Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) celebrou a formatura de 569 sargentos-alunos que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2024. A solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral, em Natal, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
O curso teve início em 16 de setembro de 2024 e foi realizado sob a coordenação da Tenente-Coronel PM Joseneide Xavier de Paiva. Além do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), em Natal, a formação contou com núcleos avançados de ensino em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, facilitando o acesso de militares de diferentes regiões do estado.
Com duração de três meses, o CAS teve uma carga horária de 320 horas/aula, conforme o Plano do Curso de Aperfeiçoamento publicado no BG nº 060, de 30 de março de 2023. Entre as disciplinas ministradas, destacam-se: Sistema de Segurança Pública; Operações Policiais; Procedimentos Administrativos e Armamento e Procedimentos para o Tiro Policial.
O objetivo do curso é preparar os sargentos para os cargos e funções de 1º Sargento e Subtenente, reforçando competências técnico-profissionais essenciais para o exercício da liderança e da gestão operacional na PMRN.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou os editais para os cursos de graduação em Música, oferecendo um total de 86 vagas para ingresso em 2025: 46 para o Bacharelado e 40 para a Licenciatura. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site da Comperve até às 23h59 do dia 6 de janeiro de 2025.
De acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), 50% das vagas serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Consulte os editais completos aqui.
No Bacharelado, os candidatos poderão optar por uma das três ênfases: composição, música de concerto e música brasileira popular, com provas práticas que incluem a execução de peças de confronto e de livre escolha, além de propostas específicas para a ênfase de Composição, conforme descrito no edital.
Na Licenciatura, o Teste de Habilitação Específica será composto por uma única etapa, de caráter eliminatório, baseada na análise de um vídeo encaminhado pelo candidato.
g1/RN – A Polícia Civil do Rio Grande do Norte acredita que conseguiu desarticular uma quadrilha suspeita de ter roubado um carro-forte e assaltado uma lanchonete em crimes que marcaram pela atuação dos bandidos nos últimos meses em Natal.
Segundo a polícia, durante as operações, surpreendeu o nível e a quantidade de armamentos e explosivos encontrados com a quadrilha – alguns capazes de derrubar até helicópteros.
O grupo foi desarticulado após duas operações, segundo a Civil:
Na quarta-feira (11), três suspeitos de integrarem o grupo criminoso foram mortos em confronto com a polícia em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife;
g1 – Dezesseis detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, fugiram na noite de quinta-feira (12), após um grupo de homens armados invadir o local e trocar tiros com os seguranças. Até a manhã desta sexta-feira (13), nenhum dos presos havia sido recapturado.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), o caso aconteceu por volta das 23h. Os internos estavam em duas celas, abertas pelos suspeitos.
Fontes da TV Bahia informaram que a invasão foi realizada por oito homens. O objetivo era resgatar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e mais 15 detentos, todos membros da mesma organização.
Os presos cumpriam penas por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e homicídios qualificados.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça o bloqueio de R$ 3.792.330,28 na conta do Tesouro Municipal de Natal para garantir fornecimento de medicamentos à rede pública de saúde da cidade. O valor é referente a uma sentença judicial e será usado para o pagamento a empresa Nippon Medical Importação e Exportação Ltda.
A empresa possui contrato de fornecimento de medicamentos com a Prefeitura de Natal desde maio de 2024, mas, de regra, vem fornecendo uma menor quantidade de insumos por falta de pagamento regular. O montante diz respeito ao pagamento de duas parcelas.
O pedido foi feito junto à 4ª vara da Fazenda Pública de Natal, embasado em vários relatórios de visitas às unidades de saúde, entre elas, o HOSPESC, Maternidade Areken Pinto, e as UPAS Potengi e Esperança, promovidas pelo Conselho Regional de Farmácia, que revelaram uma situação gravíssima de falta de insumos e medicamentos básicos nesses serviços essenciais, causando prejuízos a um número muito grande de usuários natalenses do SUS.
Na sentença, a Justiça registrou que “o valor bloqueado somente será liberado depois da comprovação de entrega dos medicamentos e insumos, e apresentadas as respectivas notas fiscais”, bem como a devida confirmação do recebimento por parte do Município.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começa a distribuir, nesta quinta-feira (12), aos municípios de todo o Rio Grande do Norte o lote de 35 mil vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos estados e é uma vacina atualizada para proteção também contra as novas cepas da doença.
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos Estados Unidos e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
Além do envio de novas doses, a pasta também orientou sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19, inclusive como as novas vacinas devem ser aplicadas. Agora, assim como a vacinação de crianças, a vacinação contra Covid-19 integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.
Continuam no grupo especial de vacinação pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Também integram o grupo as puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades ou privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.
A governadora Fátima Bezerra recebeu na noite da quarta-feira, 11, executivos da companhia aérea chilena Sky Airline, que estão no Rio Grande do Norte para discutir a viabilidade de novos voos, incluindo uma rota direta Natal Santiago. O encontro também contou com a participação da equipe da Secretaria de Turismo (Setur), da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e da Zurich Airport Brasil, administradora do Aeroporto de Natal. Nesta quinta-feira (12), o grupo participou de reunião com representantes do trade turístico do Rio Grande do Norte, realizada no hotel Barreira Roxa.
Durante o encontro no gabinete civil, a governadora destacou a importância estratégica de ampliar a conectividade internacional para o estado. “No que depender do Governo do Estado, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para viabilizar esta parceria. É uma oportunidade muito positiva para a companhia, para a Zurich e, sobretudo, para o Rio Grande do Norte, porque movimenta o turismo, gera emprego, renda e promove o desenvolvimento”, afirmou Fátima Bezerra.
Os executivos da Sky Airline permanecerão no estado por três dias para reuniões técnicas e visitas a pontos turísticos e econômicos. “O governo vem trabalhando nos últimos anos para captar novos voos internacionais. Apresentaremos todo o potencial do Rio Grande do Norte, nossa estrutura e atrativos. A avaliação sobre viabilidade será realizada pela companhia”, explicou Solange Portela, secretária de Estado do Turismo.
Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, destacou a parceria entre a operadora e o governo estadual para atraia novos voos e fortalecer o setor aéreo. “A Sky já está aqui. Nosso papel agora é demonstrar nossas potencialidades e nossa promoção turística para consolidar parcerias que beneficiem todo o estado.”
A Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou nesta quinta-feira (12) uma proposta que autoriza a castração química para condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
A proposta aprovada pelos parlamentares transforma a castração química em uma das punições a condenados por por aliciamento de menores, estupro de vulnerável e prostituição infantil, além de crimes como gravar, comprar, vender, divulgar ou simular cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes.
O procedimento de castração é realizado com medicamentos inibidores de libido a fim de privar o paciente de impulsos sexuais.
A proposta foi aprovada na câmara com 267 votos a favor, 85 contrários e 14 abstenções. Veja como votou a bancada federal do Rio Grande do Norte: