O interior do Rio Grande do Norte registrou muitas chuvas entre o sábado (18) e o domingo (19), de acordo com dados da Emparn. Os maiores registros foram na região Oeste do estado. Em Coronel João Pessoa, o volume anotado foi de 134,6 milímetros.
Ainda na mesma região, segundo a Emparn, Pendências acumulou 128,8 milímetros. Em Campo Grande, o volume acumulado foi de 78,7 mm; em Caraúbas, 61,6 mm; em Patu, 41,6 mm.
A região Central Potiguar também teve registros significativos. Em Timbaúba dos Batistas, o volume anotado foi de 63 milímetros. Em Jardim do Seridó, choveu 41,3 mm; em Fernando Pedroza, 39 mm; Santana do Seridó, 33,6 mm.
No Leste Potiguar, o maior volume foi registrado em Macaíba, com 24,4 milímetros. Em Natal, a Emparn anotou apenas 6,3 mm. No Agreste do estado, a empresa só registrou chuva em Boa Saúde, com 5,8 mm.
Programa Bancos de Sementes
Em uma rede social, a governadora Fátima Bezerra celebrou as chuvas e destacou o lançamento do programa Bancos de Sementes. “Olha que riqueza! Registro de boas chuvas no Oeste e no Vale do Açu. Justamente quando lançamos também o Programa Banco de Sementes nesta região. As sementes chegando e a chuva também! Chuva é fartura, colheita e prosperidade! Que sigamos com um ano de boas chuvas por todo o RN”, escreveu.
A ação, lançada na última sexta-feira (17), deve atender 163 municípios e beneficiar mais de 64 mil agricultores familiares, que receberão os insumos gratuitamente para o início imediato do plantio. A distribuição será feita pelos escritórios regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que utilizam um banco de dados com o cadastro dos participantes.
Segundo o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha, está prevista para 2025 a distribuição de mais de 650 toneladas de sementes, sendo: 215 toneladas de feijão, 238 toneladas de milho e 198 toneladas de sorgo.