Dia: 5/02/2025

Banner Programa Sidney Silva
HERDEIROS DD blog

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal) e da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) do Rio Grande do Sul (PCRS) cumpriram, nesta quarta-feira (05), dois mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária contra um homem de 44 anos, suspeito de estelionato e associação criminosa. As diligências foram realizadas no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal.

A investigação aponta que o suspeito, corretor de imóveis, já estava sob os radares da DEFD/Natal no âmbito da Operação “Falsus Heres”. Segundo as apurações, ele teria se deslocado até o estado do Rio Grande do Sul para aplicar o mesmo golpe fraudulento em outra região. O esquema criminoso envolvia a utilização de dados de pessoas falecidas para criar falsos herdeiros.

De acordo com as investigações, o grupo fraudulento contava com a colaboração de advogados e tabeliães que obtinham informações sobre contas bancárias de indivíduos falecidos e sem movimentação recente. A partir desses dados, eram falsificadas escrituras de inventário e procurações públicas, nas quais “laranjas” eram indicadas como herdeiros únicos. Essa artimanha permitia o saque dos valores depositados nas contas das vítimas, causando prejuízos milionários.

Nas fases anteriores da operação, fraudes semelhantes foram identificadas em diversos estados, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal. Nesta terceira etapa, um golpe registrado na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, evidenciou um prejuízo estimado em R$ 7 milhões para os herdeiros de uma idosa falecida.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
REGIONAL SAÚDE blog

Os médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, ameaçam paralisar os atendimentos a partir de 6 de fevereiro devido aos atrasos salariais. A categoria reivindica do Governo do Estado o pagamento dos vencimentos de setembro e outubro de 2024, que deveriam ter sido quitados conforme um acordo firmado com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, os profissionais já deveriam estar recebendo os salários de novembro, mas sequer receberam os de setembro. “Infelizmente, esses atrasos têm sido recorrentes. Pelo acordo, os valores deveriam ser pagos em até 90 dias, mas chegamos em fevereiro e nada foi resolvido”, afirmou.

Em assembleia, os médicos decidiram que a paralisação será evitada caso o pagamento de setembro seja efetuado até 10 de fevereiro e o de outubro até 26 de fevereiro. No entanto, a Sesap propôs outra solução: quitar setembro até 10 de fevereiro e outubro apenas em 10 de março. A categoria considerou a proposta inviável e aguarda uma nova resposta do governo até esta quarta-feira (5), quando uma nova reunião definirá os próximos passos.

Caso o prazo para o pagamento de outubro não seja garantido até 26 de fevereiro, a paralisação dos atendimentos em UTIs será mantida. A categoria reforça que a situação afeta diretamente o funcionamento dos hospitais e pode comprometer o atendimento de pacientes em estado grave.

Leia mais

VIGGO BANNER
cats

Em mais um desdobramento da Operação Plata, deflagrada em fevereiro de 2023, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de uma mulher envolvida no esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). Laiza Andrade Silva Alves foi condenada a seis anos de reclusão e 20 dias-multa pelo crime.

A denúncia oferecida pelo MPRN apontava que Laiza Alves adquiriu um imóvel com o objetivo de ocultar a origem de bens e valores provenientes de crimes praticados por Geraldo dos Santos Filho, conhecido como Pastor Júnior, e Valdeci Alves dos Santos.

As investigações tiveram início em 2019, a partir de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que apurava supostos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro praticados em Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte.

Condenações anteriores

Leia mais

FCST
FIERN ENERGIA BLOG

A morosidade no licenciamento ambiental tem sido um entrave para a implantação de novos parques de energia renovável no Rio Grande do Norte.

Segundo Roberto Serquiz, presidente da FIERN, é preciso dar celeridade ao processo de atualização da Lei Ambiental, regida pela Resolução 272/2004 para melhorar o ambiente de negócios e garantir novos investimentos no estado. Os setores mais impactados são o de petróleo e o de energias renováveis, ambos essenciais para o desenvolvimento econômico potiguar.

Diante desse cenário, a Casa dos Ventos, maior desenvolvedora de projetos de energias renováveis do Brasil, buscou a FIERN para discutir soluções que possam destravar novos investimentos no setor em quatro municípios do RN. O gerente de Desenvolvimento Fundiário da Casa dos Ventos, Daniel Monteiro, reuniu-se com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, na Casa da Indústria, nesta segunda-feira (03).

A empresa pretende investir R$19 bilhões na implantação de projetos de energia eólica nas cidades de Acari, Currais Novos, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, mas enfrenta dificuldades no processo de licenciamento que, inicialmente seria feito pelo Ibama, que cedeu ao órgão estadual, o Idema. O projeto total também prevê investimentos também na Paraíba, nos municípios de Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira e Pedra Lavada.

Leia mais

Pesquisar