Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
BARRAGENS GOVERNO RN 222

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), realizou, nessa sexta-feira (13), uma edição do Capacita Crea Mútua. O evento, inserido no contexto do Programa Açudes+Seguros, teve como objetivo promover a capacitação de profissionais para a segurança de barragens e açudes no estado. A iniciativa, que busca fortalecer as ações de prevenção e monitoramento de reservatórios, aconteceu na Inspetoria Regional do Crea-RN, em Assú, e abordou o tema “Segurança de Barragens”.

Com o auditório completamente lotado, o evento contou com a presença de representantes de prefeituras, defesas civis municipais, comitês de bacia hidrográfica, Ufersa, engenheiros, técnicos e outros profissionais da área.

O diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney, abriu o evento destacando a parceria entre o Igarn e o Crea-RN, que deu início às primeiras ações do programa Açudes+Seguros. Ele também abordou a primeira etapa do programa, explicando que, inicialmente, é necessário realizar o cadastro dos açudes e barragens, inserindo informações básicas sobre esses reservatórios no Sistema Nacional de Segurança de Barragens. “Vamos capacitar técnicos e agentes locais, nos municípios, que atuam com esse tema, para que nos ajudem a levantar essas informações”, explicou.

O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner Costa, ressaltou as ações desenvolvidas pelo conselho e seu papel fiscalizador, visando garantir a segurança das obras e a valorização dos profissionais. Ele também enfatizou a importância do conhecimento sobre as estruturas dos mananciais para garantir sua segurança. “Como podemos oferecer segurança à sociedade se o número de açudes cadastrados é praticamente insignificante? Será necessário um processo abrangente, com capacitações e levantamentos. Sabemos que o desafio é grande, mas assumimos o compromisso de apoiar essa ação, junto ao Igarn, à sociedade e aos profissionais”, afirmou.

A programação seguiu com a apresentação, por videoconferência, de Rogério Menescal, coordenador de Regulação de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Ele abordou os avanços e perspectivas do Plano Nacional de Segurança de Barragens e a atual conjuntura nacional.

Na sequência, Matheus Aires, engenheiro civil e coordenador do Gerenciamento e Supervisão do Complexo Hidrossocial de Oiticica, junto com Sandy Oliveira, engenheira civil e coordenadora do Plano de Segurança de Oiticica, apresentaram as obras da barragem que será o segundo maior reservatório do RN, além da elaboração e implementação do Plano de Ação e Emergência (PAE). O diretor-técnico do Igarn, Procópio Lucena, também falou sobre as obras do complexo hidrossocial, que envolvem a realocação das famílias da Velha Barra de Santana.

O professor da Universidade Federal Rural do Semiárido, Luis Henrique Costa, fez uma apresentação sobre a elaboração do PAE da barragem Esguicho, localizada em Ouro Branco.
Por fim, o coordenador de Regulação do Igarn, Nelson Césio Fernandes, e os engenheiros Kaio Geovanne e Fernanda Lima discutiram práticas e métodos de análise de inspeção e caracterização física de açudes e barragens, abordando como identificar riscos e as medidas preventivas.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp