Apesar do aumento da população prisional entre 2023 e 2024, os dados mais recentes do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen) mostram avanços significativos na redução do analfabetismo em várias unidades federativas.
Os estados do Amazonas (AM) e Maranhão (MA) reduziram a zero o número de pessoas analfabetas no sistema prisional. O Maranhão alcançou o objetivo em 2022 e o Amazonas no ano seguinte. No Distrito Federal (DF) e em Santa Catarina (SC), o índice também se aproxima de zero, com 0,51% e 0,29%, respectivamente.
Os dados divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN/MJSP) são dos primeiros resultados do acordo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), voltado à superação do analfabetismo e elevação da escolaridade entre pessoas custodiadas nos sistemas penitenciários dos Estados e do Distrito Federal.
Conforme destaca o coordenador nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da SENAPPEN, Rodrigo Dias, os números são reflexo direto das iniciativas adotadas para ampliar o acesso à educação nas prisões: “Estados como Amazonas, Maranhão e Santa Catarina já erradicaram quase completamente o analfabetismo em seus sistemas prisionais. Este é um resultado do esforço coletivo e da efetiva implementação de políticas públicas voltadas à inclusão educacional em ambientes de privação de liberdade”, comemora.
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nas redes sociais que destaca o enfrentamento ao capacitismo como tema central. A proposta é promover o letramento da sociedade sobre essa forma de discriminação, destacando como ela impacta a vida das pessoas com deficiência e reforçando a necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva. A pasta criou ainda uma cartilha que traz orientações para o respeito à diversidade humana, promovendo uma comunicação mais respeitosa.
Conheça a cartilha ‘Combata o Capacitismo’
Capacitismo é qualquer tipo de discriminação ou exclusão direcionada a pessoas com deficiência, seja por ação ou omissão, que prejudique ou negue o reconhecimento de seus direitos fundamentais.
Essa forma de discriminação está enraizada em atitudes, políticas e estruturas que limitam a dignidade e as oportunidades das pessoas com deficiência. Superar o capacitismo requer mudanças estruturais de comportamento no âmbito pessoal, social e institucional.
O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) entregou os certificados de conclusão aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram 164 alunos concluintes do Ensino Médio e 63 promovidos para o Ensino Médio. A cerimônia de formatura aconteceu no último dia 23 de novembro, no auditório da SESI Escola São Gonçalo do Amarante.
O evento contou com a presença de representantes de indústrias potiguares, como a presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT), Helane Cruz, a representante de Recursos Humanos da Reciaço, Sandra Dantas, e da Nova Foods, Jussara Fernanda. Familiares e amigos dos estudantes concluintes também participaram do momento de celebração.
A solenidade também marcou o encerramento do projeto “A História da Indústria no RN”. A programação incluiu apresentações dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto em uma exposição virtual que destacou momentos importantes da indústria no estado.
A supervisora pedagógica do SESI-RN Mirtes Maria Trigueiro destaca que o evento não apenas marcou a conclusão de um capítulo importante na trajetória dos alunos, mas também reforçou a importância da educação e da valorização da história local. “A presença dos representantes das empresas ressalta o apoio da comunidade empresarial ao desenvolvimento educacional no programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI-RN”, afirma.
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai oferecer 5.970 vagas para todos os cursos de Graduação existentes nos oito Câmpus da Instituição no Estado. Podem concorrer a uma delas, os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) 2024.
A UEPB ofertará para o semestre letivo 2025/1, 3.209 vagas, e 2.761 para o 2025/2. Este número, conforme estabeleceu a PROGRAD abrange todos os cursos regulares da modalidade presencial nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral. O procedimento de adesão ao SiSU 2025 leva em conta a nota obtida pelos estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024.
Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida na redação do Enem. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela PROGRAD. O documento aprovado considera que os dados contidos no Termo de Adesão representam a configuração contida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), com eventuais alterações, definidas para cada semestre, em conformidade com proposição dos Núcleo Docente Estruturantes (NDEs).
