Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
SISU UERN A BLOG

Estudantes de todo o país se preparam para concorrer às vagas nas universidades brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2025. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) já estão disponíveis para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.

As inscrições do SiSU 2025 iniciam no dia 17 de janeiro. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se prepara para receber novos estudantes nos campi de  Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Ao todo serão ofertadas 2.509 vagas em 66 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial, através do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI).

As vagas ofertadas no PSVI Sisu/Uern 2025 serão distribuídas nas seguintes categorias:

Cota Social – Contempla 50% do total de vagas disponibilizadas pela Uern. Esta cota está subdividida da seguinte forma: 60% para quem se declara Preto, Pardo ou Indígena (PPI) e que pode ter cursado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas; 40% para Estudantes de Escolas Públicas (EEP), ou seja, quem estou todo o ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas;

Cota para Pessoas com Deficiência – Reserva de  5% do total de vagas, para Pessoas com Deficiência (PcD);

Não Cotista – Direcionada a quem não às Cota Social ou Cota para Pessoas com Deficiência e disputam na Ampla Concorrência.

Se por um lado, a Uern está nos preparativos para receber os novos estudantes, por outro, milhares de estudantes estão na expectativa para concorrer a uma das vagas ofertadas pela Universidade. A estudante Geovana Bezerra, de Assú, é uma delas. Ela presente concorrer para Medicina na Uern e está na ansiedade pela nota.

“Escolhi Medicina porque é um curso que me identifico, e o motivo de querer fazer na Uern é pelas indicações de colegas que já passaram pela Uern e compartilharam sobre a qualidade da Universidade”, revela Geovana. Ela destaca que está na ansiedade e espera poder ter um resultado positivo.

A inscrição do candidato a uma das vagas ofertadas será realizada exclusivamente por meio do acesso à Plataforma do Sisu, do dia 17 de janeiro até as 23h59 do dia 21 de janeiro de 2025, observado o horário oficial de Brasília.

A convocação dos candidatos aprovados na Chamada Regular do Psvi Sisu/Uern 2025 está prevista para o dia 27 de janeiro de 2025, e a segunda chamada para o dia 13 de fevereiro de 2025.

Cadastro institucional

Os candidatos devem ficar atentos ao Cadastro Institucional. Trata-se de um vínculo provisório que o candidato deve fazer junto à Uern, constituindo-se, dessa forma, mera expectativa de direito à vaga.

O Cadastro Institucional diretamente pelo sistema próprio desenvolvido pela Uern. Para realização do Cadastro Institucional, o candidato deverá enviar todos os documentos exigidos pela categoria ou subcategoria para a qual foram convocadas/os em arquivos .pdf separados. Aquele que não enviar toda a documentação exigida, nas datas e nos horários estabelecidos pela Uern, será eliminado e perderá o direito à vaga, além de não poder constar em eventual Lista de Espera do Psvi Sisu/Uern 2025. A condição de ter sido aluna/o da Uern não dispensa o candidato de enviar toda a documentação exigida para sua categoria ou subcategoria.

O Cadastro Institucional referente à chamada regular está previsto para ocorrer entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro de 2025, e o da Segunda Chamada entre os dias 14 e 20 de fevereiro de 2025.

Novidades para o Sisu 2025

A Uern terá novidades no  Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI 2025) deste ano. Uma das novidades é com relação à classificação de estudantes que concorrem no sistema de cotas – Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)Pessoa com Deficiência (PcD) e Estudantes de Escolas Públicas (EEP).

A partir de agora, candidatos cotistas serão classificados inicialmente dentro da categoria Não Cotista, caso a pontuação seja suficiente para serem aprovados, assumem vaga nesta categoria. Caso a pontuação não seja suficiente, serão classificados dentro da categoria na qual se inscreveram.

Outra novidade é a suspensão do Argumento de Inclusão Regional, por determinação do Ministério da Educação (MEC), em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu que as bonificações regionais não devem ser computadas no SiSU 2025. Com isso, candidatos da Ampla Concorrência, que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas do RN não terão direito ao bônus aplicado à nota do Enem.

A Universidade adotará um novo sistema para o envio da documentação. Após a aprovação do Sisu, os candidatos poderão enviar sua documentação para o Cadastro Institucional diretamente pelo sistema próprio desenvolvido pela Uern.

Além disso, a cada convocação de aprovados serão divulgados o cronograma de atividades correlacionadas, como datas para cadastro institucional e datas da banca de heteroidentificação e das juntas multiprofissionais. Após a conclusão das atividades de cada chamada, será divulgada uma lista de aptidão para matrícula contendo a situação de cada candidato convocado. Isso possibilitará maior transparência ao processo.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp