Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
SUCATA PM BLOG

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã de quinta-feira (23), mais uma fase da “Operação Sucata”. A ação teve como objetivo fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem, visando reprimir a receptação de materiais de origem ilícita. Durante as diligências, um homem de 51 anos foi preso em flagrante pela suspeita da prática do crime de receptação qualificada.

Nesta fase da operação, quatro estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois em Natal e os outros em Macaíba. Em uma das empresas de material reciclado, localizada em Macaíba, fios de cobre e cabos de telecomunicações foram identificados e recolhidos por equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern). O proprietário desse estabelecimento foi detido em um outro ponto comercial, situado no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. No local, também foram encontrados cabos de fibra óptica e outros materiais sem comprovação fiscal.

Durante a operação, todos os estabelecimentos fiscalizados apresentavam irregularidades e foram notificados pelo Corpo de Bombeiros para que realizem as adequações necessárias. Além da repressão a crimes relacionados à receptação, a Operação Sucata também possui um caráter preventivo e educativo, orientando os empresários do setor a não adquirirem ou comercializarem materiais de procedência duvidosa.

Além disso, a Policia Civil ressalta a necessidade da realização do cadastramento dos estabelecimentos de reciclagem instaurado pelo Governo Estadual em dezembro de 2024. Para realizar o cadastro os empresários devem comparecer a DPGRAN para requerer o cadastramento portando o contrato social, cópias do RG e CPF do representante legal.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, após autuação, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Natal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (SEMUR) de Parnamirim, além das empresas de telefonia Oi, Vivo, Claro, Tim e V.tal. Também participaram a Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), delegacias distritais de Natal e municipais da Grande Natal, por meio da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS).

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp