Um vídeo que circula nas redes sociais desde ontem (29) mostra uma grande quantidade de peixes mortos na Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso, um dos destinos turísticos mais procurados do litoral potiguar. O fenômeno começou no domingo, mas nesta segunda-feira (30) mais peixes apareceram na faixa de areia, já em estado de decomposição.
Ivan, barraqueiro há 10 anos na praia, relatou nunca ter presenciado algo parecido. “No domingo, a população se reuniu para retirar os peixes mortos. Ninguém conseguia permanecer na praia por causa do forte odor. Os peixes já chegam na areia em estado de decomposição”, explicou.
A situação causa preocupação entre os comerciantes locais, especialmente porque São Miguel do Gostoso se prepara para a alta movimentação de turistas durante o réveillon, um período que tradicionalmente aquece a economia local. Eles temem que o fenômeno possa afastar os visitantes e prejudicar o setor.
Ainda não há informações sobre as causas do incidente, mas o episódio já chamou a atenção de moradores e frequentadores da região.
Até esta segunda-feira (30), o IDEMA não havia sido notificado. O órgão informou que vai entrar em contato o IBAMA e prefeitura do município para investigar a situação e adotar as medidas as necessárias.