Categorias
Pesquisar
BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
MUNDIAL DA SAÚDE 750

Em 2025, o tema escolhido para celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, foi o cuidado perinatal. O tema “Começos Saudáveis, Futuros Esperançosos” vem lembrar a importância da saúde materno infantil dentro das atuações do Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, gestantes e bebês contam com referências importantes no atendimento materno-infantil, sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O Hospital Parteira Maria Correia, em Mossoró, conhecido como Hospital da Mulher, oferece uma estrutura moderna e equipada, com 168 leitos e equipes multidisciplinares para garantir o pré-natal adequado, partos seguros e atendimento neonatal qualificado. A unidade dispõe de leitos para gestantes de alto risco, UTI adulto e neonatal, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, consolidando-se como referência no atendimento humanizado para mais de 60 municípios da região Oeste, beneficiando quase um milhão de habitantes da região Oeste do estado.

O Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), em Natal, é a principal maternidade estadual para gestantes de alto risco. A unidade atende moradores da zona Norte da capital, da Grande Natal e do interior do estado, oferecendo alojamento conjunto para mães e bebês, leitos de UTI adulto e neonatal, além de serviços como o Banco de Leite Humano, o Programa Mãe-Canguru e o Grupo de Apoio ao Bebê Especial (GABE), voltado para crianças com condições congênitas, como a Síndrome de Down.

Na unidade, as mães e os bebês contam com alojamentos conjuntos de pediatria e neonatologia, leitos e UTI Adulto e Neonatal, além do Banco de Leite Humano. As crianças têm lugar especial desde o nascimento, no ambulatório de neonatologia, no Programa Mãe-Canguru e no Grupo de Apoio ao Bebê Especial (GABE), para crianças que nascem com problemas congênitos, como os portadores de Síndrome de Down.

A região Seridó conta, no Hospital Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, com uma  maternidade de referência na região, onde uma infraestrutura moderna, equipe capacitada e um ambiente acolhedor oferecem segurança e conforto às mães e bebês durante a gestação, parto e pós-parto.

As equipes multiprofissionais dessas unidades atuam na identificação precoce de fatores de risco, redução da morbimortalidade infantil e incentivo ao aleitamento materno e ao Método Canguru, reforçando o compromisso com a assistência materno-infantil de qualidade.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, em 2021 o Brasil registrou 110 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, índices semelhantes aos da década de 1980. A meta global, estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é reduzir essa taxa para 70 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos até 2030. 

Criado após a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde passou a ser oficialmente comemorado em 1950. A cada ano, a campanha destaca um tema prioritário para a saúde pública, com objetivo de promover ações de conscientização e acesso a serviços essenciais para a população.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube