Ipueira, um dos menores municípios do Rio Grande do Norte com uma população de 2.035 habitantes (IBGE, 2022), está situado no coração do Seridó e vem se destacando nos últimos anos no campo da economia criativa.
A cidade aderiu ao programa Inova, do Sebrae, com foco no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento do artesanato local. Além das tradicionais produções em madeira e couro, o bordado de Ipueira se destaca, e o município é um dos 12 que integram a Indicação Geográfica do Bordado de Caicó, selo de procedência reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
José Rangel, consultor do Sebrae, explica que esse processo de formalização e capacitação é fruto de um trabalho contínuo de quatro anos que beneficia diretamente pequenos produtores, microempreendedores e artesãos locais. O Inova é uma parceria entre o Sebrae e os municípios do Seridó, com o objetivo de oferecer consultorias especializadas aos empreendedores da região.
Na última quinta-feira (30), foi realizada a solenidade de encerramento das consultorias para bordadeiras, que teve duração de 90 dias. Rangel destacou a importância do bordado no Seridó, posicionando Ipueira como um dos principais polos dessa arte: “O Bordado de Caicó é reconhecido nacionalmente e, agora, Ipueira também pode utilizar o selo de procedência, o que coloca a cidade em um patamar diferenciado”, afirmou.
A Prefeitura de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, realizará o Carnaval da Melhor Idade em 2025!
A folia acontece no dia 22 de fevereiro, na Estação Jardim, e será exclusiva para os integrantes do Clube de Idosos São Judas Tadeu.
A programação contará com batucada ao vivo, muita animação e com a Escolha do Rei e Rainha do Carnaval da Terceira Idade. A folia vai Rolar!
A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 37 anos, suspeito de homicídio doloso qualificado. A prisão foi realizada pela 12ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Gonçalo do Amarante, na manhã desta sexta-feira (31).
O crime ocorreu no dia 7 deste mês, em uma oficina localizada no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, após uma discussão com o suspeito, Carlos Magnos de Souza, de 38 anos, foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo.
Durante o interrogatório, o preso confessou o crime. Ele alegou que, após ser ofendido com xingamentos durante a discussão, ficou transtornado, perdeu o controle e atirou na vítima. O crime foi registrado por uma câmera de segurança instalada em um prédio nas proximidades da oficina.
A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou, nesta sexta-feira (31), a bandeira verde para fevereiro. Isso significa que a conta de luz vai continuar sem taxa extra no próximo mês.
Depois das taxas adicionais de setembro a novembro, a Aneel acionou a bandeira verde em dezembro e janeiro por causa do alto volume de chuvas e a perspectiva de recuperação dos reservatórios.
O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.
Por isso, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz.
Nas redes sociais, o Administrador Diocesano, Padre Edson Medeiros de Araújo, destacou que a Catedral recebeu um dos tijolos da porta santa da basílica de São Pedro. É um gesto de comunhão entre a Igreja Diocesana e o Papa Francisco.
“Recebendo das mãos de Monsenhor Flávio José de Medeiros Filho, membro efetivo do cabido de São Pedro. Direto do Vaticano para a nossa Catedral de Sant’Ana de Caicó. O Seridó em comunhão com o Papa Francisco e a Igreja Universal. Obrigado, Flavinho”, disse o Padre Edson Medeiros.
A Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5,7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano).
É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini.