalho, Diretora da unidade.
Para encantar o público a marcar essa abertura, o Grupo de Dança da Uern (Grudum), apresentou um trecho do espetáculo “O Natal do Coronel”. Na ocasião, a reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a história da Campanha Meu Melhor Natal e o significado de iniciar essas entregas na Escola que recebe o nome de Padre Sátiro, já que ele foi um grande incentivador da educação e da Uern. “Ao longo de todos esses anos de campanha, já foram mais de 60 mil brinquedos arrecadados, e começar a entrega aqui por essa escola tem um significado muito especial”.
Na UEI Maria Neuza de Oliveira Mendonça, no bairro Ilha de Santa Luzia, as crianças esperavam ansiosas a chegada da equipe com os brinquedos. “A gente sempre avisa a elas que vamos receber a Uern, e a partir daí eles já ficam emocionados. Quando chega o dia eles ficam eufóricos. É só alegria”, destacou a Diretora, Kallyane Medeiros.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou até 75 milímetros de chuvas no estado, entre 07h da manhã de segunda-feira (02) e 07h da manhã desta terça-feira (03). As cidades com os maiores volumes foram Cerro Corá e Parelhas, ambas na região Central Potiguar.
Ainda na mesma região, a empresa anotou 56 milímetros de chuvas em Timbaúba dos Batistas, 54,8 mm em Lagoa Nova e 54,6 mm em Serra Negra do Norte. O Oeste Potiguar também teve chuvas de destaque. Em Marcelino Vieira, foram registrados 45,2 milímetros. Já em José da Penha, o acumulado foi de 39 mm.
O Leste Potiguar e o Agreste Potiguar também registraram chuvas, mas com volumes menores. Em Monte das Gameleiras, no Agreste, foram apenas 8 milímetros. Em Canguaretama, no Leste, apenas 5,8 milímetros.
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (3) referendar a decisão individual do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas parlamentares.
Ontem (2), Dino decidiu que as emendas estão liberadas para pagamento, mas devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade. A decisão ocorreu após a sanção da lei que procurou corrigir os problemas apontados pelo STF.
Após a decisão do ministro, que é relator do caso, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, convocou uma sessão extraordinária do plenário virtual para que a decisão seja julgada pelos demais ministros.
Além de Dino, os demais votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.
A gestão de Cruzeta está anunciando aos agricultores e agricultoras Cruzetenses que estão abertas as inscrições para o novo ciclo do AgroSertão
A inscrição pode ser feita na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Rua Tiburtino Bezerra – N° 293 Bairro Santo Antônio e no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Praça Celso Azevedo – Nº 174 Bairro Centro.
O 4º ciclo do projeto em 2025, deverá beneficiar em torno de 200 famílias da região do Seridó Potiguar, atuando nos municípios de Acari, Bodó, Caicó, Carnauba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Florania, Lagoa Nova, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbauba dos Batistas.
De acordo com Renata Cavalcanti, coordenadora do Instituto Riachuelo, o projeto Agrosertão busca promover o desenvolvimento econômico e social na região do Seridó Potiguar, com o estímulo à vocação da produção e resgate da cultura do algodão, se diferenciando pelo compromisso com a agricultura familiar e oferecendo uma produção agroecológica e sustentável.
A potiguar Roberta Karina, dona de uma das vozes mais ecléticas do Rio Grande do Norte, inaugurou a programação cultural na Vila da Música no Polo Mirassol, trazendo à tona sua trajetória musical que começou na adolescência e hoje é coroada com muitos aplausos.
Com um repertório diversificado, Roberta encantou o público ao interpretar belas canções, reafirmando seu talento e carisma, sendo ex-integrante da famosa banda Limão com Mel.
A abertura da programação cultural aconteceu em um momento especial para a cidade, que celebrou mais um marco nas festividades do Natal em Natal 2024. Na noite desta segunda-feira (2), o aguardado acendimento da maior árvore de Natal do Brasil, Árvore de Mirassol que deu início às celebrações. Com o tema “Natal da Cidade do Sol”, o evento encantou moradores e turistas com um espetáculo de luzes e emoção.
A programação deste ano também conta com a Vila da Mágica, que trará atrações infantis todos os sábados e domingos de dezembro, sempre com duas sessões: das 17h às 18h e das 19h às 20h. Essa iniciativa promete encantar as crianças e tornar as festividades ainda mais especiais para as famílias. A Secretária de Cultura, Danielle Mafra, comentou sobre a programação deste ano: “Estamos muito felizes em trazer tanta coisa linda para o Natal em Natal. Destaco a articulação com a Solar Coca-Cola, que se tornou nossa parceira, investindo em estrutura, locação de mesas e barracas, além de oferecer condições especiais para os comerciantes locais. Isso fortalece não apenas as festividades, mas também a economia da nossa cidade.”
Com uma grande atuação do atacante holandês Memphis Depay, o Corinthians derrotou o Bahia por 3 a 0, na noite desta terça-feira (3) em Itaquera, para ficar muito perto de garantir uma vaga na fase prévia da próxima edição da Copa Libertadores da América.
O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA VENCE MAIS UMA NO BRASILEIRÃO E CHEGA A OITO VITÓRIAS SEGUIDAS!!!!!!!!!!!!! 💪🏾
Corinthians 3 🆚 0 Bahia
— Corinthians (@Corinthians) December 4, 2024
A maior campanha de Natal do país, que este ano completa 35 anos, segue a todo vapor e conta com o apoio da sociedade para retirar mais de 130 mil sonhos do papel. Madrinhas e padrinhos podem fazer a adoção das cartinhas nos pontos físicos ou por meio do site dos Correios.
Até o momento, os Correios já receberam mais de 300 mil cartas que atendem os critérios da campanha. Desse total, já foram adotadas quase 185 mil. Os estados com mais cartas disponíveis para adoção são:
São Paulo – 28.888;
Bahia – 14.746;
Um bolão feito em uma lotérica do município de Araras (SP) levou R$ 74.745.172,19 na Mega-Sena. Os números do concurso 2.803, sorteados nesta terça-feira (3), foram: 01 – 20 – 32 – 43 – 57 – 59.
A aposta foi feita por meio físico na Lotérica Ararense. O prêmio será dividido em três cotas do bolão.
A quina teve 40 apostadores, que vão receber o prêmio individual de R$ 100.231,07. A quadra teve 4.013 ganhadores e pagará a cada um R$ 1.427,23.
O próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira (5), com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões.
A Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Julimar Gonçalves, participou da 2a Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública – FNOSP, realizado em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e reuniu os ouvidores SUSP para dialogar a respeito de iniciativas para o processo de institucionalização de diretrizes nacionais às ouvidorias de polícia no Brasil.
Na ocasião, além da Ouvidora-Geral da SESED, Julimar Gonçalves, integraram o evento: o Secretário-Executivo do FNOSP, Pedro Filipe de Andrade; a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza; o Presidente do FNOSP e Ouvidor-Geral do MJSP, Sérgio Velloso; a Diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo; o Vice-Presidente do FNOSP e Ouvidor-Geral de Polícia da Paraíba, Mário Gomes de Araújo, entre outras autoridades que prestigiaram o fórum.
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a reconsideração parcial da decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento de emendas parlamentares.
Nesta segunda-feira (2), Dino decidiu que as emendas estão liberadas para pagamento, mas devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade. A decisão ocorreu após a sanção da lei que procurou corrigir os problemas apontados pelo STF.
No recurso, a AGU defende a reforma de pontos específicos que fazem parte da decisão do ministro.
O programa de economia solidária do governo federal, que leva o nome do economista Paul Singer, vai contratar 1 mil pessoas, sendo 500 agentes neste mês e a outra metade no ano que vem. As ações voltadas para esse projeto foram divulgadas, nesta terça (3), pelo secretário nacional de economia popular e solidária, Gilberto Carvalho, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A economia solidária é compreendida como um modelo de trabalhos em que as atividades são geridas coletivamente e os resultados são partilhados. “Nós estamos contratando 500 agentes de economia solidária agora e mais 500 no início do ano. Serão pessoas que vão trabalhar na base para estimular o surgimento de novos empreendimentos”, afirmou Carvalho.
O secretário explicou que os rendimentos nesse modelo preveem que a posse dos meios de produção a gestão seja dos trabalhadores. “Uma gestão democratizada e partilhada. Os lucros e as rendas são distribuídos de forma econômica igualitária entre os participantes”, defende Carvalho.
