Vice-prefeita eleita de Natal Joanna Guerra (Republicanos) enfatizou a sintonia com o prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) no processo de transição e na composição do futuro secretariado municipal. Segundo ela, embora Paulinho tenha mantido certa discrição sobre os nomes, há um alinhamento de ideias com o objetivo de garantir uma equipe qualificada.
Sobre a escolha das equipes, ela reforçou: “Eu confio na capacidade que ele [Paulinho Freire] tem de identificar quem é o melhor técnico, a melhor técnica para assumir as pastas. O que eu posso garantir, em nome da nova gestão, é que esse secretariado vai ser preparado para enfrentar os desafios que a cidade de Natal tem, que são muitos”, disse Joanna Guerra, em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM, nesta terça-feira 3.
“A gente tem uma sintonia muito boa em relação ao trabalho que faremos a partir de primeiro de janeiro na prefeitura. A questão do secretariado, ele tem sido um pouco misterioso, tem analisado o quadro que a gente tem observado na prefeitura ao longo dessa transição”, pontuou Joanna.
Joanna destacou que, mesmo sem apontar nomes específicos, tem contribuído com análises e sugestões sobre as estruturas e demandas das secretarias. “Na verdade, ele me pergunta sobre as pastas, sobre o trabalho que vinha sendo feito ao longo dos últimos anos. Como eu estive muito tempo à frente da Secretaria de Planejamento, eu interagia com todas as pastas, com o secretariado como um todo, então ele me perguntava como era desenvolvido o trabalho, o que podia ter sido feito a mais ou não, o que a gente poderia melhorar”.
Além disso, a vice-prefeita eleita mencionou a importância de garantir a continuidade de projetos estruturantes, como a Via Mangue na Zona Norte, que está em planejamento para solucionar problemas de mobilidade urbana. “Ele está tentando costurar esses recursos”, disse ela, sobre Paulinho Freire finalizando o mandato como deputado federal em Brasília.
“A gente tem um cronograma que indica que na semana que vem a gente já recebe alguns relatórios consolidados. Temos feito reuniões setoriais, saúde, educação, assistência, e toda aquela parte fiscal, administrativa, financeira, então até o final do ano a gente já vai ter um relatório conclusivo. O prefeito publicou um decreto dando até o 15º dia útil do ano que vem para que se possa apresentar o relatório final, e a gente tem até o final de janeiro para enviar o ’relatório ao Tribunal de Contas do Estado, então a gente tá fazendo um trabalho muito parceiro com a gestão atual, e ao mesmo tempo muito honesto”, relatou.
Para Joanna Guerra, o compromisso da nova gestão é manter Natal em um ritmo de crescimento e atender às expectativas da população. “Nos colocamos para trabalhar mesmo pela cidade, com muita disposição, muito compromisso, e espero que a população caminhe ao nosso lado”.
Focos iniciais da gestão. Com a proximidade do final do ano, Joanna Guerra também destacou as entregas previstas pela gestão atual e as ações que já estão sendo planejadas para 2025. Entre elas, a ampliação de vagas na educação municipal e a finalização de obras estratégicas, como o Complexo Turístico da Redinha e a engorda da praia de Ponta Negra.
Ela também mencionou a construção do Hospital Municipal. “A gente já está trabalhando para captar recursos, para iniciar janeiro bem […] e já com iniciativas da nova gestão para efetivar o programa Fila Zero, que a gente tanto defendeu durante a nossa campanha”.
E continuou: “Estou com um diálogo muito intenso com a educação do município, porque a a gente já otimizou espaços de infraestrutura física nas escolas, para ampliar vagas, o prefeito vai entregar ainda três espaços novos em Natal. Ano que vem não vai ter mais sorteio, vai ter matrícula, então já é um compromisso que a gente cumpre, com o apelo da gestão atual, e já com iniciativas da nova gestão, para efetivar o programa Fila Zero”, complementou.
AgoraRN