A Resolução estabelece a política de reserva de vagas no âmbito dos cursos da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado como de Licenciaturas, para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral, conforme definição do Consepe.
A Sala do Empreendedor de Jardim do Seridó-RN, alcançou um resultado de suma importância esta semana. A sala conquistou o Selo Bronze Sebrae, de Referência em Atendimento, uma honraria que reconhece a prestação de serviços aos empreendedores. Este é o primeiro prêmio da sala desde sua fundação
A cerimônia de entrega aconteceu na última quarta-feira, 04 de dezembro, em Natal, e contou com a presença da Agente de Desenvolvimento Jubiana Santos, e do Secretário Chefe de Gabinete, Fágner Azevedo.
Nesta quinta-feira, dia 05, Jubiana entregou ao Prefeito Amazan em seu gabinete mais esta conquista para Jardim do Seridó.
“Parabéns a todos que contribuíram para esse sucesso, em especial a nossa Agente de Desenvolvimento, Jubiana. Esse prêmio é o reflexo do compromisso de nossa cidade com o fortalecimento do empreendedorismo Jardinense”, destacou o Prefeito Amazan.
Um motorista foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quinta-feira (05), na BR-101, em Parnamirim. Após estacionar em um local proibido, ele foi abordado e os policiais constataram um mandado de prisão em aberto por roubo e formação de quadrilha.
O que chamou a atenção no caso é que ele foi flagrado estacionando para pegar um cachorro. Segundo a PRF, o homem é um motorista por aplicativo e o animal seria uma encomenda.
De acordo com a PRF, o mandado de prisão foi expedido em outubro deste ano pela comarca de Caraúbas, no interior do RN. A pena foi determinada em mais de 8 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.
Além da prisão, ele foi notificado pelo estacionamento sobre as ilhas ou refúgios da rodovia. O homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, em Parnamirim.
A secretaria de Saúde do município de Lagoa Nova está destacando nas redes sociais, a campanha Dezembro Vermelho e Laranja.
O último mês do ano é um convite à reflexão, ação e nos alerta para a importância da prevenção e do cuidado com o HIV/AIDS e outras ISTs, destacando que o conhecimento e o respeito salvam vidas.
Dezembro Laranja também reforça a conscientização sobre o câncer de pele, lembrando a importância da proteção contra os raios solares e os cuidados com a pele.
Prevenir é sempre o melhor caminho. Cuide da sua saúde, faça exames regularmente, use preservativo, e não se esqueça do protetor solar!
Fluminense e Bragantino venceram suas partidas na noite desta quinta-feira (5), respectivamente contra Cuiabá e Athletico-PR, para continuarem respirando na luta para escapar da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com os resultados da 37ª rodada da competição, o Criciúma, que foi superado por 3 a 0 pelo Flamengo na última quarta-feira (4) e que ficou na 18ª posição com 38 pontos, teve o rebaixamento confirmado.
O Tricolor das Laranjeiras conseguiu um importante resultado no estádio do Maracanã. Diante de mais de 59 mil torcedores, o Fluminense contou com um gol de Serna para chegar aos 43 pontos e assumir a 15ª posição. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes ainda corre risco de rebaixamento, tendo a obrigação de pontuar diante do Palmeiras na última rodada, no próximo domingo (8) no Allianz Parque, para garantir sua permanência na Série A sem depender dos resultados de outras partidas.
Apesar de jogar em casa com o apoio de sua torcida, o Tricolor não fez uma boa apresentação diante do lanterna da competição. A vitória de 1 a 0 foi garantida apenas aos 14 minutos do segundo tempo, quando Keno acertou forte chute de fora da área, Walter defendeu parcialmente e Serna encontrou liberdade para apenas finalizar.
Na outra partida disputada nesta quinta o Bragantino contou com dois gols de Eduardo Sasha para superar o Athletico-PR por 2 a 1, na Ligga Arena, e também respirou na luta para fugir do rebaixamento. O gol de honra do Furacão foi marcado por Erick.
Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Assú) deram cumprimento, nesta quinta-feira (05), a um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 66 anos, pelo crime de homicídio. Ele foi preso no Centro do município de Assú.