O secretário nacional reforçou a importância da aprovação da lei 6609/19, que criou a Política Nacional de Economia Solidária, que será sancionada pelo presidente Lula no próximo dia 11, às 10h. “A lei oficializa a economia solidária como parte integrante da economia nacional”.
O programa de economia solidária do governo federal, que leva o nome do economista Paul Singer, vai contratar 1 mil pessoas, sendo 500 agentes neste mês e a outra metade no ano que vem. As ações voltadas para esse projeto foram divulgadas, nesta terça (3), pelo secretário nacional de economia popular e solidária, Gilberto Carvalho, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A economia solidária é compreendida como um modelo de trabalhos em que as atividades são geridas coletivamente e os resultados são partilhados. “Nós estamos contratando 500 agentes de economia solidária agora e mais 500 no início do ano. Serão pessoas que vão trabalhar na base para estimular o surgimento de novos empreendimentos”, afirmou Carvalho.
O secretário explicou que os rendimentos nesse modelo preveem que a posse dos meios de produção a gestão seja dos trabalhadores. “Uma gestão democratizada e partilhada. Os lucros e as rendas são distribuídos de forma econômica igualitária entre os participantes”, defende Carvalho.
O secretário nacional reforçou a importância da aprovação da lei 6609/19, que criou a Política Nacional de Economia Solidária, que será sancionada pelo presidente Lula no próximo dia 11, às 10h. “A lei oficializa a economia solidária como parte integrante da economia nacional”.
Durante a tarde de hoje (03), em Parnamirim, durante patrulhamento tático motorizado, próximo ao condomínio Residencial Terras de Engenho, vários indivíduos começaram a correr e pular para uma área interna do condomínio.
A equipe montou uma patrulha e foi averiguar a situação, quando um dos indivíduos efetuou disparos contra a patrulha, sendo repelida a injustiça agressão. O indivíduo foi prontamente socorrido e levado ao hospital Deoclécio Marques.
Com ele foi apreendido armamento e carregadores alongados.
Material apreendido:
As secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar do Rio de Janeiro informaram ter realizado a prisão de 13 pessoas durante nova fase da Operação Torniquete, realizada nesta terça-feira (3) no Complexo da Penha, na zona norte da capital fluminense. De acordo com as duas pastas, o objetivo era encontrar traficantes envolvidos em roubos de cargas e de veículos.
O balanço apresentado aponta ainda que foram cumpridos 114 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Comando Vermelho, facção que atua na região. A operação envolveu uma grande mobilização das estruturas de segurança pública do estado. Foram destacados cerca de 900 agentes.
A identidade dos presos não foi revelada. A operação também contou com o envolvimento do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Houve impactos nos serviços públicos, com o fechamento de escolas e postos de saúde e com a interrupção da circulação em algumas linhas de ônibus. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) chegou a manifestar sua preocupação com os prejuízos ao cotidiano dos moradores das comunidades.
Mais cedo, foram registrados tiroteios e pelos menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas uma jovem de 22 anos que estava em um ponto de ônibus e foi atingida nas costas. Ela foi submetida à cirurgia de emergência no Hospital Estadual Getúlio Vargas e seu estado é grave. Um aposentado e um ajudante de pedreiro que também foram baleados já receberam alta. De acordo com as secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar, um criminoso que acabou ferido em confronto foi levado a um hospital, mas não resistiu e morreu.
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, será interrogado pela Polícia Federal (PF) nesta semana, dando continuidade às investigações sobre uma suposta trama golpista. O depoimento ocorre duas semanas após ser ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou o acordo de delação premiada firmado entre Cid e a PF. A colaboração foi revisada após identificação de omissões e contradições nos depoimentos do militar.
Cid foi intimado pela delegacia que conduz os inquéritos envolvendo o ex-presidente. Em novembro, ele, Bolsonaro e mais 35 pessoas foram indiciados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O relatório final foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR).
A PF também investiga mensagens apagadas do celular de Cid e a existência de um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Em audiência com Moraes, Cid admitiu ter participado de uma reunião em 12 de novembro de 2022, na residência do general Walter Braga Netto, para discutir um golpe de Estado, mas negou envolvimento no plano de assassinato.
Cid foi preso inicialmente em maio de 2023, acusado de falsificar cartões de vacinação de Bolsonaro, familiares e assessores. Após seis meses detido, firmou o acordo de delação premiada e foi solto em setembro. Ele voltou a ser preso em março deste ano após vazamento de áudios nos quais criticava a condução de sua colaboração pela PF e pelo STF. Moraes considerou que ele violou as regras do acordo ao comentar investigações sigilosas.
O Senado aprovou, nesta terça (3), o marco legal (projeto 658/2021) para a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária. O texto, de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), havia passado pela Câmara dos Deputados na semana passada e, agora, vai à sanção do presidente Lula.
O senador Jaques Wagner (PT-BA), relator da matéria e que havia apresentado projeto semelhante, defendeu a aprovação no plenário. Ele afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas.
“O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, tem um potencial extraordinário para liderar a produção de bioinsumos”. Ele salienta que esses produtos são substâncias biológicas, como micro-organismos, biofertilizantes, agentes de controle biológico e extratos vegetais, que se tornam alternativas mais sustentáveis ambientalmente aos insumos químicos tradicionais da agricultura, como pesticidas e fertilizantes.
Outra vantagem, conforme esclareceu o senador, é que os bioinsumos contribuem para a preservação da biodiversidade e a regeneração da saúde do solo. Ele apontou que a tecnologia dos bioinsumos brasileira é reconhecida no exterior. “É fundamental para a agricultura e também para a pecuária. Assim, vão possibilitar que sejam produzidos alimentos mais saudáveis, de serem menos agressivos à terra e ao meio ambiente”. O parlamentar entende que o marco legal foi construído a partir de um debate com entidades, setores industriais, movimentos sociais e academia.
Um idoso de 71 anos, residente em Jari, no Rio Grande do Sul, perdeu cerca de R$ 2 milhões após ser vítima de um golpe conhecido como “golpe do amor”. A fraude foi cometida por um grupo que, nas redes sociais, se passava por uma mulher e solicitava transferências financeiras.
Segundo o delegado Anderson Riedel, da Polícia Civil de Tupanciretã, a vítima fez os depósitos entre 2022 e 2023 e registrou a ocorrência após orientação de um advogado. A família tomou conhecimento do caso após o registro e restringiu o uso do celular do idoso para evitar novos pagamentos.
A investigação culminou na Operação Dom Quixote, que apura os crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Na última semana, equipes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará cumpriram 13 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em municípios paulistas e cearenses.
Seis suspeitos foram presos em Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Osasco e na capital paulista. Documentos, celulares, notebooks e cartões bancários foram apreendidos, e bens e valores em contas dos investigados foram bloqueados.
O setor de franquias obteve, no terceiro trimestre deste ano, receita de R$ 70,2 bilhões, com faturamento 12,9% superior ao período de julho, agosto e setembro de 2023. Os dados, divulgados nesta terça-feira (3), são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O faturamento cresceu em todos os 12 segmentos pesquisados pela associação, com destaque para entretenimento e lazer (elevação de 15,3%); alimentação e food service (14%) e limpeza e conservação (13%).
“A melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde e a desaceleração da inflação [medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV)] contribuíram para que o sistema de franquias registrasse crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado”, destacou a ABF, em nota.
No acumulado de 12 meses, o crescimento do setor foi de 14,4%, passando de R$ 231,5 bilhões para R$ 264,8 bilhões.
O presidente da Argentina, Javier Milei, receberá nesta quarta-feira 6, em Buenos Aires, líderes da extrema direita mundial durante a Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC). O evento, de origem norte-americana, terá a participação de figuras como Steve Bannon, estrategista político, Lara Trump, nora de Donald Trump, e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que fará uma intervenção por videoconferência.
Bolsonaro, que atualmente está sem passaporte, participará remotamente após a fala de Lara Trump, considerada uma figura em ascensão no Partido Republicano dos Estados Unidos. Outros participantes incluem Santiago Abascal, líder do partido de extrema direita espanhol Vox, e Eduardo Velástegui, expoente do movimento ultraconservador mexicano.
O tema da conferência é “Defendendo a Liberdade, Soberania Nacional e Valores Tradicionais no Futuro da América Latina”. Diplomatas da região apontam que Milei busca se posicionar como líder regional da extrema direita, em um momento marcado por tensões políticas e distanciamento entre governos progressistas e conservadores.
Nos últimos meses, Milei tem adotado ações e discursos voltados ao fortalecimento de sua influência regional. Ele tentou contestar declarações do G20 no Brasil, mas recuou. Na ONU, ordenou votos polêmicos que geraram reações. Já no Mercosul, planeja apresentar propostas que podem enfraquecer o bloco econômico.
A apresentadora Cissa Guimarães está concorrendo ao Prêmio F5 da Folha, que celebra os destaques de 2024 do entretenimento e da cultura pop. À frente do Sem Censura, da TV Brasil, Cissa disputa na categoria que reconhece o melhor comandante de programa de entretenimento do ano.
“Estou muito emocionada por receber esta indicação, só em ser indicada, para mim, já é um presente”, diz a apresentadora.
O prêmio conta com 25 categorias, cada uma com 5 indicados. A escolha dos vencedores será feita por voto popular no site do prêmio, até o dia 18 de dezembro. A cerimônia de anúncio dos vencedores será ao vivo em uma live no dia 19 de dezembro, às 19h, com a abertura dos envelopes.
Já o programa Sem Censura foi indicado ao Prêmio Área VIP – Melhores da Mídia 2024, que celebra os principais destaques da televisão, internet e entretenimento ao longo do ano. A atração da EBC concorre na categoria de Melhor Programa de Entrevistas/Talk Show.
Em um dia de alívio no mercado financeiro, o dólar fechou com pequeno recuo após quatro altas consecutivas. A bolsa de valores recuperou-se da queda da segunda-feira (2) e voltou a superar os 126 mil pontos.
O dólar comercial encerrou esta terça-feira (3) vendido a R$ 6,056, com queda de R$ 0,013 (-0,21%). A cotação operou a maior parte do dia em alta, chegando a R$ 6,09 por volta das 11h30, mas caiu na hora final de negociação.
No mercado de ações, o dia foi mais otimista. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 126.139 pontos, com alta de 0,72%. Por volta das 10h25, o indicador chegou a subir 0,87%, desacelerou ao longo da tarde e voltou a ganhar força nos minutos finais da sessão.
Tanto fatores internos quanto externos trouxeram mais tranquilidade para o mercado nesta terça. A divulgação de que a economia brasileira cresceu 0,9% no terceiro trimestre fez o dólar cair para R$ 6,03 no início da sessão e a bolsa atingir a máxima do dia pouco depois da abertura.
A cidade de Timbaúba dos Batistas alcançou um feito histórico ao conquistar o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2024, na categoria Música. O trabalho vencedor, intitulado “Um Grande Professor”, foi produzido pelos alunos Dandahra Gabrielly, Davi Alexander, Elias Ramon, Maria Rita e Maria Vitória Gadelha, da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, sob a orientação da equipe pedagógica.
A composição musical abordou de forma criativa e emocionante o papel transformador da educação na luta contra o trabalho infantil. A letra e a melodia destacaram a figura do professor como um agente fundamental de mudança, sensibilizando os jurados e levando Timbaúba dos Batistas ao reconhecimento nacional.
A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contou com a participação de representantes de diversas regiões do Brasil. A competição, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), é uma iniciativa que busca incentivar o debate sobre o combate ao trabalho infantil dentro das escolas públicas.
O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho, celebrou a conquista e destacou a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar:
“Essa vitória é motivo de orgulho para todos nós. Ela representa o talento dos nossos estudantes, o compromisso dos nossos professores e a força da educação como ferramenta de transformação social. É um reconhecimento nacional que reflete o trabalho sério que temos desenvolvido em Timbaúba dos Batistas para valorizar a educação e o futuro das nossas crianças.”
O senador Flávio Bolsonaro afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode recorrer a cortes internacionais, como o Tribunal de Direitos Humanos da ONU, caso seja denunciado por tentativa de golpe de Estado. A declaração foi dada em entrevista à CNN nesta segunda-feira 2. Flávio classificou a estratégia como um “caminho razoável” para a defesa do pai.
“Não posso falar pela defesa dele, mas acho que, independente do que a PGR [Procuradoria-Geral da República] vai fazer, terá de ir por essa linha. É um caminho razoável”, declarou o parlamentar.
Durante a entrevista, Flávio Bolsonaro acusou o Judiciário brasileiro de perseguir o ex-presidente e disse que não há alternativas de defesa no país. Ele apontou precedentes em que decisões judiciais foram revertidas em instâncias internacionais, argumentando que a atuação de ministros como Alexandre de Moraes compromete a imparcialidade do sistema judicial brasileiro.
