A tradicional roda de samba “Segunda de Vagabundo”, realizada sempre às segundas-feiras, nas Rocas, zona Leste de Natal, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Natal. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (17).
“Fica reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial para o município de Natal a ‘Segunda de Vagabundo’, evento localizado na rua Pereira Simões com a Rua das Donzelas, Rocas”, destaca o documento. O texto considera ainda que a lei valoriza “as identidades e do pluralismo cultural do samba no universo dos compositores e musicistas potiguares”.
A legislação também considera a universalização da composição potiguar no acesso À cultura e às formas de fomento, participação da sociedade, valorização de espaços de divulgação da música potiguar, valorização da participação dos compositores, artistas e músicos potiguares nas diversas áreas da produção artística e econômica do samba.
Além disso, estimula o acesso à produção, ao registro e à difusão das composição e improvisos dos gêneros musicais do samba pelos artistas da terra e ainda autoriza o Poder Público a celebrar convênios com entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao lazer, com a finalidade de assegurar a história e de fomentar o conhecimento do samba.