O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara Regional de Execução Penal da Comarca de Mossoró. Após a localização e prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)
Na manhã de quarta-feira (04), policiais civis da 56ª Delegacia de Polícia (DP) de Portalegre cumpriram mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário, contra seis pessoas suspeitas de envolvimento em um homicídio ocorrido em novembro de 2024, no município de Portalegre. Na oportunidade, uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas.
Durante as diligências, foram apreendidos celulares pertencentes aos investigados e outros objetos relacionados ao caso. Em um dos endereços, uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. No local, também foram apreendidas substâncias entorpecentes.
Além disso, duas adolescentes foram apreendidas na residência da suspeita, sob a acusação de envolvimento em ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Após os procedimentos legais na delegacia, as adolescentes foram entregues aos responsáveis legais. Já a mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Comissão Científica do 17º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN) aprovou 67 trabalhos para serem apresentados no evento, que será realizado nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. Ao todo, foram submetidos 136 artigos científicos.
Confira a relação dos trabalhos aprovados
Os trabalhos serão apresentados nas sessões dos Grupos Temáticos (GTs) programadas para acontecer na tarde do dia 12 (quinta) e manhã do dia 13 (sexta).
Os autores terão 10 minutos para apresentar seus estudos e poderão apresentar slides tomando como base os templates disponíveis no site do evento: congesp.rn.gov.br
A ordem de apresentação de cada trabalho ficará sob responsabilidade do coordenador de sala, devendo, portanto, aos apresentadores comparecerem aos locais dos GTs desde o início, conforme horários da programação das sessões:
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou, nesta quarta-feira (4), a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024, da turma intitulada “Do Litoral ao Sertão”. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral da PMRN, em Natal.
O curso teve início em 19 de agosto no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), sob o comando da Tenente-Coronel Joseneide Xavier de Paiva, e foi concluído em 29 de novembro. Com duração de três meses, a formação qualificou 21 novos sargentos, capacitando-os para exercer as funções de 3º e 2º Sargentos da PMRN.
Com carga horária de 570 horas-aula, o curso contemplou disciplinas da Matriz Curricular Nacional, como Polícia Judiciária Militar, Diversidade Étnico-Sócio-Cultural, Técnicas e Táticas Policiais e Atendimento Pré-Hospitalar Tático, entre outras.
A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico; do Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto; do Subcomandante-Geral, Coronel Mendonça; do Diretor de Saúde da PMRN, Coronel Demócrito; da Comandante do CFAPM, Tenente-Coronel Joseneide; e do Coronel BM Lucena, representando o Comandante do Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes autoridades civis e militares, além de familiares e convidados.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.804 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (5), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio acumulou e vai para R$ 27 milhões no próximo sorteio, no sábado (7).
Os números sorteados foram 14 – 24 – 25 – 31 – 33 – 60.
A quina teve 21 apostas vencedoras que vão receber, cada uma, R$ 77.162,16. Os 1.821 acertadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 1.271,20.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Para fazer a aposta pela internet, é necessário fazer um cadastro, ter mais de 18 anos e preencher o número do cartão de crédito.
Entidades do movimento negro de São Paulo e a Frente Povo Sem Medo realizaram na noite desta quinta-feira (5) uma manifestação pedindo a saída do secretário de Segurança Púiblica do Estado de São Paulo (SSP), Guilherme Derrite.
O ato, que teve início em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, e se deslocou em passeata até a sede da Secretaria de Segurança Pública, no centro da capital paulista, ocorre em meio a uma série crescente de denúncias de abuso de poder e homicídios cometidos por policiais no estado de São Paulo e registrados em câmeras.
“Cada um de nós que estamos aqui, que viemos das quebradas, dos cantões aqui de São Paulo, todos nós temos alguém próximo que morreu pela violência policial, e majoritariamente essas pessoas são negras. A violência policial acomete sobretudo a população negra. É muito importante dizer que o movimento negro, em outros tempos, já derrubou secretário de segurança pública. E nós vamos derrubar de novo”, disse Fabíola Carvalho, da Uneafro.
Para Priscila dos Santos, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, a violência policial só diminuirá com a desmilitarização da corporação e a punição às ações que desrespeitam a lei.
Na tarde desta quarta-feira (05), a ouvidora-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Julimar Gonçalves, participou de uma reunião do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte (COEDHUCI/RN). Na ocasião foram eleitos o senhor Jan Varela como presidente e Pedro Levi Lima Oliveira como vice-presidente do Conselho.
A colaboração entre a Ouvidoria Geral da SESED e o COEDHUCI/RN reforça o compromisso com políticas voltadas aos direitos humanos, assegurando o respeito e a dignidade para toda a população potiguar.
Os candidatos à CNH gratuita, relacionados na segunda chamada do Programa CNH Popular, terão mais 15 dias para entregar a documentação exigida para garantir sua vaga no processo de habilitação, que será iniciado em 2025. O prazo para a entrega dos documentos, que se encerraria nesta quarta-feira (04), foi prorrogado em mais 15 dias pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), passando a vigorar desta sexta-feira (06) até o próximo dia 20 deste mês. A prorrogação foi publicada hoje (05) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os inscritos no Programa CNH Popular podem conferir a lista com a segunda chamada diretamente no Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br), clicando no ícone “Habilitação” ou no próprio site do Departamento (www.detran.rn.gov.br), acessando o banner superior da página com a designação “CNH Popular”.
A partir de agora, os candidatos relacionados devem agendar atendimento pelo para a abertura de processo no setor de Habilitação de qualquer unidade do Detran/RN espalhada pelo Estado e comparecer munidos da seguinte documentação: comprovante de agendamento; comprovante de inscrição no Programa; documento de identificação (originais e fotocópias do RG e CPF); comprovante de endereço atual; declaração de que reside no Estado do Rio Grande do Norte há 12 (doze) meses anteriores ao requerimento do benefício (original e fotocópia); apresentação do cartão válido do Programa Bolsa Família e/ou declaração de órgão competente que comprove a participação em programas assistenciais, além de outros beneficiários enquadráveis em situações similares e previstos em lei; certidão de nascimento dos filhos ou menores sob guarda, tutela ou curatela, certidão de casamento ou declaração de união estável, se houver (originais e fotocópias); declaração de renda familiar; declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação; termo de responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinado no ato da comprovação; e declaração de conhecimento e concordância com todas as condições de participação do Programa “CNH POPULAR”.
O Programa CNH Popular disponibilizou um total de 1.000 vagas, contemplando candidatos nas categorias de habilitação A, B, C, D e E. Nesta segunda chamada, foram direcionadas 261 vagas para a categoria A, 180 para a categoria B, 27 para a categoria C, 27 para a categoria D e 27 para a categoria E.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) marca presença no VI Seminário Volante da Comissão Nacional de Direito Militar da Associação Brasileira de Advogados (ABA), realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024. O evento acontece na Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo, em Natal, e reúne autoridades, juristas e especialistas da área.
O seminário integra o calendário oficial da Comissão Nacional de Direito Militar da ABA e é reconhecido como um importante espaço para debates, capacitações e fortalecimento das instituições militares em diferentes estados do Brasil. Com uma programação abrangente, o evento aborda questões relevantes ao direito militar, promovendo o aprimoramento das práticas jurídicas e o desenvolvimento de soluções para os desafios que envolvem a atuação dos profissionais da área.
Entre as autoridades presentes estiveram o Procurador-Geral do Estado, Dr. Antenor Roberto, e o Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, que destacaram a relevância do seminário como ferramenta para o fortalecimento institucional e a troca de conhecimentos entre os operadores do direito militar no Brasil.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na noite desta quarta-feira, fiscalização na zona norte de Natal e prendeu um homem de 43 anos por dirigir em estado de embriaguez.
O infrator, ao ser submetido ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.83mg/l, sendo encaminhado à Central de Flagrantes e autuado com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
A blitz, montada na avenida João Medeiros Filho, culminou ainda em 09(nove) autuações administrativas pela mistura de álcool e direção.
Portal BO
A Justiça de Santa Catarina decidiu condenar profissionais de imprensa e usuários das redes sociais ao pagamento de R$ 1,5 mil em danos morais pela postagem de um vídeo feito por populares para denunciar a ação truculenta de Polícia Militar (PM) em Criciúma na abordagem de um homem negro, em dezembro de 2022.
A decisão foi proferida pelo juizado especial do município catarinense no dia 6 de novembro deste ano em atendimento ao pedido de indenização feito pelos policiais que participaram da abordagem e alegaram terem sido acusados de racismo por meio dos comentários postados nas publicações que contestaram a legalidade da ocorrência.
Na decisão, o juizado responsável pelo caso entendeu que os comentários e as matérias jornalísticas “extrapolaram” a liberdade de imprensa para “induzir” o leitor a acreditar que os policiais agiram motivados por racismo.
“A mácula aos direitos de personalidade dos requerentes é translúcida, pois, sem qualquer amparo na realidade, foi-lhes imposta a odiosa pecha de racistas, circunstância esta que é suficiente para causar dano moral passível de compensação pecuniária”, diz a decisão.
O ginásio poliesportivo Manoel Maurício de Medeiros (O Medeirão) será reinaugurado na noite dessa quinta-feira (5). Após 28 anos de sua inauguração, a principal praça esportiva da cidade recebeu investimentos por meio de emenda parlamentar do Senador Styvenson Valentim, na ordem de R$538.178,28.
A solenidade de reinauguração e abertura do 39º Seridosão, com entrada gratuita, iniciou às 18:30h, contando com a presença do Senador Styvenson Valentim, do Prefeito Joaquim de Medeirinho, da Vice-prefeita Elismária Catarina, do presidente da Liga Caicó de Futsal, Luiz Jurandir, prefeitos, vereadores, desportistas e amantes do esporte.
O ginásio contou com completa reformulação, aumentando o tamanho da quadra de jogos para 28 m² de largura e 35 m² de comprimento, pintura da quadra, substituição da cobertura, ampliação da área construída para lanchonete e dois banheiros acessíveis, as intervenções na entrada da edificação, seguindo normas de combate e prevenção de incêndios, para maior segurança do público, novas saídas de emergência, reforma das áreas internas, banheiros, vestiários e cozinha, urbanização da área externa com construção de estacionamento e substituição da iluminação por LED, fiação e reparo estrutural.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Lula está no país vizinho para participar da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, prevista para acontecer na sexta-feira (6).
O brasileiro visitou Mujica na casa do líder, que chamou de “companheiro”. “De todos os presidentes que eu conheci, é a pessoa mais extraordinária”, afirmou Lula. Mujica comandou o Uruguai entre 2010 e 2015.
“Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado. O uruguaio agradeceu pelo reconhecimento e disse que não era homem de prêmio ou medalha. “Sou um homem do povo. Fiz o que eu pude por meu povo. Nada mais. Lula é um amigo de muitos anos”, disse o uruguaio, de 89 anos de idade.
Lula disse que Mujica foi um companheiro escolhido por ele. Mujica também emocionou-se com as palavras do brasileiro. “Somos um continente rico, mas com um povo pobre”. O encontro teve a presença do presidente eleito do Uruguai Yamandú Orsi.
O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que é destinado a personalidades do esporte que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo (como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo), informou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quinta-feira (5).
A homenagem ao tricampeão olímpico será realizada na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), realizado pelo COB, na próxima quarta-feira (11), no Vivo Rio.
“A cada ciclo existe uma geração diferente, mas o que eu acredito que temos feito bem é a filosofia não mudar. A ideia do quanto é importante estar entre as melhores do mundo, participar dos Jogos, uma medalha de ouro, quanto é importante representar 220 milhões de brasileiros. É como se fosse uma família em que os pais tentam transferir valores. Esses são os valores da nossa seleção, que a gente tem conservado durante anos”, declarou o treinador, que também tem no currículo uma prata e um bronze olímpicos.