A declaração ocorre após a Polícia Federal indiciar Jair Bolsonaro e outros 35 nomes, incluindo os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O relatório foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) no final de novembro e aguarda análise.
O relatório final da Polícia Federal (PF), que fundamentou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas, revela que o planejamento de um golpe de Estado teve início em março de 2021, quase dois anos antes da derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais. Os crimes apurados incluem tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
Uma apresentação de slides encontrada em um notebook do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, criada em 22 de março de 2021, é considerada peça-chave na investigação. O documento descreve técnicas militares, planos para uma ruptura institucional e até uma estratégia de fuga de Bolsonaro para o exterior caso o golpe fracassasse.
A PF destacou que o ex-presidente enfrentou o Judiciário de forma mais contundente em 7 de setembro de 2021, durante manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar das ameaças de ruptura, o plano só avançou após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.
O relatório também identifica cenários que poderiam levar Bolsonaro a desrespeitar decisões judiciais e avançar para a ruptura democrática, incluindo intervenção do STF no Executivo, cassação da chapa presidencial ou veto ao voto impresso. O projeto do voto impresso foi derrotado na Câmara dos Deputados.
O crescimento do setor de serviços (0,9%), da indústria (0,6%), e da agropecuária (0,9%) foram aspectos positivos apontados por entidades empresariais do país diante do anúncio de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 0,9% no trimestre, feito hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As federações da indústria de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan), assim como a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), divulgaram notas à imprensa nas quais citam como relevantes o crescimento, destacaram os vários setores da economia em crescimento – demanda doméstica, dinamismo do mercado de trabalho e crescimento do crédito.
“Outro fator importante que contribuiu para o último PIB trimestral foram os investimentos, que mostram recuperação ao longo do ano. Com isso, a relação investimentos/PIB também segue em trajetória de alta”, ressaltou, em nota, Isaac Sidney, o presidente da Febraban.
A Firjan citou a quarta alta consecutiva do investimento (+2,1%), o que eleva a taxa para 17,6% do PIB. “No entanto, a federação pontua que essa taxa permanece abaixo dos 21% observados entre 2010 e 2013, bem como da média dos países emergentes, de 32%, revelando que o Brasil ainda precisa sustentar esse nível de crescimento por um longo período até atingir o patamar registrado em 2013”, alerta a entidade do Rio de Janeiro.
A defesa do ex-ministro Henrique Eduardo Alves anunciou que irá recorrer da sentença em que ele foi condenado no caso envolvendo doações de campanha ao Governo do Rio Grande do Norte em 2014. Assinada pelos advogados Marcelo Leal de Lima Oliveira e Esequias Pegado Cortez Neto, a nota destaca que a decisão judicial carece de fundamentação em provas concretas.
De acordo com a nota, “a própria sentença reconhece não haver prova de que Henrique Alves ‘prometia ou oferecia propina ou se envolvia direta e ostensivamente nas operações’ objeto da acusação.” No entanto, a condenação foi baseada na argumentação de que seria “incrível” que o ex-ministro desconhecesse a origem dos recursos utilizados em sua campanha.
Os advogados contestaram a premissa da sentença, afirmando que “nenhuma condenação pode ser fundamentada em crença pessoal do magistrado, que não esteja lastreada nas provas dos autos.” Segundo a defesa, a ausência de provas concretas deveria ter levado à absolvição do cliente.
O caso, que também envolve o ex-deputado Eduardo Cunha, foi julgado pela Justiça Federal em Brasília. A ação acusa os dois políticos de envolvimento em irregularidades relacionadas ao recebimento de vantagens indevidas, incluindo doações eleitorais que teriam sido provenientes de esquemas ilícitos. No entanto, a defesa de Henrique Alves argumenta que o ex-ministro não teve participação direta nos atos denunciados.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 310 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A informação foi divulgada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pelas acusações, nesta terça-feira 3.
De acordo com o órgão, 2 anos após os atos, 229 foram condenados como executores dos atos e 81 na condição de incitadores.
As condenações dos envolvidos variam entre 15 e 17 anos de prisão, pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Leia também: Golpistas planejavam culpar governo Lula por atos do 8 de janeiro