O fim de semana foi de boas chuvas para o Rio Grande do Norte, tanto na capital quanto no interior do estado. Segundo a análise pluviométrica da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN, foi registrado o acumulado de 43,4 milímetros em Natal; e 74,4 mm em Parnamirim. Já em Mossoró, os pluviômetros marcaram 13,2 mm durante o período.
Outros destaques de chuvas acumuladas durante o fim de semana no interior do estado: Santana do Seridó (59,2mm), Timbaúba dos Batistas (57,2mm), Jardim do Seridó (43,7mm), Luís Gomes (27,2mm), Lages (25,2mm). O Boletim completo das chuvas pode ser acessado no seguinte endereço: https://meteorologia.emparn.rn.gov.br/boletim/diario/9529
Segundo o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, as chuvas estão acontecendo com melhor distribuição devido às instabilidades causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conjuntamente com a instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que durante o final de semana se aproximou da região Nordeste.
“E aqui no litoral tivemos uma madrugada bastante chuvosa, causando transtornos no trânsito e com algumas áreas de inundação. E isso decorrente das atuações das chuvas, que foram incrementadas pelo sistema de brisa, trazendo uma intensidade de chuvas que variava em torno de 40 a até 70 milímetros, no caso do município de Parnamirim”, analisa Gilmar.
O meteorologista aponta ainda que as chuvas deverão continuar durante a semana, mas em menor quantidade, concentradas principalmente na região Oeste. “Nesta segunda-feira (13), nós devemos ter pancadas de chuvas em todo o estado, variando em torno de 30 a 40 milímetros na região do Alto Oeste. E durante a semana as chuvas deverão variar, aumentando novamente no próximo final de semana, principalmente na região do Seridó.”