Zé Roberto está há 21 anos no comando da seleção feminina, atuando segundo princípios muito claros: “O resultado não pode ser construído a qualquer custo, mas pelo que você batalhou, por todo o sacrifício que realizou. Minha vida toda foi assim. Eu acredito muito no espírito olímpico. Os valores de família, os valores que meu pai me ensinou, os valores que levo como legado do Bebeto, do Jorjão [Jorge Barros], do Paulo Márcio, são valores que eu tento passar que são importantes”.
Policiais civis da 14ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim cumpriram, na tarde de quarta-feira (04), um mandado de prisão contra um homem, de 34 anos, suspeito de cometer um homicídio na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. A prisão ocorreu no município de Ielmo Marinho.
Segundo as investigações, o crime aconteceu no dia 8 de novembro de 2024, no Distrito de Manibu, zona rural de Ceará-Mirim. A vítima, José Felipe Leandro da Silva, de 27 anos, foi alvejada enquanto voltava para casa após o trabalho. Além deste crime, o suspeito era foragido do sistema penitenciário da Paraíba, onde foi condenado a 21 anos de prisão por matar o próprio pai a pauladas, em 2012. Após diligências, os policiais localizaram e prenderam o homem.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá o restante da pena imposta (9 anos e 4 meses).
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Na tarde desta quarta-feira (04), policiais civis da 33ª Delegacia de Polícia Civil (São Paulo do Potengi) prenderam em flagrante um homem, de 22 anos, por tráfico de drogas no município.
A prisão ocorreu após trabalho investigativo que identificou a atuação de integrantes de uma facção criminosa e o comércio de entorpecentes no bairro da Usina. O suspeito foi abordado no momento em que vendia cocaína para dois usuários.
Durante a ação, foram apreendidas diversas porções de cocaína, dinheiro fracionado e materiais relacionados ao tráfico de drogas.
O preso foi conduzido à delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais, e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O projeto de lei que destina 2% dos recursos do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) para a regularização de favelas e áreas de invasão em grandes cidades foi aprovado nesta quinta-feira (5) pelo plenário do Senado Federal.
O apoio técnico e financeiro às iniciativas de regularização fundiária de assentamentos urbanos está previsto no projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 64/2016), da deputada federal Soraya Santos (MDB-RJ). A proposta segue, agora, para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Soraya afirma que o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida não incorporava a regularização fundiária ao programa, o que prejudicava a destinação de recursos federais para essa política, uma vez que a iniciativa é direcionada apenas à produção de novas unidades habitacionais.
Para a deputada, a regularização fundiária promove o direito à cidade, que “envolve muito mais que a construção de casas”.
Um jovem de 20 anos desapareceu após se afogar durante um banho na Praia de Areia Preta, na zona Leste de Natal. Uma jovem de 18 anos, que seria namorada dele, foi resgatada por um banhista que estava no local. O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (05).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o casal estava tomando banho no mar quando foi arrastado pela correnteza. A mulher foi socorrida por um banhista que estava perto e levada para a faixa de areia. Depois, ela seguiu para uma pousada onde estaria hospedada.
No entanto, o homem, identificado como Niedson Gonzaga, acabou desaparecendo. Os bombeiros foram acionados e iniciaram as buscas. O helicóptero Potiguar 01 também auxiliou na ação. Contudo, até às 17 horas, o jovem não havia sido encontrado.
O local é sinalizado com uma bandeira vermelha, que indica perigo para o banhista. O Corpo de Bombeiros do RN pediu atenção à população. “É uma área conhecida pelos populares. Cremos que esse casal desconhecia. Fica a informação reiterando a informação, essa dica em relação à segurança no banho de mar”, destacou.
O Radar da Transparência Pública, iniciativa do Sistema de Tribunais de Contas (Atricon), colocou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como a terceira empresa em seu ranking de transparência ativa. A EBC atingiu o índice de 95,63% de aderência à transparência ativa em 2024, o que fez a empresa chegar ao grau Diamante da avaliação. No ano anterior, a empresa pública havia ficado no nível Ouro, com 85,03% de aderência.
O objetivo do Radar é analisar boas práticas de transparência ativa tanto no Poder Executivo, como Legislativo e Judiciário, nas três esferas da federação. No plano federal, este ano, foram analisadas 51 instituições, sendo 44 empresas públicas. A EBC foi a terceira melhor avaliada, atrás apenas da Valec e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“A colaboração entre todas as áreas e diretorias da empresa foi essencial para o avanço das nossas práticas de conformidade. Esse resultado mostra o comprometimento da EBC com a transparência de suas ações, item preponderante à Comunicação Pública”, destaca o diretor-presidente Jean Lima.
“Esse novo patamar reforça nosso compromisso em assegurar à sociedade o direito à informação, enquanto seguimos aprimorando nossas práticas para alcançar níveis ainda mais altos de conformidade e excelência”, acrescenta Leonardo Emerick, gerente-executivo de Governança Corporativa e Correição.
A venda de bilhetes especiais para a noite de Réveillon no Rio de Janeiro começará na próxima segunda-feira (9). A concessionária MetrôRio anunciou nesta quinta (5) que, na virada do ano, os bilhetes serão digitais e poderão ser comprados pelo aplicativo ou site da empresa. A partir das 19h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro, só poderá utilizar o metrô quem tiver os bilhetes digitais já comprados anteriormente.
A venda especial de bilhetes para a noite de ano novo, quando a Praia de Copacabana recebe milhões de visitantes, é uma prática já consolidada no Rio de Janeiro para agilizar o embarque e reduzir as filas nas estações. A Operação Especial de Réveillon já ocorre há 25 anos, e o metrô é a principal forma de chegar à Praia de Copacabana pelas linhas 1, 2 e 4.
Nem mesmo os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) serão mais aceitos durante a operação especial. Nesse período, também não será possível embarcar pagando por aproximação.
Os bilhetes digitais adotados neste ano terão formato de QR code, que os passageiros deverão mostrar para entrar nas estações nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Por conta da novidade, a MetrôRio também vai disponibilizar a possibilidade de venda presencial, do dia 9 a 24 de dezembro, em quatro estações do MetrôRio: Pavuna, Central do Brasil, Carioca e Jardim Oceânico, das 9h às 20h. Nessas bilheterias, o passageiro poderá comprar o QR Code impresso em papel.
Pelo menos 76 municípios do Rio Grande do Norte podem ser atingidos por chuvas intensas até a manhã desta sexta-feira (06). O alerta de perigo potencial foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (05).
De acordo com o aviso, as cidades potiguares podem ter chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intesos entre 40 km/h e 60 km/h. O Inmet destacou ainda que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, orientou o instituto.
As cidades do RN inseridas no alerta estão concentradas nas regiões Oeste e Central do estado. Na quarta-feira (04), os municípios de Serra Negra do Norte e Ipueira foram atingidos por uma chuva de granizo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli votou nesta quinta-feira (5) para responsabilizar as redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários. Toffoli é relator de uma das ações que estão sendo julgadas pela Corte.
Em sua manifestação, Toffoli considerou inconstitucional a atual regra que rege a responsabilização civil das plataformas. Com o entendimento, as redes se tornam obrigadas a retirar o conteúdo ilegal de forma imediata, sem esperar por uma ordem judicial.
Se mantiverem as postagens, podem ser responsabilizadas pela Justiça pelos danos causados pela manutenção das mensagens de seus usuários. A possibilidade de punição também vale para o impulsionamento de postagens ilegais e no caso de criação de perfis falsos.
O ministro definiu como ilegais postagens que envolvem crimes contra o Estado Democrático de Direito, terrorismo, suicídio, racismo, violência contra mulher, crianças e adolescentes, infração sanitária, tráfico de pessoas, incitação de violência física e sexual, divulgação de fatos inverídicos e descontextualizados e divulgação de fatos notoriamente inverídicos que possam causar danos às eleições.